Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel dispara
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor a diesel disparado é um fenômeno pode ocorrer com qualquer veículo que utilize o diesel como combustível e se caracteriza principalmente pelo funcionamento totalmente descontrolado do motor, lançando uma grande quantidade de fumaça.
Quando o veículo está nessa situação, com altíssimas rotações, não adianta tentar desligá-lo, reduzir a velocidade ou a alimentação de combustível, pois ele irá continuar disparado até que às capas das bielas se soltem, quebrando o bloco do motor e a projeção de partes.
Mas o que pode levar o motor a diesel disparar? E como proceder nessa situação? Continue lendo para descobrir!
Por que o motor a diesel dispara?
Até mesmo os motores a diesel mais modernos estão sujeitos a esse fenômeno. Mas por que isso acontece? Primeiramente, porque o motor a diesel tem uma estrutura diferente dos outros motores, como à gasolina.
Nos motores à gasolina, a queima de combustível é controlada pela injeção de ar no sistema. Quanto mais se pisa no acelerador, mais ar entra e mais combustível é injetado nas câmaras de combustão. Já nos motores a diesel, o controle da injeção é apenas do combustível, sendo que a admissão do ar não é controlada.
Desse modo, ao haver alguma falha no sistema que permita a entrada de óleo lubrificante na câmara de combustão, o motor vai disparar e só vai parar quando o óleo do motor acabar ou se a boca de admissão de ar for selada.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
Motivos que podem levar o motor a diesel a disparar
Turbocompressor
Muitos motores a diesel no Brasil são feitos a partir de modelos projetados por outros países. Porém, a nossa realidade é muito diferente. Nosso trânsito lento faz com que o carro pare e seja acelerado muitas vezes, assim como o comportamento do motorista, que é mais agressivo com o veículo. Tudo isso facilita a passagem de óleo lubrificante pelo turbocompressor, chegando até os componentes de pós-resfriamento, onde fica acumulado e pode fazer o motor disparar a qualquer atividade, como aceleradas ou marcha lenta.
O lubrificante pode passar pelo turbocompressor também por um desgaste excessivo nos anéis raspadores de óleo, ou por problemas na válvula PCV, que quando satura pode deixar passar óleo para o sistema.
Falha de comando
Em casos de falha de comando, o combustível é enviado em excesso para o propulsor. Nos carros mais antigos isso acontece por conta de falha mecânica ou montagem errada, enquanto que nos carros mais modernos é devido a falha nos sensores que controlam a quantidade de combustível.
Combustível
Apesar de muitos motores exigirem o diesel S10, muitos motoristas ainda utilizam o diesel S500, que contém 50 vezes mais enxofre, o que contamina o lubrificante o gás do cárter, prejudicando assim o funcionamento da válvula PCV.
Proprietário
Se o proprietário abastece com o diesel de má qualidade, é agressivo ao dirigir, deixa de substituir o filtro de ar ou faz uma manutenção errada do nível do óleo lubrificante, ele pode ser um grande candidato a ter o motor a diesel do seu veículo disparado.
Evitando o motor a diesel disparado
Existem algumas medidas que podem ser tomadas com o objetivo de evitar o fenômeno do motor a diesel disparado:
– Fazer a manutenção do filtro de ar e do nível do óleo lubrificante, no prazo e da forma correta;
– Utilizar o combustível indicado pelo fabricante;
– Atentar-se ao consumo de óleo, não deixando ultrapassar 0,8 litro a cada mil quilômetros;
– Durante a revisão, observe se há óleo acumulado no turbocompressor;
– Não fique em marcha lenta por mais de 15 minutos de forma contínua.
O que fazer com um motor a diesel disparado
Se você passar por essa situação, a primeira coisa que tem que fazer é se proteger! Afinal, não adiantará tentar desligar o veículo ou cortar o abastecimento do diesel e há um grande risco de se ferir, pois peças como a biela podem ser arremessadas no ar e todo o sistema está em uma temperatura altíssima.
Saia do veículo o mais rápido possível e se afaste. Deixe que pessoas com conhecimento técnico e mecânico resolvam a situação, afinal, é melhor perder o motor do que se ferir com um carro descontrolado.