Glauco Diniz Duarte – energia solar fotovoltaica porque
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, vivemos em uma época em que economizar água não é o bastante, pois também existe o esgotamento gradual de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis de origem fóssil (diesel, gás natural e gasolina). Uma solução viável para isso é o investimento em fontes de energia ecologicamente corretas, como é o caso da energia solar.
Isso porque essa alternativa é capaz de reduzir a emissão de gases e outros poluentes na natureza, o que diminui impactos ambientais, como contaminação dos lençóis freáticos, chuva ácida, efeito estufa etc. Para você ter uma ideia da importância disso, as energias solar e eólica responderão pela metade da geração mundial de eletricidade em 2050, segundo artigo publicado no site Ecodebate.
Pensando nisso, criamos este post. Aqui, você vai saber o que é energia solar, como funciona e os benefícios para quem opta por instalar esse sistema energético sustentável em casa. Acompanhe!
O que é e como funciona a energia solar?
A Energia solar é uma fonte limpa e renovável de geração de energia elétrica obtida por meio da captação de calor, irradiação e luz. Sua utilização tem aumentado muito, pois a procura por redução de custos, economia colaborativa e energia consciente tem feito as pessoas cogitarem esse tipo de investimento de médio e longo prazo. Ainda mais no Brasil, que tem bastante incidência de luz solar durante a maior parte do ano.
Vantagens da energia solar:
-
não emite poluentes durante o seu uso;
-
necessita de manutenção mínima;
-
painéis solares estão cada vez mais potentes e o custo está caindo de forma gradativa;
-
é ideal para lugares remotos e de difícil acesso, uma vez que a sua instalação não exige grandes investimentos em estruturas de transmissão.
Desvantagens da energia solar:
-
dependendo da estação do ano, existem variações de energia produzida conforme as condições climáticas (chuvas, nebulosidade, neblina, neve etc.). Além disso, durante a noite não há geração alguma, o que exige armazenadores de energia;
-
regiões de altitudes médias e altas sofrem quedas bruscas de produção durante o inverno por causa da baixa disponibilidade solar;
-
o armazenamento desse tipo de energia é pouco eficiente em relação à energia hidroelétrica (água) e aos combustíveis fósseis (carvão, gás e petróleo);
-
cada painel solar tem rendimento médio de apenas 25%, o que exige um conjunto significativo de placas para aumentar a eficiência do sistema e gerar economia energética em médio prazo.