Glauco Diniz Duarte – que sao energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os dois tipos de energia solar são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. A energia solar fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a energia solar térmica (também conhecida como “Aquecedor solar”) utiliza o calor do sol para aquecer líquidos (como a água).
-
1 Energia solar fotovoltaica
-
2 Energia solar térmica (Aquecedor Solar)
-
3 Outros tipos de energia
-
3.1 Energia Eólica
-
3.1.1 Tipos de energia: Eixo Horizontal
-
3.1.2 Tipos de energia: Eixo vertical
-
3.2 Tipos de energia: Energia Hidrelétrica
-
3.2.1 Usinas hidrelétricas “a fio d’água”
-
3.2.2 Usinas hidrelétricas “de Acumulação”
-
3.3 Tipos de energia: Energia geotérmica
-
3.3.1 Centrais térmicas a vapor seco
-
3.3.2 Centrais térmicas de vapor instantâneo
-
3.4 Energia Nuclear
-
4 Tipos de energia no Brasil
Energia solar fotovoltaica
A tecnologia fotovoltaica (FV) converte diretamente os raios solares em eletricidade. O constante avanço desta tecnologia está proporcionando o aumento da capacidade de fornecimento de energia elétrica no mundo todo, permitindo que a energia solar fotovoltaica seja uma opção viável, de baixo custo e com manutenção mínima.
Os Painéis Solares, normalmente, possuem uma aparência azulada ou preta e são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos. Os painéis solares fotovoltaicos são utilizados em casas, comércios ou indústrias principalmente para gerar eletricidade e reduzir a conta de luz.
Se você quer reduzir a sua conta de luz produzindo energia elétrica com a luz do sol você esta no lugar certo! O Portal Solar é o maior 1° e maior portal do setor, basicamente um guia para você aprender a comprar este tipo de solução para sua casa, empresa ou indústria SEM SE ARREPENDER.
Energia solar térmica (Aquecedor Solar)
Outro tipo de energia solar é a energia solar térmica que usa o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, geralmente água. Sistemas solares térmicos usam coletores (também conhecidos como placas) ou tubos a vácuo para captar o calor do sol e transferir o calor para um líquido (água).
A energia solar térmica é normalmente usada para produzir água quente para banho ou processos industriais. Em dias chuvosos, provavelmente, não haverá sol suficiente para gerar toda a água quente que você precisa, portanto os aquecedores solares possuem também ou uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água. De qualquer forma, são extremamente eficientes e reduzem em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.
Energia térmica ou fotovoltaica? Qual escolher?
Existem diversos aspectos a serem avaliados na hora de escolher a melhor opção para o seu imóvel, entre a energia solar térmica ou a fotovoltaica. Sendo assim, uma delas capta a luz solar para aquecer fluidos, enquanto a outra converte a luz do sol em energia elétrica, respectivamente.
Portanto, a diferença entre as duas é facilmente identificada: a energia térmica oferece o aquecimento solar para o seu imóvel e a energia fotovoltaica gera eletricidade. Ou seja, a energia térmica pode ser utilizada em alguns pontos de sua residência, ou estabelecimento, e a energia solar atua em todo o funcionamento através do seu sistema fotovoltaico.
Desta forma, é válido considerar os custos para aquisição e analisar o investimento de seu projeto a longo prazo, já que o sistema de energia solar fotovoltaica possui uma vida útil de até 25 anos. Por ser uma opção mais cara, é preciso colocar suas vantagens e desvantagens na balança:
Vantagens
Energia Solar térmica:
-
Instalação fácil e rápida;
-
Possui o auxílio do gás natural como forma de consumo menos poluente;
-
Pode ser utilizada em usinas térmicas de diversas formas como: bagaço de cana-de- açúcar e casca de cereais;
Energia Solar fotovoltaica:
-
É um recurso totalmente renovável;
-
Não polui o meio ambiente;
-
Possui manutenção mínima;
Desvantagens
Energia Solar térmica:
-
Queima de derivados de petróleo;
-
Impacta no aquecimento de água dos rios;
-
Gasto elevado com a compra de combustíveis fósseis.
Energia Solar fotovoltaica:
-
Alto custo de aquisição;
-
Não pode ser aproveitada durante a noite;
-
Falta de incentivos governamentais no Brasil.