Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quem tem um automóvel sabe quando ele começa a dar sinais de defeito. Com o tempo de uso, o desgaste natural vem à tona e os primeiros sintomas são os ruídos no carro que indicam um problema em seu sistema mecânico.
Por mais que você esteja habituado a escutar os barulhos no interior do veículo, saber de onde ele vem não é tarefa fácil. Afinal, os automóveis contam com centenas de componentes e peças em sua estrutura.
Confira aqui uma lista com 6 ruídos para que você consiga identificar a raiz do problema e possa solucioná-lo.
-
Ronco
Parecido com o som de um ventilador elétrico, esse barulho, normalmente, se manifesta com o carro em movimento. Com sonoridade abafada e grave, pode ser ocasionado pela danificação dos rolamentos da roda.
Caso você não procure por manutenção, há chances de avarias e travamentos na ponta de eixo, o que pode elevar o preço do conserto, além de colocar sua vida em risco.
-
Estalos
Frequentes no câmbio ou no motor, os estalos, geralmente, ocorrem na hora de dar partida no automóvel, após engatar a marcha. Esse ruído pode apontar desgaste no coxim, componente fundamental para absorver as vibrações e manter o veículo no lugar.
Outra condição em que os estalos podem surgir é durante as manobras, que, na maioria das vezes, indica que a junta homocinética deve ser substituída.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
-
Grilo
Esse barulho irritante é emitido pela correia dentada no momento da partida ou na aceleração, apontando o ressecamento da peça. Nesse caso, você pode agir de duas formas: se o componente estiver dentro da validade, um spray lubrificante solucionará o problema do barulho. Porém, se esse não for o caso, troque a correia o quanto antes para não correr o risco de perder o motor.
-
Agudos
Alguns até dizem que os pneus cantam e esse som pode causar uma percepção falsa de que o carro está em alta velocidade em uma curva, por exemplo. Na verdade, isso mostra que o veículo está desalinhado. A solução é ir até uma oficina especializada.
-
Assovio
É muito comum escutar um assovio agudo ao pressionar o pedal de freio. A origem pode ser o atrito entre as peças ou o desgaste das pastilhas, problema que compromete o funcionamento do sistema de frenagem, aumentando o risco de colisões graves. Se essa avaria ocorrer em seu automóvel, leve-o até uma concessionária e veja se o defeito pode ser coberto pela garantia.
-
Batidas secas