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Glauco Diniz Duarte – Injeção diesel common rail

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Glauco Diniz Duarte – Injeção diesel common rail

Glauco Diniz Duarte – Injeção diesel common rail

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nos últimos anos, ocorreram grandes aperfeiçoamentos nos motores a diesel, particularmente devido à sua aplicação e crescente popularização em veículos de passeio. Aperfeiçoamentos como os sistemas modernos de alta pressão, injetores modulares e common rail foram alguns dos maiores responsáveis por essa mudança, que ademais permitiu a redução das emissões e do ruído, um fator inquestionável no desenvolvimento da indústria atual frente às restrições legais cada vez mais rígidas em todo o mundo.

Dentre os fabricantes, a Bosch teve um papel preponderante nesse processo. O primeiro sistema foi lançado pela marca em 1997 e recebeu esse nome por utilizar um reservatório compartilhado de alta pressão, disponível continuamente para todos os injetores. O sistema é modular, composto por bomba de alta pressão, injetores, reservatório compartilhado (rail) e unidade eletrônica de controle.

Nos sistemas convencionais, a pressão é gerada em cada injeção. No common rail, a geração de pressão e a injeção são processos separados, estando o combustível sempre disponível em alta pressão para a injeção, independentemente da necessidade e da rotação do motor.

CARACTERÍSTICAS

De modo esquemático, a bomba de alta pressão comprime o combustível e o envia para a entrada do acumulador compartilhado por meio de uma tubulação de alta pressão (de 1.100 a 2.200 bar). O acumulador é um reservatório compartilhado de alta pressão comum a todos os injetores (daí o nome common rail), a partir do qual é feita a distribuição para os injetores de cada cilindro, que injetam o combustível na respectiva câmara de combustão. Todos os parâmetros de injeção são controlados eletronicamente pela unidade eletrônica de controle, de forma extremamente precisa.

Nas primeiras gerações do componente, o processo de injeção era controlado por meio de solenoides instalados nos injetores. Na terceira e atual geração, são usados cristais piezoelétricos, que possuem a característica de se expandir quando é aplicado um campo elétrico. O movimento do conjunto de cristais é transmitido diretamente e sem atrito para o atuador, que aciona a agulha do injetor. As vantagens sobre os sistemas magnéticos mais antigos são uma medição mais precisa da quantidade de combustível injetada e uma melhor atomização do combustível dentro do cilindro.

Além disso, a rapidez de funcionamento permite reduzir o intervalo entre injeções e dividir a quantidade total de combustível usada em um ciclo, de modo que possa ser injetada em etapas separadas. Isso permite um funcionamento mais silencioso e maior eficiência na combustão (menor consumo, menos emissões e maior potência líquida). Prestes a ser lançada, a quarta geração prevê a utilização de pressões ainda mais altas (acima de 2.000 bar) e injetores de geometria variável.

PROBLEMÁTICA

O avanço da tecnologia, contudo, trouxe novos problemas a serem resolvidos. O fato de, por exemplo, as pressões de injeção dos sistemas common rail diesel (CRD) chegarem a 1.900 bar – muito acima da pressão dos injetores mais antigos – criou uma série de desafios.

Nesse rol, incluem-se fatores como (1) tolerâncias extremamente apertadas nas bombas e injetores, exigindo o uso de tecnologias especiais, maior susceptibilidade à contaminação por água, (2) aumento da carga mecânica do sistema, exigindo maior eficiência de lubrificação, e (3) elevação da temperatura do combustível, podendo mesmo degradá-lo e formar depósitos nas bombas e injetores, que causarão engripamentos, deficiências de funcionamento e desgaste dos injetores. Note-se que o uso de biodiesel acelera esse desgaste. Além disso, também surgiram problemas como a redução da capacidade de lubrificação do diesel, devido à redução dos níveis de enxofre, o que aumentou a possibilidade de desgaste.

Atualmente, a injeção é feita em até cinco etapas sucessivas por ciclo, o que obriga a respostas praticamente instantâneas. Atrasos causados por contaminação do diesel ou falta de lubrificação normalmente resultam em excesso de combustível na câmara de combustão, causando – além do aumento do consumo – o aumento da emissão de fuligem no escapamento e na válvula de recirculação (EGR), uma das grandes causas de carbonização nos motores e de degradação do óleo lubrificante.

COMBUSTÍVEL

Embora o diesel puro tenha qualidades lubrificantes suficientes para proteger os injetores, a ocorrência de sujeira permite o corte do metal da parte interna do injetor, devido às altas pressões envolvidas. Os filtros antigos conseguiam reter partículas de até 5 µm, enquanto os atuais têm possibilidade de reter partículas de até 2 µm.

Mas a busca por menos emissões levou os projetistas a utilizar sistemas tipo common rail com pressões cada vez mais altas e tolerâncias cada vez mais apertadas, que exigem combustível mais limpo para funcionar adequadamente. Isso fez com que o projeto e a manutenção dos sistemas de filtragem e separação de água passassem a ser críticos para evitar problemas relacionados com o sistema de injeção.

