Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte – Unidade injetora Caterpillar

motor-turbo-3-300x229
Glauco Diniz Duarte – Unidade injetora Caterpillar

Glauco Diniz Duarte – Unidade injetora Caterpillar

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o Diesel, usado em larga escala na área automotiva pesada, é um combustível oleoso obtido a partir do refino do petróleo e possui uma composição complexa, tendo hidrocarbonetos e compostos orgânicos como nitrogênio, oxigênio e enxofre. Dentre todos os produtos oriundos do petróleo, o Diesel é que se encontra em maior abundância.

O óleo Diesel tem aspecto límpido, sua toxicidade é considerada média e não apresenta resíduos sólidos em suspensão na sua composição. Além disso, é um líquido volátil, e inflamável.

No Brasil a utilização do óleo Diesel é direcionada em sua maioria para o transporte de carregamentos, com caminhões, ônibus, furgões, utilitários e etc. Seu uso também pode ser industrial, usado em geradores elétricos ou para caldeiras de aquecimento e pequenas embarcações.

Sistema de injeção diesel

O sistema de injeção Diesel, assim como o de gasolina, permite dosar a quantidade exata de combustível para cada momento de serviço do motor, sendo comandado por uma unidade de comando que processa diversos parâmetros do motor e do meio ambiente. Assim, o sistema garante maior eficiência, menor consumo de combustível e emissões de poluentes. Como o Diesel é mais poluente que outros combustíveis, as inovações tecnológicas são constantes a fim de se adequar as exigentes normas regulamentadoras de emissões no mundo inteiro.

O motor Diesel, comparado ao de gasolina, é mais robusto e tem maior durabilidade tornando sua manutenção mais complexa. Por isso, estes motores têm algumas diferenças comparados aos motores movidos a outros tipos de combustível:

O ar e o combustível são comprimidos na câmara de combustão a 800°C e não necessitam de centelha para a explosão, já que o diesel inflama com a pressão formada. Neste caso, é usada apenas uma vela de aquecimento.

Diferente do motor a gasolina que admite ar/combustível, o motor a Diesel admite somente ar. Na fase de compressão, o ar é comprimido e sua temperatura se eleva consideravelmente, assim quando o pistão chega quase no PMS, o Diesel é injetado a uma alta pressão (200 bar em média) e se inflama instantaneamente.

Os motores a Diesel necessitam de menos rotações do motor (RPM) do que os veículos a gasolina. Por isso, apresentam maior durabilidade. O curso dos pistões é maior e o impacto da explosão é muito menor comparado aos motores a gasolina.

Saiba mais em https://turbobrasil.com.br

Tipos de Unidades Injetoras

Vamos entender os tipos de injetoras diesel.

UP – Unidade de Pressão

Neste sistema cada cilindro possui uma bomba de alta pressão conectada ao seu respectivo injetor. A bomba é acionada pelo eixo do comando de válvulas e tem a função de comprimir o combustível e envia-lo ao injetor, comandados pela central de injeção.

A unidade de comando calcula a quantidade e o tempo de injeção do Diesel, conforme as condições de rotação e carga exigidas, certificando-se de que o motor funcione melhor em qualquer situação.

EUI – Unidade Injetora

O sistema de unidade injetora UI consegue integrar tanto a bomba de alta pressão como o injetor em uma só unidade em cada cilindro do motor. A unidade injetora substitui os sistemas convencionais que utilizam tubos de alta pressão de combustível, possibilitando valores de pressão elevados.

As unidades são montadas no cabeçote, e a injeção do Diesel é controlada por uma eletroválvula que responde aos comandos da central de injeção (ECU), que determina o melhor momento e o volume adequado de combustível que será injetado conforme as condições de funcionamento.

HEUI – Unidade Injetora com acionamento hidráulico

Este sistema possui uma característica importante, seus injetores-bomba estão alojados no cabeçote e possuem um sistema hidráulico de acionamento que utiliza como elemento de ação o óleo do motor em uma galeria de alta pressão.

A bomba hidráulica é alimentada a uma pressão de lubrificação de aproximadamente 45 psi, podendo chegar 3700 psi de forma variável. As unidades injetoras trabalham conforma ordens diretas da ECU que recolhe os dados de sensores e dosa o volume necessário de combustível. Essa tecnologia foi criada pela Caterpillar e é utilizada em motores como o C9, C7 e 3126B.

Sistema Common Rail de Injeção eletrônica diesel

O sistema Commom Rail é o sucessor do sistema HEUI e é atualmente o sistema mais avançado de injeção eletrônica diesel. Ele funciona de forma que a geração de pressão e a injeção de combustível atuem de forma separada, ou seja, a pressão formada pela bomba está disponível para todos os injetores através de um tubo chamado Rail.

A pressão é controlada independentemente da rotação do motor pela ECU que reúne dados de diversos sensores instalados no motor, garantindo desempenho e eficiência, além de baixo ruído e menor emissão de poluentes comparada aos outros sistemas.

