
Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os motores Diesel modernos, apesar da notória e inegável evolução, continuam a não ser tão refinados quanto os seus homólogos a gasolina.
A questão que se coloca é: porque é que são mais ruidosos e menos refinados?
A origem do barulho nos Diesel
Podemos dividir as «culpas» por dois responsáveis:
-
Ignição por compressão;
-
Injeção;
O principal culpado pelo barulho característico dos Diesel é a ignição por compressão. Ao contrário dos motores a gasolina, cuja ignição acontece no momento da faísca, nos motores Diesel a ignição acontece por compressão (como o próprio nome indica). Uma condição que obriga a taxas de compressão maiores — que neste momento deverá andar, em média, em torno dos 16:1, contra os 11:1 dos motores a gasolina — estes valores são estimativas.
É este aumento repentino da pressão na câmara de combustão — mais radical do que em qualquer motor a gasolina — que gera o ruído característico dos motores Diesel. Mas há mais um culpado, ainda que em um grau menos agravado. E que com a evolução dos motores Diesel deixou de ser uma fonte de ruído adicional.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
Nos tempos idos dos motores Diesel de injetor bomba, este componente era um dos responsáveis pelo ruído superior destas motorizações — virtualmente, qualquer pessoa nascida antes da década de 90 é capaz de distinguir o barulho de um Ford Transit antiga, de um Peugeot 504 ou até mesmo de um qualquer modelo do Grupo Volkswagen equipado com o motor 1.9 TDI, dos restantes motores Diesel. Verdade?
Hoje, com os sistemas de injeção por rampa comum (vulgo common rail) e várias injeções por ciclo (Multijet no caso da Fiat), este componente deixou de contribuir para o ruído ensurdecedor que associávamos aos motores de combustão de ciclo Diesel, suavizando muito o funcionamento destas mecânicas.
Desconto na conta de luz da Cemig!















































