Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel é mais caro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com o avanço tecnológico, muita coisa mudou, especialmente no setor automotivo. Os carros recebem cada dia mais tecnologia e apresentam propostas bastante inovadoras quando se trata de consumir combustível. Com a necessidade de tornar os motores mais econômicos e menos poluentes, os combustíveis também foram evoluindo e hoje existem diversas opções no mercado para abastecer o carro.
Mas será que você conhece todos os tipos e sabe a função e a indicação de uso de cada um? No post de hoje, abordaremos 11 tipos de combustíveis e mostraremos suas principais diferenças para que você não cometa nenhum equívoco na hora de abastecer. Vamos lá?
-
Gasolina comum
Mais fácil de ser encontrada nas bombas e também a mais conhecida do consumidor, a gasolina comum (oficialmente conhecida como Tipo C) contém enxofre na composição, o que a deixa mais poluente e também ocasiona o acúmulo de detritos no sistema de combustão ao longo dos anos.
De coloração amarelada, ela ainda pode conter de 25% a 27% de etanol anidro na composição, o que é regulamentado por lei.
-
Gasolina aditivada
A gasolina aditivada é a mesma Tipo C, porém a com a adição de agentes detergentes em sua composição, o que a deixa com uma coloração esverdeada. Diferente da comum, os detergentes da aditivada impedem o acúmulo de detritos e promovem uma limpeza interna do motor.
Vale ressaltar que, apesar de muita gente acreditar que esse tipo de gasolina aumenta a potência do motor, ela não tem nenhum impacto na performance do carro.
-
Gasolina premium
Bem mais cara e também mais difícil de ser encontrada, a gasolina premium tem uma composição bastante diferente da Tipo C. Com uma octanagem maior, ela é capaz de produzir uma queima muito eficiente, trazendo mais potência.
Essa eficiência também ajuda a prolongar a vida útil dos componentes do motor que estão ligados ao sistema de combustível e combustão, poluindo menos e durando mais.
-
Etanol
O etanol, popularmente conhecido como álcool veicular, é um dos combustíveis mais conhecidos no país. Aqui no Brasil, maior produtor e consumidor desse tipo de combustível, ele é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar e é categorizado como renovável, diferente da gasolina e do diesel.
Ele tem uma octanagem maior do que a da gasolina, o que gera mais potência ao motor, mas também acaba tendo um consumo maior. Além disso, por conter 4% de água, o carro precisa ser preparado e certificado para utilizar esse combustível sem danificar o motor.
-
Etanol aditivado
Além de ser mais caro que o etanol comum, o aditivado tem um rendimento em média 3% maior do que o comum. Isso traz um pouquinho de potência a mais e ainda ajuda o carro a consumir menos.
Assim como acontece com a gasolina aditivada, o etanol aditivado contém agentes detergentes que limpam o motor e ajudam a prevenir problemas recorrentes em carros flex como o entupimento dos bicos, por exemplo.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
-
Diesel comum
O diesel comum é um dos combustíveis mais utilizados pela frota de veículos pesados do país e do mundo. Devido a seu alto rendimento e aos motores diesel desenvolverem muito torque, ônibus, caminhões e máquinas pesadas utilizam esse tipo de combustível.
Seu preço é competitivo, mas sua principal desvantagem está na poluição. O derivado do petróleo tem uma queima diferente dos outros combustíveis, o que acaba gerando níveis de poluição muito maiores do que a gasolina e, principalmente, o etanol.
-
Diesel S-10
O S-10 é um diesel menos poluente, desenvolvido para atender às determinações de consumo e poluição dos motores modernos e também de entidades reguladoras como o PROCONVE (Programa de Controle à Poluição do Ar por Veículos).
Alguns veículos novos só podem ser abastecidos com diesel S-10, pois o diesel comum, além de poluir mais, pode danificar componentes do motor preparados para receber apenas a versão mais moderna do combustível.
-
Diesel aditivado
O diesel aditivado (tanto S-10, como o comum), como acontece com outros combustíveis de nossa lista, também possui agentes detergentes para eliminar resíduos, corrosão e até bolhas que se formam no armazenamento do combustível.
A diferença nesse caso é que esses agentes começam a agir já durante o abastecimento. Em muitos casos, a limpeza no tanque é tão grande que é possível ganhar uns litros a mais.
-
Diesel premium
O diesel premium (tanto S-10, como o comum) conta com uma composição especial. Ele contém uma maior quantidade de catano e hidrocarboneto, que aumentam a qualidade da ignição do combustível. Isso traz mais desempenho ao motor, melhorando a queima e a emissão de gases.
A principal diferença que o motorista deve notar é nas retomadas, que são o calcanhar de Aquiles dos motores diesel há muitos anos.
-
GNV
Muito popular entre os taxistas de diversas capitais e grandes cidades do país, o Gás Natural Veicular (GNV) ocupa o segundo lugar do combustível menos poluente de nossa lista. Ele também é o que apresenta o melhor consumo e o menor preço, chegando a ser 60% mais barato que a gasolina.
A desvantagem está no espaço que os cilindros ocupam no porta-malas e a qualidade das preparações para GNV. Geralmente, os carros que já possuem a opção de GNV de fábrica duram muito mais tempo do que os convertidos posteriormente.
-
Eletricidade