Glauco Diniz Duarte – porque a energia renovavel é importante
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, atualmente, a maioria dos países (incluindo o Brasil) depende dos combustíveis fósseis, em diferentes porcentagens, para geração de energia. No entanto, esses combustíveis não são renováveis, isto é, utilizam recursos finitos. Em contraste, os muitos tipos de recursos de energia renovável – como a energia eólica e solar – são constantemente reabastecidos e nunca se esgotam. Nesse texto, vamos mostrar a importância da energia renovável.
O que é energia renovável?
Podemos definir como energia renovável aquela energia que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, virtualmente inesgotáveis; ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.
Tipos de Energias Renováveis
-
Energia eólica: a energia obtida do vento
-
Energia solar: a energia obtida do sol. As principais tecnologias aqui são solar fotovoltaica (usando a luz do sol) e solar térmica (usando o calor do sol).
-
Energia hidráulica ou hidroelétrica: energia obtida de rios e outras correntes de água doce.
-
Biomassa e biogás: energia extraída de material orgânico.
-
Energia geotérmica: energia térmica de dentro da Terra.
-
Energia maremotriz: energia obtida das marés.
-
Energia do hidrogênio: energia obtida da combinação do hidrogênio com o oxigênio, produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade.