Glauco Diniz Duarte – sao paulo energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia elétrica em São Paulo está cada vez mais cara. As principais distribuidoras de energia no estado a CPFL, Eletropaulo e Elektro tiverem o preço da sua energia aumentado em mais de 30% somente em 2015. Além do aumento da conta de Luz, o estado de São Paulo está enfrentando outro problema: A falta de água. Com a falta de chuva os reservatórios estão todos nos seus menores níveis históricos e isso faz com que a conta de Luz fique ainda mais cara devido as Bandeiras tarifárias. Hoje a bandeira vermelha está adicionando R$55,00 para cada 1000kWh consumidos e pode chegar até a R$ 100,00!
Se tirarmos os impostos da conta de Luz, a Bandeira Vermelha da conta mostrada baixo representa 10% de aumento.
Com os aumentos da conta de Luz e as bandeiras tarifárias a energia solar se tornou a melhor opção para reduzir os gastos com energia elétrica em São Paulo. Hoje é possível instalar um painel solar no telhado de uma casa ou empresa e produzir a própria energia elétrica com a luz do Sol.
Atlas de Energia Solar do Estado de São Paulo
O Governo do Estado fez um bom trabalho ao mapear o recurso de energia solar no estado todo. A figura abaixo mostra a média de incidência solar por município em kWh/m²dia. Em comparação com a Europa, a região de Registro, que apresenta o índice mais baixo no estado, ainda é maior que o melhor lugar na Alemanha! (A Alemanha possui sozinha 1000 vezes mais e
nergia solar fotovoltaica que o Brasil todo).
Mesmo na cidade de São Paulo, onde existe muita poluição, o potencial solar ainda é ótimo. Ou seja, a energia solar é com certeza uma das melhores formas de baixar a conta de luz para indústrias e empresas que estejam na cidade de São Paulo e que possuam uma área que receba bastante sol durante o dia.
Hoje já existe regulamentação da ANEEL RN 482/12 que permite casas e empresas fazerem a “troca de energia com a rede elétrica” e gerarem créditos de energia solar para abater do consumo durante a noite ou em dias chuvosos onde a produção de energia solar não é tão alta.
Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica Conectada à Rede Elétrica em São Paulo – SP
Veja abaixo como funciona o sistema de energia solar conectado à rede elétrica de sua casa ou empresa e como você reduz o seu consumo e gera créditos de energia renovável:
Obs: embora o sistema acima mostre como funciona a energia solar residencial, o conceito é idêntico para uma empresa ou indústria. O que muda é basicamente a quantidade de placas solares e o tamanho do inversor solar grid tie
-
O Painel Solar produz energia elétrica em corrente continua com a Luz do Sol.
-
O Inversor Solar converte a energia solar em corrente alternada.
-
A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa através do quadro de Luz.
-
Energia Solar é consumida por utensílios e equipamentos elétricos que estejam conectados na tomada.
-
O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos de energia para serem usados a noite ou em dias chuvosos onde a produção de energia solar não é tão alta!