Glauco Diniz Duarte – Motor diesel gira, mas não pega
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quando o motor dá partida, mas não liga nem funciona, isso pode significar problemas para produzir faísca, obter combustível ou criar compressão. As causas mais comuns estão na ignição (por exemplo, uma bobina de ignição ruim) ou no sistema de combustível (por exemplo, um filtro de combustível entupido). No entanto, a fonte também pode ser uma falha mecânica (por exemplo, uma válvula com vazamento) ou componentes defeituosos em outros sistemas.
O que significa quando o motor dá partida, mas não pega?
O que “dar partida, mas não pegar” geralmente não significa é um problema com o motor de partida. Se o motor der partida normalmente, você não terá um problema de partida. Se não estiver dando partida corretamente (o motor gira lentamente ou não gira, ou você ouve ruídos estranhos ou nada ao tentar dar partida no motor), é hora de verificar outros componentes.
Faça o que fizer, evite ligar o motor repetidamente com a esperança de que o motor seja acionado. Você pode esgotar a bateria e danificar o motor de partida no processo. Em vez disso, tente usar a carga restante na bateria para localizar a falha.
Este guia fornecerá seis coisas rápidas que você pode verificar e, em seguida, três sistemas para solucionar problemas – a faísca, o combustível, a compressão – usando alguns diagnósticos simples e rápidos. Em seguida, para obter mais ajuda, você verá uma lista de componentes em sistemas relacionados que podem ser associados a uma condição de não pegar.
Carro dá partida mas não liga: verificações rápidas
Verifique, primeiramente, se há combustível no tanque. O computador em veículos modernos monitora e controla um bom número de sensores e atuadores. Examine a memória do computador em busca de códigos de problemas antes de fazer qualquer outra coisa. Mesmo que a luz do mecanismo de verificação não acenda, você pode encontrar um código pendente que pode orientá-lo em seu diagnóstico.
Uma leitura falsa ou falta de leitura de sensores como o sensor de posição do virabrequim (CKP) ou sensor de posição do eixo de cames (CPS) pode impedir o arranque do motor. Além disso, um sensor de posição do acelerador ruim (TPS) pode cortar a faísca nos cilindros.
Se o motor der partida devagar, você pode estar lidando com uma bateria descarregada, terminais soltos ou corroídos da bateria ou fios do sistema de partida
Se o motor não der partida, ou emitir um ruído incomum ao dar partida, você pode ter um problema no sistema de partida.
O sistema de segurança do carro pode ter cometido um erro que desativou o sistema de combustível ou ignição ou o chip da chave pode ter falhado. Para solucionar problemas de um sistema de segurança interno, consulte o manual do proprietário do carro ou a loja que instalou o sistema de alarme.
Verifique se há um fusível queimado que possa estar impedindo o funcionamento correto de um circuito, como a injeção de combustível ou o sistema de computador.
O que pode ser quando o carro não pega: Faísca, Combustível, Compressão
Para operar com eficiência, um motor a gasolina de combustão interna precisa de uma boa centelha, a quantidade certa de combustível e uma boa compressão (uma condição mecânica saudável). A falta de qualquer uma dessas três coisas impedirá a partida do seu motor.
Portanto, as próximas três seções listarão uma série de etapas para ajudá-lo a descobrir se seu motor está com falta de faísca adequada, se não está recebendo combustível suficiente ou se a compressão é muito baixa.
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Você tem faísca?
Primeiro, você deseja verificar se uma boa faísca está atingindo os cilindros. Você pode fazer esse teste sem um testador de faísca, mas é melhor usá-lo, porque uma faísca fraca e uma faísca ausente podem impedir a partida do motor. Se possível, use um testador ajustável para poder testar faíscas de 40KV, 30KV e 10KV.
Selecione uma vela de ignição de fácil acesso e desconecte o fio da vela de ignição, ou o fio da bobina ou a bobina do bujão (COP).
Defina o testador de faísca para 40KV e conecte-o no final do fio da vela ou do fio da bobina. Enganche o testador de faísca no terra do motor. Para aterrar o testador, use um suporte ou parafuso não pintado no motor. NOTA: Se você não estiver usando um testador de faísca, pegue o fio com um alicate isolado e coloque a ponta do fio cerca de meia polegada no chão (bloco do motor, suporte, cabeça do cilindro). Você ainda precisa de um ajudante para dar partida no motor para você. O restante do teste é o mesmo. Você poderá testar a presença de faísca, mas não sua força.