Como a unidade do motor controla eletronicamente a abertura dos injetores, possibilita a realização de injeções múltiplas em um mesmo ciclo, pré-injeção, injeção principal, pós-injeção. Este sistema é utilizado por praticamente todas as montadoras.

Nos manuais de injeção eletrônica Diesel, encontrados no Simplo, podemos encontrar o esquema elétrico com descrições e testes do sistema Denso i-ART Toyota, utilizado nos modelos Hilux a partir de 2012, que usaremos como demonstração para melhor entendimento.

Além disso, o manual Diesel possui quase todos os sistemas de injeção eletrônica diesel existentes no mercado, com diagramas elétricos, descrições de funcionamento e testes de sensores e atuadores.

A Hilux com sistema Denso i-ART, caracteriza-se por um conjunto de injetores complexos, onde um sensor de pressão em miniatura se encontra em cada injetor monitorando a atividade de injeção.

A injeção de Diesel ocorre até 1.000 vezes por segundo, então o sistema i-ART consegue medir com precisão a flutuação de pressão e temperatura do combustível individualmente para proporcionar um controle ideal de quantidade e sincronismo de injeção. No capítulo encontrado no manual Simplo, temos a descrição de funcionamento e operação desse sistema.

Descrição dos injetores i-ART

Este manual descreve os injetores CRS i-ART.

Tecnologia de precisão inteligente.

Novos itens que foram alterados em relação a Hilux convencional (motor KD) estão listados abaixo.

  • Os recém projetados injetores piezo G3Pi com sensor de pressão embutido i-ART (e temperatura do combustível com função medidora).

  • A pressão do sistema: pressão máxima aumentou de 180 Mpa a 200 Mpa

  • Filtros de separação de umidade eficientes com camada dupla redundante.

  • Não está mais presente o sensor de temperatura do combustível da bomba de abastecimento

  • Não está mais presente o sensor de pressão do rail.

O CRS i-ART está configurado como se mostra na figura abaixo.

Retorna da bomba de alta pressão: 1,1 Mpa
Alimentação do sistema de injeção pela bomba de alta pressão: 200 Mpa

O sistema i-ART tem sensores de pressão construídos dentro dos piezo injetores. O i-ART detecta a variação de pressão e temperatura de combustível para cada cilindro, proporcionando um retorno para o ECU para controlar a taxa de injeção para o valor ideal.

O sistema de constituição dos piezo injetores pode ser visto na figura abaixo.

Operação dos injetores i-ART

Válvula injetora fechada:

Quando a tensão não é aplicada à pilha piezo elétrica, a pressão na câmara de controle e na parte inferior na agulha do bico é igual a do combustível no rail. A agulha do bico permanece fechada devido a diferença na área de superfície exposta à pressão entre a câmara de controle e na parte inferior da boca da agulha. Portanto, a injeção não é realizada.

Injeção:

Quando a tensão é aplicada à pilha piezo, a pilha se expande. A transmissão de poder de atuação do pistão de grande diâmetro ao pequeno diâmetro do êmbolo expande o deslocamento da pilha piezo e empurra a válvula de controle para baixo, abrindo o assento superior e fechando o assento inferior.

Como resultado, o combustível é descarregado a partir da câmara de controle para o trajeto de fuga através do orifício A, e a pressão da câmara de controle diminui. Uma vez que a pressão na parte inferior do bico da agulha torna-se maior do que a do controle da câmara, a agulha do bico é empurrada para cima e a injeção começa.

Injeção completa

Quando a tensão aplicada a pilha piezo elétrica é removida, a pilha encolhe, e tanto o pistão de grande e pequeno diâmetro, assim como o aumento da válvula de controle se recolhem. Além disso, o assento superior fecha. Como resultado, um caminho de combustível para a câmara de controle abre, e a pressão do combustível na câmara de controle retorna rapidamente à mesma pressão que o Rail. Portanto, a agulha do bico é empurrada para baixo, e a injeção de combustível para.

Desconto na conta de luz da Cemig!

