
Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, você acelera o carro, e ouve nitidamente um barulhinho metálico vindo do motor, um “toc- toc-toc”. Tira o pé do acelerador, ele desaparece. Pisa, lá está ele de novo! Este barulhinho é popularmente chamado de batida de pino, detonação ou grilo do motor.
Curiosamente, este barulhinho metálico não é de pino nenhum batendo em lugar nenhum. A batida de pino é , na verdade, uma combustão anormal da gasolina ou do etanol, e chamada tecnicamente de pré-ignição. Mas, o que provoca o “toc-toc-toc”?
É provocado por um choque de ondas dentro da câmara de combustão. A mistura ar-combustível começa a se queimar antes da faísca na vela, gerando uma onda magnética. A faísca gera uma segunda onda. O choque entre as duas resulta no barulho metálico, a batida de pino.
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O que provoca a batida de pino?
A batida de pino pode ser provocada por vários motivos. Um deles pode ser por depósito carbonífero na cabeça do pistão que, com a temperatura, se torna incandescente, exatamente como um pedacinho de carvão. E provoca a explosão antes do momento correto.
A batida de pino também pode ser causada por um excesso de aquecimento do motor. Ou um combustível de baixa octanagem que não resiste à elevada taxa de compressão.
Se o carro é flex, vale também a pena verificar a sonda lambda, um sensor no escapamento que “diz” para a central eletrônica do motor qual combustível está vindo do tanque (gasolina ou etanol). Com essa informação, a central ajusta o motor para o combustível.
A octanagem do etanol é muito maior que a da gasolina e, por isso, o ponto de ignição (faísca na vela) é diferente para os dois combustíveis. Se tiver gasolina no tanque, mas a sonda lambda informar à central que tem etanol, a regulagem da ignição estará fora do ponto. A faísca pode demorar muito e permitir a combustão espontânea da mistura. E tome o “toc-toc-toc”.
Consequências
A batida de pino é perigosa, pode danificar o motor, e deve ser evitado, pois, se permanecer muito tempo, pode derreter ou furar as cabeças dos pistões. E, nesse caso, só uma retífica para reparar o motor. Com elevados custos batendo direto no bolso do dono.
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