Glauco Diniz Duarte – porque energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar para empresas já é vista no mundo corporativo como estratégia e diferencial competitivo. Isso porque proporciona diversos benefícios para as organizações, independentemente do porte ou segmento.
Muitas vezes considerada apenas uma forma de redução de custos, a energia solar para empresas vai muito além. Afinal, gera valor à companhia, mostra preocupação com o ambiente e melhora sua imagem perante todos os stakeholders, proporcionando maior competitividade.
Como funciona a energia solar fotovoltaica?
O sistema de energia solar fotovoltaico mais comum em projetos comerciais ou residenciais é o on-grid. Ou seja, é aquele conectado à rede elétrica.
Sua instalação é feita por meio da colocação de painéis fotovoltaicos no telhado do imóvel. Esses painéis são responsáveis por captar a luz solar e convertê-la em eletricidade, com a ajuda de outros equipamentos como inversores e geradores.
Deste modo, o sistema de energia solar para empresas é capaz de gerar energia elétrica durante o período diurno, ou seja, enquanto houver incidência solar, para consumo interno em iluminação e equipamentos elétricos.
Além disso, a energia elétrica excedente gerada durante esse período é injetada na rede de distribuição. A partir daí, são gerados créditos a serem descontados na conta de energia.
Quais as vantagens da energia solar para empresas?
Depois de conhecer como funciona a geração de energia a partir da luz solar, as empresas já podem identificar os benefícios da utilização do sistema fotovoltaico. O Brasil, inclusive, já ultrapassou a marca histórica de 1 gigawatt de potência instalada em geração distribuída de energia solar, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica.
Os altos custos da energia elétrica atualmente têm impulsionado a procura das organizações por novas fontes de energia, como a luz solar. Entre esses fatores, estão:
-
Aumento de até 60% nas tarifas;
-
Impostos embutidos na conta de energia;
-
Valores variáveis de bandeira tarifária.
Além disso, há uma preocupação das empresas com a escassez de recursos hidrelétricos no longo prazo. O governo federal já projeta uma redução da participação de usinas hidrelétricas na matriz energética nos próximos 10 anos. Hoje, as usinas respondem por 58% da geração de energia elétrica e a perspectiva é que passe para 42% do total da eletricidade no Brasil.
Em compensação, a previsão do Ministério de Minas e Energia é que a energia solar tenha uma grande expansão na matriz, passando dos atuais 2% em 2019 para 8% em 2029.
Vale destacar que a instalação do sistema está cada vez mais acessível, com bom custo-benefício, e pode ser realizada em poucos dias. Sem contar que existem diversas linhas de financiamento com menores taxas de juros com destinação específica para pessoas jurídicas na utilização da energia solar.
Neste cenário, veja abaixo as principais vantagens de aderir à energia solar para empresas!
-
Redução de custos
O primeiro e mais conhecido benefício proporcionado pelo sistema de energia solar para empresas é a redução de custos. Afinal, a implementação pode gerar uma economia de até 95% na conta de energia das organizações. E o investimento inicial para a instalação dos equipamentos “se paga” em aproximadamente cinco a seis anos.
Então, como a vida útil das placas solares e a durabilidade do sistema gira em torno de 25 anos, são cerca de 20 anos de geração própria de energia e economia.
Além disso, o sistema fotovoltaico necessita de manutenção preventiva simples, fácil de fazer e apenas duas vezes ao ano. O que se torna um ótimo custo-benefício!
-
Facilidade na instalação
Outro ponto positivo da energia solar é a praticidade de instalação. Em residências, já é fácil de montar o sistema fotovoltaico, que geralmente fica colocado no telhado das edificações. Em empresas, então, é ainda mais simples e rápido, já que as companhias têm locais maiores para instalação.
A depender do segmento do negócio, é possível ter grandes espaços para instalação como extensos telhados, estacionamentos, celeiros, entre outros.
Sem contar que a instalação de painéis fotovoltaicos causa o mínimo impacto e não costuma interferir na rotina de trabalho.
-
Sustentabilidade
O consumo de energia elétrica é um dos principais motivadores da emissão de gases poluentes na atmosfera. Para evitar isso, o uso de fontes limpas, sustentáveis e renováveis de energia se faz cada vez mais necessário.
Portanto, é fundamental que as organizações invistam em energia solar para ajudar o meio ambiente. O que, somado a outras iniciativas, permite até a conquista de certificações ecológicas, como selos verdes, destacando o posicionamento sustentável da empresa.
Tais ações permitem que a sua corporação seja bem vista pelos clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores e junto ao mercado. O que acaba funcionando como uma forma positiva de marketing empresarial.
-
Inovação