Glauco Diniz Duarte – como e feita placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a exploração intensa de reservas naturais vem causando diversos e preocupantes impactos ambientais. Devido a isso, diversas empresas buscam formas alternativas de energia que não causem agressões a natureza, como o uso da luz do sol!
A energia solar é uma fonte inesgotável e gratuita, podendo ser utilizada em qualquer lugar do planeta. Além disso, não há a emissão de gases poluentes durante o seu uso.
A transformação da energia do sol em outros tipos só é possível devido aos módulos fotovoltaicos. Deseja entender como funciona essa tecnologia? Então continue acompanhando!
O que são módulos fotovoltaicos?
Eles são mecanismos que transformam a energia solar em energia elétrica. Essa transformação ocorre de forma simples, sem gerar resíduos e sem a necessidade de manutenção constante.
A eficiência dos painéis solares fotovoltaicos varia tipicamente entre 16% e 20% e, apesar do valor investido inicialmente, o retorno é garantido. Possuem diferentes dimensões e potências, dependendo do uso e tecnologia empregada.
Existem três tipos básicos de módulos fotovoltaicos sendo comercializados:
-
Monocristalinos: são mais eficientes e feitos com células monocristalinas de silício. O silício utilizado deve ser de elevada pureza, envolvendo um processo complexo para sua fabricação.
-
Policristalinos: possuem eficiências menores se comparados aos monocristalinos. As células são formadas por diversos cristais.
-
Filme fino: neste tipo de módulo fotovoltaico, o material é depositado diretamente sobre a superfície que irá formar o painel – podendo ser metal ou vidro. São flexíveis, porém menos eficientes que os primeiros.