
Glauco Diniz Duarte – como fixar painel solar no telhado
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, como fixar painel solar no telhado é uma das dúvidas mais comuns entre os integradores. Componente indispensável do sistema de energia solar fotovoltaico, a estrutura que recebe os painéis solares merece especial atenção.
Vale salientar que é a boa instalação do suporte da estrutura que garantirá o funcionamento do painel solar de maneira estável durante toda a vida útil do equipamento.
Estima-se que um kit do sistema de energia solar fotovoltaico tenha uma durabilidade de cerca de 25 anos. Por isso, é importante fazer a instalação adequada para que o sistema mantenha a eficiência e a durabilidade.
Como fixar painel solar no telhado: a importância da inclinação
Os painéis solares podem ser instalados em estruturas no chão. No entanto, os telhados ainda são mais utilizados, pois economizam espaço e otimizam a captação dos raios solares.
Para captar melhor, o telhado deve estar apontado para o norte. Quando isso não for possível, a inclinação recomendada é para o leste. A razão para isso é a forma como os raios solares chegam à superfície terrestre e como o planeta se movimenta ao longo do dia.
Se o telhado não possuir uma inclinação ideal, há a necessidade de instalar estruturas que compensem esta dificuldade para aumentar a eficiência e a consequente geração de energia.
A avaliação prévia do espaço que receberá o sistema é fundamental para saber como fixar painel solar no telhado. Por esta razão, é preciso contar com um profissional especializado para realizar esta análise e criar o projeto de instalação do sistema.
Ação do vento sobre os painéis solares
A importância de como fixar painel solar no telhado também passa pelas cargas de vento que impactam as placas.
O vento projeta sobre os painéis um peso excessivo dependendo da força e pode prejudicar o funcionamento do sistema.
Logo, a estrutura precisa ser medida e mensurada em túneis de vento para ser forte o suficiente para aguentar tempestades.
Como fixar painel solar no telhado na prática
A instalação do painel solar começa com os ganchos ou parafusos de fixação sendo colocados. Os mesmos podem ser fixados diretamente nas vigas de madeira que sustentam o telhado ou sobre as telhas.
Em todos os casos, é preciso um cuidado especial quanto à impermeabilização, tanto do sistema fotovoltaico como um todo, quanto da própria edificação.
Os ganchos são dispostos para receber o trilho que será dimensionado e posicionado de acordo com os módulos do sistema. Por isso, a fase de medição dos espaços disponíveis é fundamental na hora de elaboração do projeto.
O que prende os módulos ao suporte são as presilhas rosqueadas, que são adaptáveis à grande maioria das placas, desde que estas sejam emolduradas dentro dos padrões atuais, ou seja, com espessura entre 3 e 4,5 cm.
Cuidados extras com o telhado
A instalação das placas pode ser realizada sobre telhas de barro, mas é preciso avaliar o estado geral do telhado. A estrutura de sustentação precisa estar em boas condições para receber o sistema por no mínimo 25 anos.
Além das lajes planas, telhas em eternit e estruturas metálicas também podem ser utilizadas como base para fixar os painéis solares.
A área da superfície é calculada ao multiplicar a largura do telhado pelo seu comprimento. É com este número que se encontra a base da incidência de luz e a quantidade de energia que deverá ser gerada.
É preciso também ficar atento às áreas de sombreamento como árvores ou outras estruturas que podem afetar a sua produção de energia. A posição das antenas de televisão deve ser analisada para não causar sombra nas placas.









