IMG_5575-300x200
Glauco Diniz Duarte – Unidade injetora Caterpillar
anima
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo-300x132
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Tonucci2
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara-do-Galo-Máscara-Atlético-Mineiro-Oficial-300x160
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto-Energia-Elétrica-300x243
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto-Conta-de-Luz-300x300
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig-BH-201x300
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE-energias-renováveis-solar-e-eólica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo-Brasil-Comércio-e-remanufatura-de-sistemas-de-injeção-diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC-Incorporações-e-Construções-300x130
TBIC Incorporações e Construções
Hotel-Corumbau-Jocotoka-Bahia-2-300x170
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco-Diniz-Duarte-1
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-2
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-3
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-4
Glauco Diniz Duarte
glauco-diniz-duarte-196
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-6
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-7
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-8
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-9
Glauco Diniz Duarte
Glauco-Diniz-Duarte-10
Glauco Diniz Duarte
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-1-300x166
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos-e-lotes-a-venda-em-corumbau-sul-da-Bahia-2-300x202
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Anúncio-Site-Revista-Exclusive-2-300x38
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Alysson-300x146
Dentista Dr. Alysson Resende
nexo
Academia Exito
Go-Fit-Sports-atividades-físicas-no-seu-condomínio-300x148
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia-Êxito-unidade-castelo-BH-300x231
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia-Êxito-unidade-Ponte-Nova-300x140
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr.-Alysson-Resende-Invisalign-Doctor-Diamond-Emerald-Ortodontia-e-ortopedia-Facial-Dentista-de-BH-283x300
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign-Ortodontista-Credenciado-Dr.-Alysson-Resende-odontologia-300x293
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES-DE-PORCELANA-DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia-Vila-Rica-Belo-Horizonte-1
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço-Fitness-Aacademia-da-família-300x138
Espaço Fitness – A academia da família
ED-Amorim-Coquetelaria-Gastronomia-Viagens-e-Hotéis-1-300x70
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search-Engine-Optimization-Seo-Muniz-300x133
Search Engine Optimization – Seo Muniz
espaco-fitness-novo-300x146
Academia em Belo Horizonte
Academia-e-Estudio-Fitburn-Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Advogados-GGS-ADV-–-Geraldo-Gonçalves-Sociedade-de-Advogados-em-BH-300x300
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados-GGS-ADV-em-BH
Advogados GGS ADV em BH
Jornal-on-line-BH-Mercado-Comum-300x75
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel-de-temporada-weekends-300x215
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL-BH-Camara-de-Dirigentes-Lojistas-de-Belo-Horizonte-300x169
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio-em-Ação-Dicas-para-seu-negócio-vender-mais-e-melhor-CDL-BH-300x70
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Salve-o-Sindico-Pesquise-e-Encontre-Prestadores-de-Servicos-para-o-seu-condominio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super-Blend-suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ
CO2R-O-Token-de-Crédito-de-Carbono-em-Blockchain
CO2R – O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
Curso Futebol Felipe Ximenes
Curso-Futebol-Felipe-Ximenes-300x143
Curso Futebol Felipe Ximenes

futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas? O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?

A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.

Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.

Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.

Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.

https://bit.ly/PreVendaCurso

Captura-de-Tela-2022-05-11-a%CC%80s-19.17.01
Curso Futebol Felipe Ximenes

Captura-de-Tela-2022-05-11-a%CC%80s-19.17.10
Curso Treinador de Futebol: Felipe Ximenes
Curso Técnico Futebol
Curso-Tecnico-Futebol-300x143
Curso Técnico Futebol

futebol é apenas o que acontece nas 4 linhas?
O quão profundo é este esporte tão difundido mundialmente?

A gestão está no dia-a-dia de nossas vidas e no futebol não é diferente.
Muitas vezes não vemos a complexidade que abrange este jogo tão apaixonante e fazemos análises pouco valiosas.

Saber gerir é imprescindível em qualquer cenário, dentro e fora do esporte, e entender o processo de gestão requer experiência.

Por isso, no Curso Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função, Felipe Ximenes transmite toda a experiência de mais de 30 anos de vida dedicados ao esporte e a gestão.
Tudo isso dividido em 15 módulos gravados e também em aulas ao vivo semanais, com debates e troca de depoimentos.

Faça parte da Turma 011 e integre a Comunidade FX. Clique no Link abaixo e use o cupom (40PREVENDA) para obter mais de 40% de desconto.

https://bit.ly/PreVendaCurso

Captura-de-Tela-2022-05-11-a%CC%80s-19.17.01
Curso Futebol Felipe Ximenes

Captura-de-Tela-2022-05-11-a%CC%80s-19.17.10
Curso Treinador de Futebol: Felipe Ximenes
Curso Treinador Futebol
Curso-Treinador-Futebol-300x143
Curso Treinador Futebol

futebol observado a partir da visão de quem o viveu na prática. A gestão praticada por quem viveu no mundo do futebol.

O curso “Gestor de Futebol: Os Desafios de uma Função” está lançando sua Turma 011.

Desenvolvido por Felipe Ximenes, o curso já conta com 10 turmas anteriores que formam a Comunidade FX e traz consigo as relações humanas como fator essencial.

Se trata de um curso com uma relação longe de ser “fria”.
Além de 15 módulos gravados, a cada semana ocorrem aulas ao vivo em que todos podem contribuir e sanar dúvidas.

A profundidade do curso coloca em destaque o gestor do futuro, seja no futebol, numa empresa ou na vida.

E suscita uma visão crítica e abrangente acerca de si mesmo e do ambiente a sua volta.

O lema é visto na prática: NADA SERÁ COMO ANTES!

Inscreva-se com mais de 40% de desconto utilizando o cupom (40PREVENDA).

Clique no link: https://bit.ly/PreVendaCurso

Captura-de-Tela-2022-05-11-a%CC%80s-19.17.01
Curso Futebol Felipe Ximenes

Captura-de-Tela-2022-05-11-a%CC%80s-19.17.10
Curso Treinador de Futebol: Felipe Ximenes
SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112