Glauco Diniz Duarte – Porque motor diesel faz barulho
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o funcionamento correto de um veículo depende de uma série de fatores, desde a carroceria até as rodas. Porém, um dos mais importantes é a condição do motor, já que ele dá ao automóvel sua capacidade de movimentação. Em especial, podemos destacar o motor de arranque, uma peça de suma importância para o seu funcionamento.
Como o nome já deixa a entender, este motor, também chamado de “motor de partida”, é a peça que leva o motor principal a dar os seus primeiros giros. Isso dá início aos ciclos de combustão, o que faz o carro se movimentar. Sem ele, o processo não teria início, e o veículo não sairia do lugar.
Assim como qualquer outra peça, esse motor também pode sofrer com diversos defeitos ao longo de seu tempo de vida. Para evitar falhas mais graves, o melhor a fazer é realizar revisões regulares e ficar sempre atento a sinais de defeitos.
Quer entender melhor como esse componente funciona e como lidar com seus principais problemas? Então, acompanhe.
Saiba como funciona um motor de arranque
O motor de partida de um carro fica localizado dentro da caixa de marcha, entre o motor e o volante. Ele, na verdade, é uma invenção bem mais recente do que você pode imaginar. Nos primeiros carros inventados, não havia um método de partida prático, sendo necessário dar a partida manualmente com uma manivela.
Quando você gira a chave na ignição, este motor é acionado, criando um pequeno campo magnético. Isso faz com que os componentes comecem a girar e transmitir esse giro para as engrenagens do motor, e assim, ele dá a partida. Depois que a vela causa a primeira faísca na injeção de combustível, o motor de arranque para de funcionar e deixa o motor principal continuar trabalhando sozinho.
Saiba mais em https://turbobrasil.com.br
Conheça os 5 principais defeitos no motor de arranque
Como ele só é acionado quando o veículo dá a partida, o motor passa por muito pouca atividade durante seu tempo de vida, então raramente dá algum defeito. É mais comum encontrar problemas nele quando o veículo já é bem antigo.
Em todo caso, ainda é importante que você se atente aos primeiros sinais de defeito nesta peça e faça a manutenção necessária. Para isso, tente perceber os 5 defeitos mais comuns e como veja como você pode lidar com cada um deles.
-
Escovas
Pode ser que, enquanto você dá a partida no veículo, o giro inicial do motor de partida fique muito “pesado”, como se algo estivesse gerando atrito ou emperrando as engrenagens. Nesse caso, na ausência de outros sinais, é bem provável que você tenha um problema nas escovas do motor.
Como você já deve saber, as escovas são feitas de material leve e macio, para facilitar os giros. Porém, isso também significa que elas tendem a sofrer desgastes mais rapidamente do que outros componentes, requerendo um pouco mais de atenção e manutenção.
Felizmente, o trabalho aqui tende a ser rápido e barato, pois é uma peça fácil de substituir. Basta verificar o estado do equipamento e confirmar se ele é a causa do problema.
-
Automático de partida
Também chamado de “chave magnética”, o automático de partida é a peça do motor de arranque que gera o campo magnético que cria os primeiros giros. Quando ele apresenta algum defeito, é bem provável que o sistema não dê partida.
Um sintoma bem claro de que o automático está com defeito é quando, após girar a chave, tudo que você ouve é um estalo. Isso acontece porque o campo magnético é gerado, mas não é mantido, fazendo a peça bater e parar.
A única solução, infelizmente, é a troca. Não há como recuperar o componente depois que ele começa a fazer esses estalos.
-
Induzido
O induzido, por sua vez, é a peça que fica próxima ao bendix e à bobina. O que ela faz é, de forma simples, agir como condutor para a onda elétrica: assim, ela circula e faz os demais componentes trabalharem corretamente. Sem essa peça, essa corrente pode apresentar problemas.
As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.
Infelizmente, se o problema está no induzido, é provável que o aparelho como um todo já esteja muito danificado. É melhor fazer uma troca completa do que arriscar a aparição de novos defeitos.
-
Bendix
Também chamado de “pinhão”, ele é o componente do motor de arranque que transmite o giro do volante até o motor. Comparado às demais peças envolvidas na partida, é a que mais sofre pressão, então costuma ficar com defeito mais rapidamente.
Em geral, o sinal mais claro de que o bendix é a parte com problemas é quando você escuta um ruído bem alto, como uma serra motorizada. Isso geralmente acontece quando o bendix está fixado demais ao volante ou não se encaixa mais apropriadamente nas outras peças.
Lubrificação e limpeza podem ajudar a diminuir o desgaste e prolongar o tempo de vida do sistema. Porém, se já houver um defeito sério, você terá que substituí-lo também.
-
Ruídos ao ligar ou desligar