
Glauco Diniz Duarte – qual a diferença entre painel solar monocristalino e policristalino
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma das coisas que pode diferenciar no seu orçamento do projeto Fotovoltaico é a tecnologia dos módulos que são produzidos com silício monocristalino e com silício policristalino. A maioria dos módulos que existem hoje são baseadas em moléculas de silício, quanto mais pura a molécula, melhor a será a conversão de luz solar em energia elétrica.
Veja as duas principais tecnologias utilizadas hoje:
Módulos Monocristalinos
Essa tecnologia é a mais antiga e possui a eficiência mais alta dentre as tecnologias comercialmente viáveis atualmente. Comercialmente falando, a eficiência dos painéis é em média entre 15% e 22%.
Os módulos de silício monocristalinos possuem um único cristal de silício ultrapuro. Este é fatiado em forma individual e tipicamente arredondado, tratado e transformado em células fotovoltaicas. Possuem cor uniforme, e podem ser reconhecíveis olhando de perto.
Uma das vantagens desses módulos, como possuem uma eficiência mais alta, ocupa menos espaço físico, gerando mais energia elétrica.
Energia solar fotovoltaica
E a maior desvantagem, seria o preço. É mais caro para ser produzido devido ao processo de fabricação que é lento e mais preciso.
Módulos Policristalinos
Tanto o módulo monocristalino como o policristalino são feitos de silício. A diferença principal entre eles é o método utilizado na fundição dos cristais. Eles são fundidos em blocos, preservando a formação de múltiplos cristais. As placas então são cortadas em formas quadradas e geralmente menos eficientes. Mas esse método é um pouco mais fácil de ser produzido do que a do monocristalino.
A vantagem do módulo policristalino é que devido ao custo de produção, ele é mais barato.
Uma das desvantagens é a eficiência, que é em média de 14 a 20%. Isso é devido a menor pureza do polisilício. E a outra é a questão de espaço. Você irá produzir menos watts por hora por m², precisando de uma área maior de módulos para gerar a mesma quantidade de Watts/m² que o painel monocristalino por exemplo.
Lembrando que outros fatores também são determinantes para a eficiência dos sistemas fotovoltaicos; como espaço, direção, inclinação, etc.
Ambos os módulos têm durabilidade de mais de 25 anos e te ajudam a contribuir com o meio ambiente produzindo energia limpa.









