Enquanto assiste ao testador de faísca, peça a um assistente para ligar o motor.
Você verá uma faísca brilhante pulando a lacuna no testador de faíscas.
Se você não vir uma faísca, repita o teste. Desta vez, ajuste o testador de centelha para 30KV. Se você ainda não encontrar uma faísca, repita o teste e ajuste o testador para 10KV. Se desta vez você vê uma faísca ou nenhuma faísca, há um problema no sistema de ignição. Consulte o manual de reparo do veículo para o seu modelo específico para diagnóstico adicional. Dependendo do seu modelo específico, você pode ter um problema com uma bobina de ignição, distribuidor, módulo de ignição, dispositivo de ignição ou algum outro componente relacionado.
Outras verificações que você deve fazer:
Em sistemas com distribuidor: verifique se a tampa do distribuidor não está solta; inspecione a tampa do distribuidor quanto a umidade, rachaduras, traços de carbono ou outros danos; pode haver componentes defeituosos no distribuidor.
Se você não substituir os cabos da vela de ignição por mais de três anos, poderá estar desgastado.
Além disso, verifique o manual do proprietário do carro ou o manual de reparo do veículo para a programação do intervalo das velas de ignição. Pode ser necessário fazer manutenção (verificação e ajuste de folga) ou substituir os plugues.
Se você instalou novas velas de ignição e seu carro recusou-se a dar partida logo em seguida, verifique se você instalou as velas corretas para o modelo do seu veículo e se as velas estão com a folga correta. Use um medidor de apalpador para verificar e ajustar o espaço.
O combustível está atingindo os cilindros?
Após verificar a faísca, é necessário verificar se o motor está recebendo combustível.
Para verificar um sistema de injeção do corpo do carburador ou do acelerador (TBI):
Retire a tampa da caixa do filtro de ar e abra a placa do acelerador (carburador). Nos sistemas TBI, observe o injetor de combustível.
Peça a um assistente para dar partida no motor e ver se o combustível está sendo alimentado na unidade.
Se você não vê o combustível sendo injetado, seu problema está no sistema de combustível. Certifique-se do seguinte:
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você tem combustível suficiente no tanque,
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a bomba de combustível está funcionando,
-
o filtro de combustível não está entupido (consulte o manual do proprietário do carro ou o manual de reparo para obter as instruções),
-
o regulador de pressão do combustível está funcionando corretamente;
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os injetores de combustível não estão entupidos.
Para verificar um sistema de injeção múltipla de combustível:
Primeiro verifique se a bomba de combustível está funcionando. Remova momentaneamente a tampa do depósito de combustível.
Peça a um assistente que gire a chave de ignição para a posição Ligado, mas não ligue o motor.
Enquanto seu assistente gira a chave, ouça atentamente através do gargalo do tanque de combustível. Você deve ouvir o zumbido do motor da bomba de combustível sendo energizado por dois ou três segundos. Se você ouvir o som, pelo menos sabe que a bomba está recebendo energia; Continue com o próximo passo. Caso contrário, você pode estar lidando com uma bomba ou relé de combustível com defeito, um fusível queimado, uma abertura elétrica ou outro problema no circuito da bomba de combustível.
-
Desconecte o conjunto do filtro de ar do corpo da borboleta.
-
Abra a placa do acelerador e pulverize um pouco de fluido de partida no corpo do acelerador.
-
Dê partida no motor.
Se o motor ainda não parece querer iniciar, provavelmente o combustível está entrando nos cilindros e seus problemas estão em outro lugar. No entanto, se o motor funcionar momentaneamente e morrer, o problema é que o combustível não está chegando aos cilindros. Verifique se há um filtro de combustível entupido ou se um regulador de pressão de combustível está ruim. Consulte o manual de reparo do veículo, se necessário.
Se a linha de combustível que chega aos injetores de combustível tiver uma porta de teste (válvula Schrader – uma válvula semelhante à dos seus pneus), use uma pequena chave de fenda para pressionar a válvula. Esteja pronto com um pano para pegar o combustível.
Gire a chave de ignição para a posição Ligado por dois ou três segundos e depois desligue-a. Repita o passo mais duas vezes para preparar a linha com combustível.