O uso de diesel contaminado causa obstrução desses filtros, permitindo a passagem de partículas maiores, que irão danificar os injetores. A única solução é usar óleo de alta qualidade e trocar os filtros de combustível com frequência. A contaminação por água também pode causar cortes nas passagens internas dos injetores. Normalmente, a água é separada do combustível num separador instalado na carcaça do filtro. Por isso, a drenagem dessa água deve fazer parte da rotina diária.

É importante lembrar ainda que o aparecimento de água no combustível não se deve somente às más condições do tanque. Variações significativas de temperatura entre o dia e a noite, por exemplo, podem causar considerável condensação, que também precisa ser eliminada.

INJETORES

Em termos operacionais, o injetor deixar de funcionar é uma das principais falhas que podem ser observadas pelo usuário. Normalmente, a causa disso é um curto-circuito ocorrido na bobina do injetor.

Também pode ser registrado um consumo alto de combustível. Ressalte-se que o orifício do injetor é muito importante para assegurar o desempenho do motor e a economia de combustível. Ocorre que o diâmetro desses furos – que regulam a vazão de combustível e o nível de atomização obtido na câmara de combustão – aumenta com o tempo de uso, o que piora a atomização e aumenta o consumo. Normalmente, esse desgaste ocorre na carcaça do injetor.

Outro fator é a detonação com o motor frio, considerada a principal causa de falha de injetores. Normalmente, a detonação é intensa com o motor frio, mas não é percebida com o motor mais quente. Aparentemente, isso se deve ao engripamento da agulha, que mantém o injetor aberto por mais tempo, aumentando a carga de combustível de cada injeção.

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CONTROLE DE SUCÇÃO

No sistema common rail, a válvula de controle de sucção atua como estrangulador da bomba de combustível, conservando a energia no sistema e permitindo que somente a quantidade requerida de combustível seja bombeada através do sistema.

Como qualquer outro componente de um sistema common rail, a válvula de controle de sucção trabalha com tolerâncias apertadas. A contaminação do diesel e o desgaste interno fazem com que ela não consiga enviar a pressão correta para os injetores. O mau funcionamento da válvula faz com que a pressão fique variando, o que causará funcionamento irregular. Assim, a pressão variará de um extremo a outro, acima do limite estabelecido.

Grande parte das falhas que envolvem a dirigibilidade está ligada a essa válvula. De modo que, nessa situação, deve ser o primeiro item a ser testado e eventualmente substituído.

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O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) normalmente ocorre por meio de pequenas modificações em partes do seu site.
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Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrirem seu conteúdo.
Com a otimização de mecanismos de pesquisa, você ajuda os mecanismos de pesquisa a entenderem e apresentarem seu conteúdo.
Seu site pode ser maior ou menor ou oferecer conteúdos diferentes do site de exemplo a seguir, mas os tópicos que discutiremos normalmente se aplicam a sites de todos os tipos e tamanhos.
Esperamos que nosso guia ajude você a ter novas ideias para melhorar ainda mais seu site.

Diretrizes para webmasters

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Siga as Diretrizes gerais para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar seu site.

Recomendamos que você preste muita atenção às diretrizes de qualidade, que definem algumas práticas ilegais que podem levar à remoção completa de um site do índice do Google ou fazer com que um site seja afetado por um algoritmo ou uma ação de spam manual. Sites afetados por ações de spam podem deixar de aparecer nos resultados de “google.com.br” ou em qualquer site parceiro do Google.

Diretrizes gerais

Ajudar o Google a encontrar suas páginas

  • Confira se todas as páginas do site podem ser acessadas por links de outras páginas localizáveis. O link de referência precisa conter texto que seja relevante para a página de destino. No caso de imagens, é necessário um atributo alternativo. Os links rastreáveis são tags <a> com um atributo href.
  • Forneça um arquivo do sitemap com links para páginas importantes do site. Forneça também uma lista legível com links para essas páginas. Essa lista por vezes é chamada de “índice do site” ou “página de sitemap”.
  • Limite o número de links em uma página a um número razoável (no máximo alguns milhares).
  • Confirme se o servidor da Web é compatível com o cabeçalho HTTP If-Modified-Since. Esse recurso indica ao servidor da Web para informar ao Google se houve mudança no conteúdo desde o último rastreamento do site. A utilização desse recurso reduz a largura de banda e a sobrecarga.
  • Use o arquivo robots.txt no servidor da Web para gerenciar o orçamento de rastreamento ao evitar que espaços infinitos, como páginas de resultados de pesquisa, sejam rastreados. Mantenha o arquivo robots.txt atualizado. Saiba como gerenciar o rastreamento com o arquivo robots.txt. Teste a cobertura e a sintaxe do seu arquivo robots.txt usando a ferramenta Testar robots.txt.

