Glauco Diniz Duarte – Qual a rotação de uma turbina automotiva
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, um motor a diesel funciona a partir de três elementos: calor, ar e combustível. A “mágica” acontece quando esses três quesitos entram em ação e a combustão faz o motor do veículo funcionar.
Mas, graças à tecnologia, o que é bom sempre pode melhorar. É por isso que foram criados sistemas de injeção para otimizar a performance do combustível, e sistemas de turbina para melhorar a utilização do ar.
Para veículos e equipamentos pesados, a utilização da turbina faz toda a diferença, pois ela aumenta a presença de ar nos cilindros e, consequentemente, imprime mais força para o motor a diesel. É a potência que o equipamento precisa para superar obstáculos.
Mas, afinal, como a turbina para motor a diesel funciona? E como você pode estender a vida útil desta peça tão importante por meio da remanufatura? Para saber sobre esses e outros pontos, confira este artigo completo sobre o assunto.
O que acontece na alimentação de ar por turbinas?
A turbina é um equipamento conhecido por vários outros nomes, por exemplo: turboalimentador, charger, turbo compressor, turbo, entre outros. Pelos nomes, já é possível entender que se trata de uma peça capaz de oferecer maior potência ao motor a diesel, estes motores precisam de força extra no dia a dia para executar algumas tarefas, então a turbina entra exatamente como a responsável por providenciar essa força adicional.
Isso porque, mesmo contando com motor a diesel, equipamentos mais pesados precisam de força extra no dia a dia para executar algumas tarefas. A turbina entra exatamente como a responsável por providenciar essa força adicional.
Diferentemente do modelo convencional, a alimentação a ar por turbinas imprime mais força nos cilindros, fazendo com que a combustão queime mais rápido em um tempo menor, um processo que resulta exatamente em maior potência para o equipamento.
Como funciona uma turbina para motor a diesel?
Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos ligados no mesmo eixo, ainda que isolados em cada compartimento.
Com isso, a turbina consegue oferecer mais potência para o seu equipamento, gerando força extra em qualquer situação.
Além da potência adicional, outra grande vantagem do uso da turbina é o fato do equipamento não utilizar a força do motor. Na prática, o turbocompressor utiliza a energia dos próprios gases gerados pela combustão, que deixam de ser expelidos diretamente na atmosfera, para antes rotacionar um rotor, se tornando o principal gerador da turbina.
Saiba mais em: https://www.turbobrasil.com.br/
Como conservar a turbina do seu motor a diesel?
Mesmo sendo uma peça de alto padrão e que oferece um ótimo resultado para o seu motor a diesel, a turbina também sofre com o desgaste do tempo, bem como, com a falta de cuidado do seu usuário.
Uma boa forma de mantê-la em funcionamento é fazendo a manutenção da peça regularmente e seguindo boas práticas diárias, por exemplo:
-
Antes de desligar a turbina, aguarde um tempo com o motor em baixa rotação;
-
Evite levantar o giro imediatamente ao ligar a máquina;
-
Assegure uma boa lubrificação para o motor e para o turbocompressor;
-
Troque o filtro de ar, filtro de óleo e óleo lubrificante regularmente;
-
Evite pico e repico no acelerador.