
Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel tem mais torque
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os números de torque e potência dizem quase tudo sobre o desempenho de um veículo. Mas nem sempre uma grande quantidade de cavalos é sinônimo de motorista satisfeito. Estas características devem ser bem analisadas de acordo com o perfil de uso do carro.
O torque é responsável por tirar ou manter o veículo na inércia. Quanto mais quilogramas-força, maior a facilidade de subir rampas ou ladeiras. Ou seja, o veículo manda mais tração para as rodas. Já a potência é responsável por definir a velocidade máxima que o carro pode atingir.
O engenheiro Henrique Pereira, da comissão técnica de Motores da SAE Brasil, alerta que a análise de torque e potência deve ser feita de acordo com o uso do veículo. “Para o uso urbano é interessante que o motor tenha o torque máximo nas rotações mais baixas do motor, o que permite ter arrancadas mais rápidas no trânsito urbano, reduzindo a necessidade de constantes trocas de marchas. Já para o uso esportivo ou em estradas, é interessante que o motor tenha mais potência, pois vai proporcionar a manutenção do veículo em velocidades mais elevadas”.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
RURAL
Para veículos rurais, como caminhonetes, caminhões e tratores, o torque é ainda mais importante, pois são utilizados para carregar cargas pesadas. “Estes automóveis necessitam exclusivamente do torque alto para retirá-los da inércia. Os motores a diesel são mais indicados por terem a característica de maior torque”.
Segundo Edson Orikassa, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, também é fundamental conferir a quantas rotações por minuto o torque e a potência máxima são liberados. Os veículos com toque máximo em rotações mais altas demoram para sair da inércia e atingir uma determinada velocidade, sendo necessária a redução constante de marchas. “Para transportar carga é importante ter alto torque em baixa rotação. O mesmo acontece em trechos fora-da-estrada. No caso da potência máxima, é importante que seja ajustada às trocas de marchas, caso contrário, afeta a dirigibilidade, dando a sensação de falta potência ou falta de uma marcha a mais”.
O último dado a se levar em consideração é a relação peso-potência de um carro. Edson destaca que uma relação de 1,5 kg por cavalo é comum em carros superesportivos. Em veículos de passeio, a média é de 14 kg/cv.
CONSUMO
Os especialistas destacam que veículos pesados com motores de baixas potência e torque são lentos e normalmente apresentam alto consumo de combustível, os mais leves são rápidos e mais econômicos. Ou seja, quanto menor o número de quilos por cavalo-vapor, melhor. Isso quer dizer que nem sempre o modelo mais potente tem melhor desempenho, tudo depende de seu peso.
“O Renault Kwid, por exemplo, tem uma das melhores relações peso-potência na sua categoria, com o valor de 10,82 kg/cv. Isto quer dizer que cada cavalo de potência do Kwid em questão carregará um pouco mais que 10,8 quilos. Entre seus concorrentes diretos encontramos modelos com até 14,35 kg/cv. Já a Ferrari 458 Italia V8 tem 2,61 kg por cv”, diz o engenheiro da SAE.
MEDIÇÃO É FEITA COM APARELHOS
Os números são tão divulgados que despertam uma curiosidade: como as montadoras sabem qual é o torque e a potência máximos de um carro?
Edson Orikassa, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, explica que as medições são feitas em bancos de dinamômetro, um equipamento que avalia o torque em diferentes rotações. “Existe uma pequena variação entre os motores de mesma configuração, então, são feitas medições com diversos propulsores para definir o valor médio”.
O engenheiro Henrique Pereira, da comissão técnica de Motores da SAE Brasil, informa que as medições para divulgação de resultados são feitas com o acelerador totalmente acionado. “Mede-se efetivamente o torque do motor em cada rotação, e a potência é o resultado da multiplicação do torque pela rotação”.
As medições são feitas de acordo com normas internacionais e os resultados são corrigidos para uma mesma condição de pressão e temperatura, por isso é possível comparar motores diferentes pelos seus resultados.
Desconto na conta de luz da Cemig!















