Como ajudar o Google a encontrar o site:

Ajudar o Google a entender suas páginas

  • Crie um site útil e com muitas informações, além de páginas que descrevam seu conteúdo de maneira clara e precisa.
  • Pense nas palavras que os usuários costumam digitar para encontrar suas páginas e confira se elas aparecem no site.
  • Verifique se os elementos <title> e os atributos alt são descritivos, específicos e precisos.
  • Desenvolva o site com uma hierarquia conceitual clara entre as páginas.
  • Siga nossas práticas recomendadas para imagensvídeos e dados estruturados.
  • Ao usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (por exemplo, Wix ou WordPress), confira se ele cria páginas e links que podem ser rastreados por mecanismos de pesquisa.
  • Para que o Google entenda completamente o conteúdo do site, permita que todos os recursos que podem ter um efeito significativo na renderização da página sejam rastreados (por exemplo, arquivos CSS e JavaScript que afetam o entendimento das páginas). O sistema de indexação do Google renderiza uma página da Web como um usuário a veria, incluindo arquivos de imagens, CSS e JavaScript. Para ver os recursos da página que o Googlebot não pode rastrear, use a Ferramenta de inspeção de URL. Se for preciso depurar diretivas no arquivo robots.txt, use a ferramenta de testes de robots.txt.
  • Permita que bots de pesquisa rastreiem o site sem IDs de sessão nem parâmetros de URL que acompanhem o caminho dos bots pelo site. Essas técnicas são úteis para rastrear o comportamento individual do usuário, mas o padrão de acesso dos bots é totalmente diferente. Se você usa essas técnicas, a indexação do seu site pode ser incompleta, já que os bots talvez não consigam eliminar os URLs com aspecto diferente, mas que apontam para a mesma página.
  • Torne o conteúdo importante do seu site visível por padrão. O Google rastreia conteúdo HTML oculto em elementos de navegação como guias ou seções de expansão. No entanto, consideramos esse conteúdo menos acessível para os usuários e acreditamos que suas informações mais importantes precisam aparecer na visualização de página padrão.
  • É importante garantir que os links de publicidade nas páginas não afetem a classificação dos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, use o arquivo robots.txtrel="nofollow" ou rel="sponsored" para evitar que esses links sejam rastreados.

Ajudar os visitantes a usar suas páginas

  • Em vez de imagens, procure usar texto para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. Se você precisa usar imagens no seu conteúdo textual, use o atributo alt para incluir algumas palavras de texto descritivo.
  • Confira se todos os links levam o usuário a páginas ativas. Use um HTML válido.
  • Otimize o tempo de carregamento das páginas. Sites rápidos agradam aos usuários e melhoram a qualidade geral da Web, principalmente para usuários com conexões lentas. O Google recomenda o uso de ferramentas como PageSpeed Insights e Webpagetest.org para testar o desempenho da página.
  • Projete o site para todos os tipos e tamanhos de dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones. Use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis para avaliar como suas páginas funcionam nesses aparelhos e receber comentários sobre o que precisa ser corrigido.
  • Confira se o site é exibido corretamente em diferentes navegadores.
  • Se possível, proteja as conexões do site com HTTPS. Criptografar interações entre o usuário e o site é uma prática recomendada para a comunicação na Web.
  • Verifique se as páginas são úteis para pessoas com deficiência visual. Por exemplo, teste a usabilidade com um leitor de tela.

Diretrizes de qualidade

Essas diretrizes de qualidade tratam das formas mais comuns de comportamento fraudulento ou manipulador, mas o Google pode responder de forma negativa a outras práticas enganosas não listadas aqui. O fato de uma determinada técnica fraudulenta não constar nesta página não significa que ela seja aprovada pelo Google. Os proprietários de site que se esforçam para manter os princípios básicos proporcionarão uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, terão uma melhor classificação do que aqueles que passam o tempo à procura de brechas que possam explorar.

Caso você acredite que outro site está abusando das diretrizes de qualidade do Google, preencha um relatório de spam. O Google prefere resolver os problemas de forma automatizada e escalonável. Por isso, usaremos a denúncia para melhorar nossos sistemas de detecção de spam.https://www.youtube.com/embed/2oPj5_9WxpA?origin=https%3A%2F%2Fdevelopers.google.com&autohide=1&showinfo=0&video-id=2oPj5_9WxpA&enablejsapi=1&widgetid=3

Princípios básicos

  • Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Uma boa prática é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou para um funcionário do Google. Outro teste útil é se perguntar: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”.
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou interessante. Faça ele se destacar da concorrência.

Diretrizes específicas

Evite as seguintes técnicas:

Siga as práticas recomendadas:

Caso seu site viole uma ou mais destas diretrizes, o Google poderá realizar ações manuais em relação a ele. Após solucionar o problema, envie o site para reconsideração.

Contamos com seu feedback, suas dúvidas e histórias de sucesso, que podem ser publicados no Fórum de Ajuda para Webmasters do Google.

Esperamos que você aproveite o conteúdo e envie seu feedback nos Fóruns de Suporte do Google

Fique à vontade para salvar, imprimir com responsabilidade e compartilhar o guia.
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Boa leitura! Cordialmente,

Equipe da Qualidade de pesquisa do Google

O mundo mudou radicalmente nos últimos anos. O nosso comportamento e a forma com que nos relacionamos sofreu uma grande ruptura. Nós acreditamos que o Direito deve ser pensado e aplicado de uma forma mais ativa e inovadora.

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