Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel é mais caro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor a diesel diferencia-se do motor a gasolina na maioria das etapas do ciclo de funcionamento. Na fase de admissão, os cilindros são preenchidos apenas com ar, enquanto que, no caso da gasolina, ar e combustível são aspirados e, posteriormente, comprimidos, juntos. No ciclo diesel acontece a compressão de ar puro, está numa taxa muito superior e que faz o motor bem mais eficiente.
Diferentemente do motor a gasolina, o motor a diesel não conta com velas e a combustão não é causada por uma centelha. Ocorre uma auto inflamação do combustível provocada pelo calor da compressão. Dessa forma, a combustão não acontece toda de uma vez, mas sim à medida que o óleo diesel é injetado.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
O grande segredo do motor a diesel é a sua taxa de compressão. Sendo ela alta e o combustível mais denso, o resultado é um carro com um rendimento maior. Aquele que rende mais é também o que consome menos, contrariamente ao que acontece com os veículos movidos por etanol. No entanto, as peças e materiais do motor precisam ser reforçados para sustentar a compressão, isso torna-o mais caro e pesado.