Glauco Diniz Duarte – o’que é energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, necessitamos de energia para a manutenção e o desenvolvimento de nossa sociedade, mas sabemos que a geração e o uso de energia podem afetar de forma negativa o nosso meio ambiente e por isso mesmo, precisamos de alternativas, como as fontes de energia renovável para ajudar a preservar o nosso planeta. Você sabe o que é energia renovável?
É sobre esse tipo de energia que vamos falar aqui nesse artigo, partindo do que ela é e o seu significado, os tipos de fontes de energia renováveis que temos disponíveis, as vantagens do seu uso e o cenário da energia renovável no Brasil.
O que é energia renovável?
Ao falar sobre o que é energia renovável, saiba que é considerada como energia renovável toda aquela que é proveniente de fontes naturais que não se esgotam, ou que são naturalmente renovadas. Não é todo tipo de fonte de energia natural, já que os combustíveis fósseis, como o próprio petróleo, existem em quantidade finita na natureza.
A energia renovável é aquela extraída de fontes como a luz solar, os ventos e o movimento das marés, porque elas nunca se esgotam e estarão sempre disponíveis para o uso. A exploração desse tipo de energia pode ser a resposta para muitos de nossos problemas ambientais da atualidade.
Vamos então saber quais são as principais fontes desse tipo de energia?
Tipos de energia renovável
Quais são os recursos naturais que nos permitem extrair energia para o uso de nossa sociedade, para abastecer residências, comércio e indústria e que são também renováveis? Veja a seguir alguns deles.
Energia solar
A energia solar é uma das mais abundantes e a mais promissora energia renovável disponível em nosso planeta. E é por isso mesmo que as tecnologias que permitem a captação e conversão da energia dos raios solares em energia elétrica são as que recebem maiores investimentos, pelo seu potencial de geração de energia limpa.
A forma mais comum de captação e geração de energia solar é a utilização de placas ou painéis solares em sistemas de energia solar fotovoltaicos.
Energia eólica
Dentro do assunto o que é energia renovável, a geração de energia elétrica a partir da captação da energia produzida com o vento, ou energia eólica, também é outra forma de energia renovável abundante e promissora, que gera ainda menos emissão de CO2 na atmosfera do que a energia solar.
O que é energia renovável? Conheça a energia dos oceanos
As ondas e as marés também podem gerar energia. Porém, são necessárias condições específicas para serem captadas, além de maiores investimentos do que são necessários para a energia solar e a eólica.
Hidrelétrica
As usinas hidrelétricas utilizam a força das águas dos rios para gerar energia elétrica, mas para que existam e funcionem, acabam causando um grande impacto no meio ambiente no local onde são criadas.
Energia geotérmica
Até mesmo o calor proveniente do centro da Terra, ou energia geotérmica, pode ser utilizado na geração de energia elétrica. É um tipo de energia renovável que necessita de certas condições geológicas nas regiões onde ela pode ser gerada e pode também ter impactos ambientais decorrentes de sua extração.
Bioenergia
Restos de plantas e animais, além de resíduos agrícolas e orgânicos, podem ser utilizados na fabricação de combustíveis, como o etanol, o biodiesel e o biogás.
Como você pode notar, nem toda forma de energia renovável é totalmente viável em todas as regiões, além de nem sempre significar uma vantagem ecológica.
Entre todas elas, a energia solar é, de longe, a mais viável e promissora, tanto na facilidade e custo de extração, quanto no que se refere às suas vantagens ambientais.
Energia renovável no Brasil e no mundo
O mundo todo atualmente se empenha na redução da emissão de gases poluentes na nossa atmosfera, que são causadores do efeito estufa e outras alterações climáticas, que colocam em risco a saúde e a sobrevivência de todas as espécies no nosso planeta, principalmente no que se refere às gerações futuras.
E é por isso que existe a preocupação sempre crescente em ampliar o uso de energia renovável e limpa, no lugar daquelas que são as principais causas desses problemas.
A própria ONU – Organização das Nações Unidas – vem se mobilizando por meio de sua Agenda 2030, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável das nações, sendo o problema energético o que precisa de medidas mais urgentes.
No ano de 2008, quase 20% de toda a energia gerada no planeta já vinha de fontes renováveis. No Brasil, mais de 80% da energia elétrica utilizada em 2016 já veio de fontes renováveis, principalmente a energia hidrelétrica, que ainda não é a ideal em se falando de meio ambiente.
Mas o Brasil, apesar de ainda estar muito dependente da energia hidrelétrica, é também o país com maior potencial de geração de energia solar do mundo. A boa notícia é que todo esse potencial está sendo cada vez mais utilizado, com o uso crescente de sistemas solares fotovoltaicos.
A importância do uso de energia renovável
Você agora já sabe o que é energia renovável e provavelmente também já sabe de sua importância. O uso de energia renovável é mais barato e não se esgota, por isso, é fundamental o seu desenvolvimento, para que não tenhamos uma crise energética em pouco tempo.
Além disso, o aumento do uso desse tipo de energia tem relação direta com a redução do nível de gases poluentes em nossa atmosfera, redução essencial para a manutenção da vida em nosso planeta.
Infelizmente, ainda temos muito a percorrer neste caminho. Veja as fontes mais utilizadas no mundo para a geração de energia em 2018:
-
Carvão – 38%
-
Gás – 23%
-
Hídrica – 16%
-
Nuclear – 10%
-
Eólica – 5%
-
Bioenergia e petróleo – 3%
-
Solar – 2%