Glauco Diniz Duarte – como instalar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, instalar energia solar é uma vontade de um número cada vez maior de consumidores no Brasil.
Com a geração garantida pela grande disponibilidade de luz solar no país, os sistemas fotovoltaicos são a escolha de 99% de quem decide gerar a própria energia.
Neste guia, eu irei te mostrar, com fatos, o essencial que qualquer pessoa precisa para entender o que é energia solar, como instalar seu gerador e quais as vantagens em se fazer isso.
Inclusive te mostro como você pode conhecer um projeto exclusivo para o seu imóvel solicitando grátis um orçamento para instalar energia.
Como instalar energia solar?
A primeira coisa que você precisa saber sobre instalação de energia solar é que os sistemas fotovoltaicos são geradores elétricos.
Ou seja, é um trabalho que requer conhecimento técnico para garantir a segurança de todos.
Portanto, fuja quando o assunto for a produção de painel solar caseiro e semelhantes.
A maneira mais fácil para ter seu gerador solar fotovoltaico é procurando uma empresa de energia solar.
Após fechar o negócio, ela se encarrega de todas as etapas do processo até o seu sistema estar instalado e gerando energia.
Desde a pandemia do coronavírus, empresas como a Blue Sol atualizaram seu modelo de negócio para oferecer uma experiência de compra segura.
Através da digitalização de seus processos, a aquisição do sistema é feita de forma quase que totalmente digital e seguindo um rigoroso protocolo de higiene e segurança.
Veja abaixo o passo a passo:
Orçamento e Fechamento
O primeiro passo para você ter a sua instalação de energia solar residencial ou comercial, seja na cidade ou no campo, é solicitar o orçamento do seu projeto.
Isso por ser feito de forma 100% on-line.
Com base no histórico do consumo elétrico do seu imóvel e outros dados, a equipe comercial elabora o dimensionamento e precificação iniciais do seu sistema.
Também são escolhidos as marcas e modelos dos componentes que irão compor o seu kit de energia solar.
Após negociados os valores e formas de pagamento, você também pode fechar o negócio de forma totalmente digital.
Por meio de um software moderno e seguro, a assinatura do contrato de serviço é feita diretamente pelo seu Smartphone.
Se você escolher a forma de pagamento facilitada através de financiamento de energia solar, a documentação e trâmite também são feitos on-line.
Visita Técnica
Após fechado o negócio, você agenda com a equipe da empresa a realização da visita técnica no seu imóvel.
Essa etapa é necessária para recolhimento das informações sobre os locais de instalação dos equipamentos do sistema de energia solar fotovoltaica.
A análise do telhado, que antes requeria trabalho humano, agora é feita através de drones que conseguem fazer o levantamento do terreno, inspeção predial e a completa modelagem 3D do imóvel que será utilizada no projeto.
Para o local dentro da casa onde ficará o inversor, que deve ser de pouco acesso, a visita é rápida e feita por apenas dois técnicos equipados com máscaras e luvas.
Projeto Executivo
Com posse de todas as informações, agora sim a equipe técnica poderá dar vida ao seu projeto.
Utilizando softwares específicos, e baseando-se em métricas de radiação solar local e outros dados meteorológicos, eles analisam cada detalhe para otimizar a produção elétrica do seu sistema solar.
Por fim, o projeto criado é enviado para a distribuidora de energia da sua região, que deve protocolar o pedido de conexão à sua rede.
Caso você ainda não conheça o funcionamento de um sistema fotovoltaico conectado à rede, confira esta rápida animação abaixo:
Instalação
Com todos os equipamentos já entregues no local, é chegada a hora da instalação previamente agendada do seu sistema.
Saiba que essa é a parte mais rápida de todo o processo de aquisição e instalação de energia solar fotovoltaica.
Para uma casa de pequeno porte, todo o processo pode ser feito em 2 ou 3 dias com uma equipe de até 3 técnicos.
O protocolo de higiene e segurança é aplicado aqui com ainda mais rigor, e os técnicos estão preparados para higienizar os locais após a instalação.
Logo após os equipamentos instalados, a equipe realiza todos os testes necessários para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente.
Conexão
Por fim, o último passo para você ter oficialmente um sistema fotovoltaico é a conexão dele à rede elétrica.
O processo é bem rápido e feito pela equipe técnica da sua distribuidora, em data previamente agendada.
Com base no projeto apresentado, eles analisam se a instalação seguiu todos os padrões de segurança exigidos pelas regras da geração distribuída.
Após a aferição, os técnicos substituem o relógio de luz pelo modelo bidirecional, que marca a energia injetada e consumida da rede.
