
Glauco Diniz Duarte – Como motor diesel funciona
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor a diesel é uma máquina que transforma energia térmica em mecânica. Essa energia é obtida a partir da combustão diesel dentro do cilindro do motor que, por sua vez é similar ao ciclo Otto, tendo o mesmo princípio de admissão, compressão, combustão e descarga. Contudo, o motor a diesel utiliza uma compressão mais elevada, inflamando o combustível em vez de usar a vela de ignição.
Seu funcionamento começa com a ignição do motor. Devido à compressão do ar, a temperatura na câmara se eleva, ocorrendo a combustão de tal modo que atinja o ponto de auto inflamação do combustível. O diesel quando introduzido na câmara por meio de um injetor, entra em contato com o ar aquecido sofrendo a combustão. Por fim, o acelerador regulará a quantidade de combustível fornecida pela bomba e, consequentemente, a potência que o motor irá gerar.
O papel do óleo lubrificante nos motores à Diesel
A API (American Petroleum Institute), traduzindo ao português, “Instituto de Petróleo Americano”, é uma organização que normaliza o desempenho dos óleos lubrificantes para motores de combustão interna. Já que cada motor possui sua característica, a API separou a designação de desempenho para motores Ciclo Otto (4 tempos, veículos de passeio), dos motores Diesel (Alguns utilitários e veículos de Carga), vamos conhecer um pouco mais sobre isso?
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
Norma API “C” – Motores à Diesel
Para diferenciarmos os desempenhos dos óleos lubrificantes, a API fez o seguinte:
Para motores movidos à gasolina ou outro combustível que requeira indução por faísca para combustão, esses óleos receberão a designação “S” de SPARK (ou seja faísca).
Para motores Diesel onde sua construção mecânica não precisa de dispositivos para induzir a combustão, como por exemplo, uma vela de ignição (que produz a tal “faísca”), a designação será “C”, de “compression” (ou seja, compressão”), isso para motores à Diesel classificado como HEAVY DUTY, ou seja, extra pesados, como veículos de cargas e etc., pois existe normas diferentes para motores Diesel chamado “Diesel leve ou Diesel Rápido”
Falando das normas mais recentes, introduzida após 2010, atualmente temos 3 tipos de níveis de desempenho de óleos lubrificantes, CH-4, CI-4, CJ-4, sendo a mesma uma escala progressiva, ou seja, conforme a segunda letra após o “C” vai “aumentando”, o seu desempenho em termos de intervalo de troca de óleo, proteção ao motor, aditivos anti desgastes, limpeza e etc., vão aumentando significativamente.
Desconto na conta de luz da Cemig!














