Em seguida, pressione a válvula com a chave de fenda enquanto apanha o combustível com o pano da loja. O combustível deve esguichar através da válvula. Em vez disso, se um drible de combustível sair ou não houver combustível, verifique se há um filtro de combustível entupido, uma bomba de combustível com defeito ou um regulador de pressão de vazamento.
Se o combustível derrapar através da válvula, conecte um medidor de pressão de combustível à válvula de ajuste de teste e gire a chave de ignição para a posição Ligado e leia o medidor. Depois, peça a um assistente que ligue o motor e leia o medidor.
Compare suas leituras do manômetro com a especificação de pressão listada no manual de reparo do veículo.
Se a pressão for menor do que a especificada, o problema está no sistema de combustível, possivelmente uma bomba de combustível com defeito, filtro de combustível entupido ou regulador de pressão de combustível ruim. Desconecte a mangueira de vácuo da parte superior do regulador de pressão de combustível. Se a linha estiver molhada e cheirar a combustível, substitua o regulador de pressão do combustível.
Se a pressão estiver dentro das especificações, você pode desconectar um conector elétrico do injetor de combustível e conectar uma luz indicadora ao conector do chicote (você pode emprestar um conjunto de luzes indicadoras da loja de autopeças local).
Peça ao seu assistente para dar partida no motor, enquanto você assiste a luz do indicador.
Se a luz indicadora de piscar enquanto o motor estiver sendo acionado, você pode pelo menos assumir que os injetores estão recebendo o sinal de pulso do computador. Caso contrário, é necessário verificar se há um fusível queimado ou um relé com defeito no sistema de injeção de combustível, um problema no controle do computador ou problemas nos sensores de entrada (por exemplo, os sensores de posição). Examine o seu computador quanto a códigos de problemas. Consulte a lista de componentes relacionados abaixo.
Alguns carros desligam automaticamente a bomba de combustível após um acidente
Alguns modelos, como muitos veículos Ford, possuem um interruptor de bomba de combustível (interruptor de inércia), que corta automaticamente a energia da bomba de combustível quando envolvido em um acidente. Se o seu motor se recusar a dar partida após um acidente ou após um veículo atingir o seu em um estacionamento, verifique se há um interruptor de inércia. O interruptor ajuda a impedir que seu carro pegue fogo se ocorrer um acidente. Verifique o manual do proprietário do carro ou o manual de reparo do veículo para localizar o interruptor. Você pode pressionar o botão novamente manualmente.
Você tem compressão adequada?
A compressão no cilindro aquece a mistura ar-combustível e ajuda a faísca a inflamar a mistura para que a combustão ocorra. Durante o processo de combustão, no entanto, não deve haver vazamentos de ar. Caso contrário, o cilindro terá combustão fraca ou isso não acontecerá.
A fonte mais comum de vazamento de ar (combustão) é uma correia ou corrente de distribuição pulada que permite que o ar escape através de uma válvula; isso também pode acontecer devido a uma válvula queimada, anéis de compressão desgastados ou uma junta de cabeça queimada.
Uma correia dentada ou corrente sincroniza a árvore de cames com a rotação da cambota. Após quilômetros de serviço, ele se desgasta, fica danificado ou quebra. Portanto, os fabricantes de automóveis sugerem a substituição de uma correia dentada a cada cinco anos. Uma corrente de temporização pode ter um intervalo de agendamento de serviço mais amplo. Substituir a correia ou a corrente no intervalo sugerido pode evitar sérios problemas mecânicos no motor.
Em alguns modelos de veículos, é fácil remover a tampa de distribuição para verificar se a correia ou a corrente ainda está no lugar. Se for, você poderá inspecionar visualmente a condição da correia ou da corrente e depois verificar se não saltou. Siga as instruções no manual de reparo do veículo.
Da mesma forma, você pode verificar a pressão de compressão usando um medidor de compressão. Se você possui um motor a gasolina, aparafusa o medidor em um orifício da vela de ignição; em motores a diesel, parafuse o medidor no lugar de uma vela incandescente ou um bico injetor. Siga as instruções no manual de reparo do veículo.
A compressão do motor a gasolina varia de 130 a 180 libras por polegada quadrada (psi); a compressão do motor diesel pode variar de 250 a 400 psi.
Outros componentes que podem causar uma condição de motor dar partida mas não ligar
Falhas em outros sistemas, não apenas problemas de ignição, combustível ou compressão, podem impedir a partida do motor. Um componente do sistema pode estar com defeito ou pode haver um problema com o conector ou o chicote de fios. Pode ser necessário expandir o procedimento de diagnóstico para os componentes abaixo.