Feito isso, a conexão do seu sistema à rede é realizada e seu sistema já estará gerando energia e créditos energéticos.
Como instalar energia solar em apartamento?
Se você mora em prédio residencial provavelmente deve estar se perguntando:
É possível instalar energia solar em apartamento?
A resposta é: sim.
Com a utilização de estruturas de suporte especiais, é possível instalar o painel solar em praticamente qualquer lugar, seja na cobertura, na sacada do apartamento, no solo (em caso de andar térreo) ou até mesmo na parede do prédio, tudo mediante a prévia autorização do condomínio.
No entanto, mesmo que o sistema não possa ser instalado no local, você ainda pode gerar sua energia de forma remota.
Com a sua Resolução Normativa 687, promulgada em 2015, a Aneel possibilitou a geração remota de energia distribuída através da modalidade de autoconsumo remoto.
Dessa forma, quem não possui espaço para implementar a tecnologia no seu apartamento, por exemplo, pode instalar o sistema em outro local e ser beneficiado pelos créditos excedentes que ele gerar.
Para isso, é preciso que esse local, que pode ser um terreno ou outro imóvel, seja de mesma propriedade e esteja conectado à rede da sua distribuidora.
Outra possibilidade criada foi a geração em múltiplas unidades consumidoras, ou seja, condomínios residenciais ou comerciais.
Nessa modalidade, é instalado um sistema central para atender todos os condôminos que participaram do rateio, além das áreas de uso comum.
Quais os benefícios de instalar energia solar fotovoltaica?
Existem diversas razões de que vale a pena instalar energia solar.
Somente o fato de que o Brasil possui a quinta energia mais cara do mundo já seria razão suficiente para você considerar uma forma mais barata de conseguir sua energia.
Mas, infelizmente, a energia segue subindo no país, cenário que piorou com a pandemia do coronavírus e que já sinalizou novos aumentos da conta de luz.
Problemas dos quais você pode escapar com a instalação do seu gerador solar.
Saiba mais nas 3 principais vantagens de instalar energia solar que separei para você:
#1 Economia de até 95% na conta de luz
Um sistema fotovoltaico pode ser projetado para gerar toda a energia que você consome em sua casa, empresa, agronegócio, etc.
Para isso, o sistema deve ser capaz de produzir durante o dia toda a energia consumida naquele período mais uma quantidade excedente.
Essa “sobra” de energia é enviada para a rede elétrica da distribuidora, que a contabiliza como créditos energéticos para você.
Durante a noite o sistema não produz, então você continua consumindo a energia da rede.
Ao final de cada mês, a energia excedente (créditos) é automaticamente utilizada pela distribuidora para abater o consumo da rede (débito).
Como o sistema produziu excedente suficiente, os créditos conseguem abater todo o consumo da rede e podem ainda sobrar, neste caso continuando válidos por até 5 anos.
Ou seja, toda a energia que você precisa na sua casa passa a ser atendida pelo seu sistema, o que reduz sua conta mensal em até 95%.
Mas por que a minha conta de luz não zera? Uma dúvida que fica na cabeça de muitos.
A razão disso é que, por utilizar a rede elétrica, ficou estabelecido pelas regras da Aneel que o consumidor continue pagando pela taxa mínima de luz.
É aquela taxa paga por todos os consumidores de energia, sem exceção, e que serve de custeio para a manutenção e reparos da rede.
#2 Proteção contra a inflação energética e bandeiras tarifárias
Outra razão pela qual compensa instalar energia solar fotovoltaica é que você não precisa mais se preocupar com os aumentos na tarifa.
Toda a energia que você consome passa a vir do sol, fonte mais abundante no mundo e que não apresenta crise de fornecimento como as hidrelétricas no Brasil.
Da mesma forma acontece com as Bandeiras tarifárias, que não impactam mais a sua conta de luz no final do mês.
Pelo contrário, quanto mais cara fica a energia no Brasil, maior passa a ser o valor que você economiza na conta de luz.
#3 Valorização do imóvel
Por fim, outra grande vantagem da instalação de um sistema solar na sua casa é a valorização que ele agrega ao seu imóvel.
Segundo o resultado de um estudo conduzido no mercado imobiliário da Califórnia, em 2017, os consumidores se mostraram dispostos a pagar até US$15 mil a mais por uma casa com painel solar residencial.
Afinal, uma casa que gera a própria energia vale mais que uma sem geração.
Então, caso você decida alugar ou vender a sua casa após a instalação do sistema, terá mais essa vantagem.
Desconto na conta de luz da Cemig!