Glauco Diniz Duarte – como limpar placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é certo que alguns proprietários não têm noção disso e desleixam-se na limpeza dos painéis solares, mas se não fizerem uma limpeza aos painéis, é garantido que irão estar a perder dinheiro…
O que deve saber sobre a limpeza de painéis solares?
Os painéis solares montados nos telhados das casas acabam por se limpar com a ajudar da água da chuva, sendo que esta remove a maior parte da sujidade, mas nos meses em que não chove, temos que ser nós a tratar dessa limpeza.
Este tipo de equipamentos não tem partes móveis e como tal, uma vida útil de décadas, com recurso a pouca manutenção, sendo que a manutenção necessária é apenas aos painéis solares, de modo a que estes mantenham a mesma eficiência.
A manutenção passa por os manter livres de obstruções e sombras, bem como verificar se não têm danos, e claro, limpar os painéis solares de sujidades. Isto é válido tanto para painéis solares fotovoltaicos, como painéis solares para aquecimento de águas quentes sanitárias.
Os painéis solares devem ser limpos quando?
Essa decisão é sua… tem que ter em conta que quanto mais sujos estiverem, menos eficazes são.
Assim, poeiras, sujidades, excrementos de pássaros reduzem a eficiência dos painéis solares e como tal, estes devem ser limpos com maior frequência, de modo a tirar o máximo proveito dos mesmos.
EM CONDIÇÕES NORMAIS, LIMPAR OS PAINÉIS SOLARES SERÁ ENTRE DUAS A TRÊS VEZES POR ANO. CLARO QUE QUANDO ESTÁ CHUVA, ESTES LIMPAM-SE POR SI…
O que usar para limpar os painéis solares?
Ao limpar os painéis solares fotovoltaicos, há que ter cuidado que o uso de certos produtos pode danificar os mesmos. Como tal, a maioria dos painéis solares pode ser limpa, recorrendo somente a água, colocada de cima para baixo.
Se precisar de remover alguma sujidade mais entranhada, então o ideal é usar uma escova macia, esponja ou um pano suave. Isto para não riscar a superfície do painel solar, pois os riscos podem diminuir a eficiência do painel solar, tal como a sujidade.
A limpeza deve ser efetuada com água, enxaguando o painel solar, e com os panos, esponjas ou escova, fazer pequenos movimentos circulares para remover a sujidade.
Vale lembrar que esse serviço deve ser feito com profissionais de alta qualidade, justamente para não danificar em nada o funcionamento dos painéis.
O que não deve usar para limpar os painéis solares
Como referi acima, nem todo o tipo de produtos é ideal para limpar os painéis solares. Assim não deve usar abrasivos, pois os painéis solares têm um revestimento sensível a arranhões, sendo que se esse revestimento sofrer danos, irá diminuir a eficiência do painel, bem como acumular mais sujidade e poeiras…
Caso tenha dúvida quanto aos produtos que se podem usar para limpar os painéis solares, recomendo que fale com o fornecedor, caso não consiga falar com ele, use apenas água e um pano.
Não esqueça ainda de enxaguar abundantemente o painel solar, para remover todas as sujidades, e depois de o limpar, o ideal seria secá-lo com recurso a um pano macio para evitar a acumulação de calcário a partir da água evaporada!
Cuidados a ter ao limpar os painéis solares
Para efetuar a limpeza dos seus painéis solares, deve ter sempre em conta a sua segurança, como tal há que:
-
Sempre que possível, evitar subir ao telhado, recorra a uma vassoura com cabo extensível, para fazer a limpeza do painel solar.
-
Se tiver mesmo que subir ao telhado, use uma corda de segurança presa por exemplo à chaminé, assim tem um ponto de segurança caso escorregue.
-
Leia sempre as instruções de manutenção do painel solar, para saber o que podem ou não limpar e com que produtos.
-
A limpeza do painel solar não deve ser realizada nas horas de maior calor, pois nessa altura estão demasiado quentes, sendo que a água fria pode danificar o painel, devido à diferença de temperatura.