Glauco Diniz Duarte – o q é energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muito tem se falado sobre a importância das fontes de Energia Renováveis para a melhoria da qualidade de vida.
Mas quais são os seus reais benefícios?
Com a evidência do desequilíbrio entre desenvolvimento econômico e meio ambiente em que a Terra se encontra atualmente, fica cada vez mais importante a discussão entre as fontes renováveis e não renováveis de energia.
Por esse motivo, muitos esforços têm acontecido para promover a adoção de Energias Renováveis na matriz energética dos países do globo.
Seja através de fotos que retratam o antes e depois da natureza, problemas de saúde e doenças nunca antes vistas, além do calor, que é cada dia maior, (como apontam estudos da ONU e IPCC) a realidade está aí, quer queiramos enxergar ou não.
A forma atual como geramos energia e lidamos com os resíduos que ela produz é insuficiente para à manutenção dos ciclos naturais do planeta e para mantê-lo preparado para receber as gerações que estão por vir.
Para melhor visualizarmos esta ideia, imagine a quantidade de recursos e a situação ambiental que deixaremos para nossos filhos, netos e bisnetos caso continuemos no ritmo atual.
O famoso vídeo de Severn Suzuki, gravado durante conferência da Rio ECO 92, retrata de forma alarmante essa realidade em que vivemos.
Embora o cenário brasileiro seja privilegiado neste ponto, já que a sua matriz energética é composta principalmente por fontes não poluentes, grande parte do mundo é altamente dependente de fontes não renováveis e potencialmente poluidoras – como o petróleo, carvão mineral, gás natural, entre outros – para obter a energia necessária para manter o modelo econômico e social escolhido por grande parte das pessoas.
O grande vilão nessa história de poluição é o dióxido de carbono (CO2), além de outros gases liberados que também colaboram para o chamado efeito estufa. O rápido vídeo abaixo explica como isso acontece:
Além de contribuir para a poluição, algumas fontes de energia utilizadas hoje são de difícil acesso, como o petróleo, carvão, urânio, entre outros.
Essas fontes produzem energia, mas geram degradação ambiental e também muitos riscos em seu processo de transformação.
Quem nunca ouviu falar da Usina de Chernobyl, por exemplo?
Entretanto, não podemos simplesmente parar de obtê-la: a energia é o alimento para todas as máquinas em nosso planeta, que nos mantém vivos e nos possibilita avanço tecnológico e social.
O que se faz necessária, então, é uma mudança na forma com que transformamos a energia encontrada em nossos recursos naturais, para que assim possamos viver de forma mais harmônica com nosso planeta.
Por todos esses motivos, estamos presenciando cada vez mais a inserção das fontes de energia renováveis em nosso dia-a-dia como uma grande solução e aposta da humanidade, capaz de revolucionar e reduzir drasticamente o efeito estufa que enfrentamos.
Mas o que são as fontes de energia renováveis?
Chamamos de energias renováveis toda energia proveniente de uma fonte que se renova naturalmente de forma cíclica, em escala de tempo humana.
Se formos pensar em uma escala de produção menor, o próprio calor das suas mãos e a energia gerada do processo de pedalar uma bicicleta podem ser consideradas formas de energia renovável.
As principais vantagens das energias renováveis sob as energias não renováveis são a disponibilidade e acessibilidade, por serem abundantes e inesgotáveis, e o fato de serem fontes muito menos poluidoras que as energias tradicionalmente utilizadas.
O grande avanço observado em termos de sustentabilidade ambiental é a possibilidade de utilização de recursos naturais de fácil acesso, sem a necessidade direta de um processo que libere gases poluentes para a transformação da energia – diferente do caso de combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás natural, por exemplo.
Chamamos a energia gerada por essas fontes renováveis de energia limpa.
Para utilizar estas fontes, somos dependentes de tecnologias capazes de transformá-las em energia elétrica ou outra forma de energia utilizável por nós. O que hoje acontece é que alguns países concentram centros tecnológicos e zonas de pesquisa que detém invenções de equipamentos capazes de realizar este processo.
Em geral, são países ricos como os Estados Unidos, e por isso tanto se fala e promove a necessidade de transferência de tecnologia e cooperação mundial para que todos possam usufruir do que está sendo conquistado por nós, como humanidade, indiferente do limite territorial em que nos encontramos.
Tipos de Fontes de Energia Renováveis e sua Utilização
As fontes de energia renováveis mais utilizadas são as águas dos rios e oceanos, ventos, luz do Sol, biomassa, ondas e marés e o calor proveniente da terra.
Todas estão disponíveis a nós de forma abundante, acessível e gratuita no planeta.
Energia Solar
Trata-se do recurso natural mais abundante e com maior disponibilidade em todo o planeta; a luz do sol. Um painel solar, por exemplo, possui grande eficiência energética.
Fonte de energia e calor indispensáveis a vida na terra, a luz solar também permite a geração de energia elétrica através de dois tipos diferentes de tecnologia: a fotovoltaica e a heliotérmica.
-
Energia Solar Fotovoltaica: é a transformação da radiação solar diretamente em energia elétrica solar por meio das células fotovoltaicas que compõem as placas solares expostas sob a luz do sol. Essa tecnologia, além de ser utilizada em grandes projetos de usinas solares, hoje já se espalha por milhões de lares e comércios pelo mundo por meio dos chamados sistemas fotovoltaicos conectados à rede que integram a geração distribuída de energia e permitem aos consumidores economizarem até 95% na conta de energia.
Você pode descobrir agora mesmo a sua economia com energia solar através do simulador on-line exclusivo da Blue Sol pelo botão abaixo:
-
Energia Solar Heliotérmica ou Energia Solar Térmica Concentrada: Essa tecnologia, restrita ao segmento de geração centralizada devido ao tamanho do projeto demandando, utiliza um grande número de espelhos coletores que refletem, de forma concentrada, a luz do sol a um ponto específico de uma grande torre central, aquecendo a altas temperaturas materiais específicos que com sua expansão ou vaporização, movimentam turbinas que geram a energia elétrica.