Glauco Diniz Duarte – o que é energia solar e eólica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, em março deste ano a participação da energia solar fotovoltaica, junto a outros tipos de energia elétricas renováveis, como a eólica, atingiu mais de 10% da geração de eletricidade nos Estados Unidos, segundo a Agência de Informação de Energia (AIE) do Departamento de Energia.
Nos Estados Unidos a implantação de usinas de energia solar fotovoltaica e eólica se concentra em algumas regiões específicas do país. Havaí, Califórnia, Carolina do Norte, Arizona e Nova Jersey possuem a maior centralização e participação na cota de energia solar referente a demanda elétrica dessas regiões.
A Energia eólica e energia solar são cada vez mais aplicadas nos EUA
A energia solar fotovoltaica ocupou 1,4% da produção de energia dos Estados Unidos no ano passado. Em relação aos dados do ano anterior (2015), que apontavam 1% da geração de eletricidade a partir de fonte solar, esse número representa crescimento de 40%. A energia eólica também apresentou um aumento, subindo de 4,7% em 2015 para 5,5% em 2016. No total, as fontes renováveis de energia como a energia eólica representam 15,3% do total da geração de energia do País.
O estado de Nova Iorque, por exemplo, continuou desenvolvendo tecnologia solar fotovoltaica nos últimos anos. Com um cálculo aproximado da soma de 14,6 gigawatts (GW) de energia solar instalada no ano passado, ainda deve aumentar cerca de 2% da geração total de eletricidade nos EUA por meio de fonte solar, isso sem contar com os novos projetos deste ano. Segundo a AIE (Agência Internacional de Energia), na região, o Texas foi quem respondeu pelo maior montante de geração de energia eólica e solar em 2016.
Empresas de serviços públicos dos Estados Unidos investiram cerca de US$297 milhões de dólares em energia solar distribuída, de acordo com dados do relatório da GTM Research. Essa informação revela que os fornecedores de energia norte-americanos estão bem confiantes na geração de energia solar distribuída.
Algumas empresas dos Estados Unidos já estão tomando algumas iniciativas em criarem projetos que prezam pelo objetivo de utilizar a energia limpa. Como é o caso do e-commerce Amazon que irá instalar painéis fotovoltaicos em todas as centrais de atendimento. O plano da companhia é aplicar sistemas de geração solar fotovoltaico em 50 centros de atendimento em todo o mundo até 2020. A primeira fase desta ação será instalar os painéis solares fotovoltaicos em 15 centros de atendimento nos Estados Unidos até o final de 2017, com capacidade total de 41 megawatts (MW).
Segundo informações divulgadas pela própria empresa, 80% da energia das centrais de atendimento serão geradas por placas solares, e essa não será a única ação que o grupo realizará. Outro projeto inclui um parque eólico no Texas. Em 2016, a Amazon comprou 233 MW de energia solar e 417 MW de projetos eólicos ao redor do mundo. Há pouco tempo, a empresa estipulou a meta de utilizar energia renovável em 50% das suas atividades até o final de 2017.
O crescimento da Energia Eólica e Solar no Brasil
No Brasil, a Energia Eólica e Solar ainda não são as fontes primárias de abastecimento, porém, ao longo dos anos, uma quantidade cada vez maior de pessoas optam pelo uso de energias limpas como a energia Eólica e Solar, sendo uma grande alternativa para reduzir o impacto no meio-ambiente.
Desconto na conta de luz da Cemig!