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Glauco Diniz Duarte – Como saber se o motor diesel está ruim

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Glauco Diniz Duarte – Como saber se o motor diesel está ruim

Glauco Diniz Duarte – Como saber se o motor diesel está ruim

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os injetores de combustível são um componente de gerenciamento do motor que é encontrado na grande maioria dos veículos. Eles são parte do sistema de combustível do veículo e atuam como os bicos que lançam o combustível no motor. Eles são controlados pelo computador do motor e operam pulverizando o combustível em padrões específicos e em intervalos de tempo específicos que otimizam o desempenho do motor. Eles são encontrados na grande maioria dos veículos de uma forma ou de outra. Como eles são uma parte do sistema de combustível, qualquer problema com os injetores de combustível pode causar todos os tipos de problemas de desempenho do motor, que às vezes podem até tornar o veículo impossível de dirigir. Normalmente, um injetor de combustível ruim ou com defeito produzirá alguns sintomas que podem alertar o motorista sobre um possível problema

Sintomas de bico injetor com problemas: falha de ignição e menor desempenho

Um dos sintomas mais comuns de um possível problema com um injetor de combustível são os problemas de desempenho do motor. Se algum dos injetores de combustível do veículo tiver um problema, a taxa de combustível em relação ao ar do motor será afetada, o que pode resultar em problemas de desempenho. Um injetor de combustível defeituoso pode fazer com que o veículo sofra falhas de ignição, perda de potência e aceleração, redução na eficiência de combustível e, em casos graves, pode causar paradas ou impedir a operação do motor.

Uma restrição de apenas 8% a 10% em um único injetor de combustível pode diminuir a mistura de combustível e causar uma falha de ignição. Quando isso ocorre, o oxigênio não queimado entra na exaustão e faz com que o sensor de O2 leia que a mistura está pobre. Em sistemas mais antigos que disparam os injetores simultaneamente, o computador compensa aumentando o tempo “ligado” de todos os injetores, o que pode criar uma condição de combustível excessivamente rico nos outros cilindros. Injetores de combustível diretos são mais sensíveis a restrições por causa da quantidade precisa de combustível que injetam na câmara de combustão.

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Sintomas de bico injetor entupido: cheiro de combustível

Outro sintoma comum de um possível problema com um injetor de combustível é um cheiro de combustível. Os injetores possuem altas pressões que, com o tempo, podem fazer com que vazem no bocal ou na vedação localizada na ponta do injetor. Um injetor com vazamento consumirá combustível em excesso na câmara de combustão do motor, enquanto um selo com vazamento vazará combustível na base do injetor. Ambos podem afetar o desempenho do motor, especificamente a eficiência de combustível, e ambos geralmente produzem um cheiro perceptível de combustível. Qualquer tipo de cheiro de combustível deve ser tratado o mais rapidamente possível afim de evitar que eles se tornem um risco potencial de segurança. O bico injetor entupido pode acabar vazando também por conta da alta pressão.

Problemas no bico injetor: luz da injeção

Outro sintoma de um possível problema com um injetor de combustível é uma luz de verificação do motor. Se algum dos injetores de combustível ficar entupido e causar uma falha de ignição, ou tiver um problema elétrico, o computador acionará a luz de injeção para alertar o motorista sobre o problema. A luz também pode ser ativada por uma grande variedade de outros problemas de gerenciamento do motor, portanto, ter o computador escaneado para códigos de problema é altamente recomendado.

Sintomas de problemas no bico injetor: problemas no turbo

Nos motores turbinados, os injetores sujos podem ter um efeito perigoso que pode levar à detonação prejudicial ao motor. Quando o motor está sob impulso e a uma rotação mais alta, ele precisa de todo o combustível que os injetores podem fornecer. Se os injetores estiverem sujos e não puderem acompanhar as demandas do motor, a mistura de combustível vai mudar, causando a detonação. A mistura errada pode causar temperaturas de exaustão mais altas do que o normal e falhas no turbo.

Sintomas de problemas nos bicos injetores: calor depositado

Quando o motor é desligado, os injetores passam por absorção de calor. O resíduo de combustível evapora nos bicos injetores, deixando as olefinas cerosas para trás. Como o motor está desligado, não há fluxo de ar de resfriamento movendo-se através das portas e nenhum combustível circula pelos injetores para removê-lo; assim, o calor cozinha as as olefinas em depósitos de verniz endurecidos. Com o tempo, esses depósitos podem acumular e entupir os injetores. Mesmo se um veículo tiver baixa quilometragem, ciclos curtos de acionamento e maiores absorções de calor podem entupir o injetor.

Como a formação desses depósitos é uma consequência normal da operação do motor, os aditivos são adicionados à gasolina para ajudar a manter os injetores limpos. Mas se um veículo é usado principalmente para a condução de curta duração, os depósitos podem acumular-se mais rapidamente do que os aditivos podem lavá-los. Nos motores de quatro cilindros, os injetores nº 2 e nº 3 estão no local mais quente e tendem a entupir mais rápido que os injetores finais nos cilindros nº 1 e nº 4. O mesmo se aplica aos injetores nos cilindros centrais em motores de seis e oito cilindros. Quanto mais quente o local, mais vulnerável o injetor é a esse tipo de entupimento. Os injetores do corpo do acelerador são menos vulneráveis ​​ao calor por causa de sua localização acima do coletor de admissão.