Os computadores em veículos modernos monitoram muitos desses componentes (geralmente em sistemas relacionados a emissões) e podem definir códigos de problemas quando surgirem problemas. Portanto, não se esqueça de verificar o seu computador.
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EGR
A válvula de recirculação dos gases de escape (EGR) introduz uma quantidade medida de gases de escape no coletor de admissão para ser queimada novamente. Isso ajuda a baixar a temperatura do motor e emissões nocivas. Mas a válvula pode falhar e ficar aberta ou fechada. Quando a válvula fica aberta, pode impedir a partida do motor. Outros sintomas de uma válvula EGR travada incluem uma marcha lenta irregular ou que não funciona.
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Injetor a frio
Alguns modelos de veículos usam um injetor de partida a frio. Funciona como um injetor comum, mas só funciona quando o motor está frio. O injetor pode ter seu próprio interruptor térmico ou pode ser comandado pelo módulo de controle do sistema. Se o interruptor ou o circuito do computador falhar, é possível que você tenha dificuldades em dar partida no motor durante os meses frios. Consulte o manual de reparo do veículo, se necessário.
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MAP
O sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) compara a pressão barométrica (atmosférica) com o vácuo do coletor de admissão. Quando o sensor falha, pode impedir a partida do seu motor. Nem todos os veículos usam esse sensor. Consulte o manual de reparo do veículo.
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MAF
O sensor de massa do fluxo de ar (MAF) informa ao computador a quantidade (a densidade) do ar que entra no motor. Um problema comum do MAF é sujeira ou matéria estranha, bloqueando o elemento sensor, impedindo o funcionamento do sensor. Ou o próprio sensor pode falhar após quilômetros de serviço. Você pode limpar e testar o sensor em casa.
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ECT
O computador usa o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) para saber quanto combustível o motor precisa e quando entrar em operação em circuito fechado (ou seja, quando o motor atingir a temperatura operacional). Dependendo do seu modelo específico, um sensor ECT ruim pode afetar o tempo de ignição ou a operação da transmissão ou do ventilador de refrigeração. Consulte o manual de reparo do veículo, se necessário.
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Válvula de ventilação do recipiente
A válvula de ventilação do recipiente faz parte do sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP). O sistema EVAP armazena temporariamente vapores de combustível nocivos em um recipiente para impedir sua liberação na atmosfera. Quando as condições são adequadas, o computador direciona os vapores de combustível para fora da caixa através de uma válvula de ventilação da caixa e para o coletor de admissão para queima. Uma válvula defeituosa, no entanto, pode impedir a partida do motor. Consulte o manual de reparo do veículo para o procedimento de teste da válvula.
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TPS
O sensor de posição do acelerador (TPS) monitora a posição da válvula do acelerador. Ele envia um sinal de voltagem para o computador. O computador usa essas informações para regular a mistura ar-combustível de acordo com as necessidades do motor. Em alguns modelos de veículos, um TPS desgastado, com defeito ou com defeito impedirá a partida do motor.
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Vazamentos de vácuo
Vazamentos de vácuo não são incomuns e são a fonte de muitos problemas de desempenho do motor, incluindo falha ao iniciar. Dependendo de onde a falha está localizada, pode ser difícil encontrar vazamentos de vácuo. Porém, vazamentos de vácuo mais importantes que podem dificultar a partida do motor podem ocorrer na mangueira de vácuo do impulsionador de potência, na válvula EGR, em outra mangueira de vácuo principal ou em uma cabeça soprada ou junta do coletor de admissão.
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Carburador
Se você possui um modelo de veículo antigo com um carburador, verifique duas vezes se o nível de combustível está ajustado corretamente. Se o carburador estiver inundado, você provavelmente perceberá um forte odor de combustível sob o capô. Um pequeno truque que você pode usar é pressionar totalmente o acelerador e tentar dar partida no motor. Se o mecanismo não der partida, aguarde alguns minutos e tente novamente.
Quando o motor dá partida, mas não consegue ligar o carro, pode ser difícil corrigir se você não sabe por onde começar a solução de problemas. Este guia não apenas informa por onde começar, mas ajuda a criar sua estratégia de diagnóstico. E lembra alguns lugares simples, mas fáceis de esquecer, para se olhar. Portanto, na maioria das vezes, usando apenas este guia, você poderá se concentrar no problema.
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