Glauco Diniz Duarte – O que o turbo compressor faz
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quem tem um carro está habituado a falar peças de que sabe apenas que estão lá e funcionam… E quem não falou já, por uma vez que fosse, do turbo, fosse por um problema que causou no seu veículo ou pelo aumento da potência que traz à sua condução.
Trata-se de uma das peças mais importantes do motor, sobretudo nos diesel, e embora todos o conheçamos como turbo, o seu verdadeiro nome é turbocompressor. Na Goodyear dizemos-lhe o que é o turbocompressor, para que serve e como podemos melhorar a sua vida útil com alguns cuidados básicos na sua utilização.
O que é o turbocompressor e para que serve?
O turbo ou turbocompressor é um sistema que envia mais oxigénio para o motor para que misture com o carburante. Esta sobrealimentação provoca um aumento da combustão que gera um importante aumento de potência no veículo. Trata-se de um sistema que, hoje em dia, está presente na maioria dos motores diesel e ocasionalmente em alguns veículos a gasolina.
Com o turbo obtém-se um duplo objetivo: por um lado o condutor tem um carro com mais potência e, por outro, reduz-se a poluição já que não é necessário comprar motores mais potentes e, logo, mais poluentes já que o turbocompressor faz essa função.
Implica também uma poupança na hora de pagar o imposto único de circulação (IUC), cujo valor varia de acordo com a cilindrada. Se um automóvel tem um motor com menor cilindrada e potência, o turbo compensa a falta de cavalos e o condutor poupa uma boa quantia anualmente.
Que elementos compõem o turbocompressor?
Um turbocompressor é composto por seis elementos principais. Todos são imprescindíveis e sem eles o turbo não funcionaria no seu conjunto.
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a turbina
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o eixo coaxial
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o compressor
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a válvula de descarga
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a válvula de alívio
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o intercooler
A turbina é a chave do turbo: os gases de escape fazem-na girar e enviar o ar através do eixo via coaxial até ao compressor. Esta peça tem a forma de um caracol que vai ficando mais estreito, pelo que o ar é introduzido à pressão nos cilindros. Aqui encontramos duas válvulas: a de descarga (ou wastegate) regula os gases que enviam para o tubo de escape: a de alívio serve para prolongar a vida útil da turbina.
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Por último, o intercooler encarrega-se de esfriar o ar comprimido no turbo já que, com o aumento da temperatura, ocupa mais volume. Existem diversos tipos de intercooler, dependendo do método utilizado para esfriar o ar.
Que tipos de turbocompressor existem?
Existem quatro tipos de turbo que se montam em quase todos os veículos.
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Geometria fixa: são os mais básicos, económicos e fiáveis já que não possuem peças móveis.
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Geometria variável: são mais eficientes devido a possuírem um mecanismo que lhe permite variar a velocidade dos gases de escape ao entrar na turbina.
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Twin Scroll: tem duas entradas na zona do compressor que é semelhante à forma de um caracol para canalizar o ar para os cilindros de forma independente.
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Turbo elétrico: é o sistema mais moderno, embora tenha ainda que evoluir. É movido a eletricidade.
A maioria das avarias nos turbos devem-se normalmente a um problema comum: a falta de lubrificação. Funcionam entre 120 mil e 200 mil rpm, o que provoca que a temperatura na zona da turbina chegue a atingir os 700 graus centígrados, pelo que é necessário tanto um sistema de refrigeração como uma boa lubrificação.
Respeite os temos de aquecimento-arrefecimento
Um bom conselho para a alargar a vida útil de um turbocompressor é não forçá-lo quando arranca com o seu carro: se o veículo está frio, forçar pode provocar atritos não desejados que, com o tempo, chegam a provocar avarias. Por isso, conduzir com suavidade e sem grandes acelerações é um cuidado básico para o turbo.
Atenção ao carvão
É também muito importante ter cuidado com o carvão que se acumula quer no turbocompressor quer na válvula EGR e que provoca falhas de alimentação. Para o evitar, recomenda-se que conduza durante uns minutos em mudanças mais curtas e que aumente as rotações, acelerando nas subidas, para que o sistema de escape permaneça o mais limpo possível. Há que fazê-lo sempre que o motor aqueça e alcance os 90 graus.
Revisões com óleos recomendados
O terceiro conselho para cuidar do turbo é utilizar um óleo recomendado pelo fabricante. Tentar poupar uns poucos euros num óleo de menor qualidade não é nada recomendável já que pode estragar o motor e a avaria será muito mais dispendiosa do que o dinheiro que poupámos.
Agora que já tem toda a informação sobre o turbocompressor e conhece alguns truques para prolongar a sua vida útil, desfrute da condução tendo sempre em conta o melhor para o seu veículo.
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