A impregnação por calor pode afetar os injetores de injeção direta devido à sua colocação na cabeça do cilindro. Mesmo com as pressões mais altas, os orifícios podem ficar entupidos com o tempo.

Sintomas de problemas nos bicos injetores: curvas de calibração

As curvas de calibração de combustível no PowerMain Control Module (PCM) são baseadas em testes do fabricante usando um novo motor. A pressão do combustível está dentro de um intervalo especificado para esse motor, e os injetores estão limpos e novos. As estratégias de controle de combustível adaptáveis ​​integradas do PCM permitem ajustar compensações de combustível de curto e longo prazo para compensar variações na pressão do combustível e na entrega de combustível para manter a relação ar / combustível correta, mas apenas dentro de certos limites.

O PCM pode não ser capaz de aumentar a duração do injetor o suficiente para compensar a diferença se um injetor fica entupido com depósitos de verniz de combustível e não consegue fornecer sua dose normal de combustível quando está energizado; ou a pressão do combustível para o injetor cai abaixo das especificações por causa de uma bomba de combustível fraca, filtro de combustível entupido ou regulador de pressão de combustível com vazamento.

Isso pode deixar a mistura ar / combustível muito pobre, fazendo com que o cilindro não ative a ignição.

Sintomas de bico injetor entupido ou com problemas: resistência

O solenoide na parte superior do injetor cria um campo magnético que puxa o pino injetor quando o injetor é energizado. O campo magnético deve ser forte o suficiente para superar a pressão da mola e a pressão do combustível acima do pino, caso contrário o injetor pode não abrir completamente. Calções, abertura ou resistência excessiva no solenoide do injetor também podem causar problemas.

Normalmente, os solenoides geralmente tem um curto internamente quando os injetores falham, o que causa uma queda na resistência. Se a especificação exigir 3 ohms, por exemplo, e um injetor medir apenas 1 ohm, ele puxará mais corrente do que os outros injetores. Muito fluxo de corrente para um injetor pode causar o desligamento do circuito do acionador do injetor PCM, eliminando quaisquer outros injetores que também compartilhem o mesmo circuito de acionamento. Uma maneira de verificar os injetores é com um ohmímetro, presente nos multímetros também.

Sintomas de problemas no bico injetor: teste

Se você suspeitar que um injetor está entupido ou com defeito, um teste de equilíbrio do injetor pode isolar o injetor defeituoso. As ferramentas de varredura que podem desativar os injetores podem isolar um injetor para diagnósticos. A queda de rpm do motor pode não ser um método de diagnóstico eficaz ao realizar um teste de equilíbrio do cilindro onde um injetor é desativado.

Um método mais eficaz é observar as mudanças de voltagem do sensor de O2. Injetores com vazamento e alguns injetores desligados podem ser perdidos mesmo quando um injetor está desativado. Outros problemas com o sistema de ignição e componentes mecânicos também podem não mostrar uma perda de rpm quando um injetor é desligado. Se um injetor estiver bom, a voltagem do sensor de O2 cairá para ou abaixo de 100mV. Se o problema for um injetor fechado ou desligado, o ajuste de combustível a longo prazo pode ter compensado o suficiente para que a tensão não mude.

Outro teste eficaz é medir a perda de pressão no trilho de combustível quando cada injetor é acionado e pulsa por um determinado período de tempo. Use um testador eletrônico de pulsos de injetor para isso. À medida que cada injetor é energizado, um medidor de pressão de combustível é observado para monitorar a queda na pressão do combustível. Os conectores elétricos para os outros injetores são removidos, isolando o injetor sendo testado. A diferença entre a leitura máxima e mínima é a queda de pressão.

Idealmente, cada injetor deve baixar a mesma quantidade quando aberto. Uma variação de 1,5 a 2 psi ou mais é motivo de preocupação. Nenhuma queda de pressão, ou uma queda de pressão muito baixa, é um sinal de que o orifício ou a ponta estão restritos. Uma queda de pressão maior do que o normal indica uma condição rica que pode ser causada por um êmbolo emperrado ou por um bico gasto. Pode ser necessária a remoção dos bicos injetores para esse teste.

Falta de manutenção dos bicos injetores

Se um proprietário negligenciou serviços de manutenção, como trocas de óleo e substituição de filtros, é provável que os injetores de combustível sofram. Não trocar o óleo em um motor com injeção direta de combustível pode resultar em um lóbulo do eixo de comando da bomba de combustível gasto, além de diversos outros problemas.

Quando substituir o bico injetor?

Durante sua evolução, o injetor de combustível passou do coletor de admissão para a câmara de combustão. Isso os tornou mais precisos na distribuição de combustível. Se essa precisão for eliminada por restrições, problemas elétricos ou problemas de combustível, isso pode causar problemas de dirigibilidade, e torna necessária a sua substituição.

Devido ao seu papel como os bicos que fornecem o combustível que permite que o motor funcione, os injetores de combustível são um componente muito importante para a operação geral e dirigibilidade do veículo. Se o seu veículo exibir algum dos sintomas acima, ou suspeitar que o seu veículo possa estar tendo problemas com um dos injetores de combustível, faça com que o veículo seja diagnosticado por um técnico profissional e veja se a troca é necessária, ou se uma limpeza dos bicos injetores pode fazer o serviço.

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