Glauco Diniz Duarte – Rotor desbalanceado
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a causa do desbalanceamento (desequilíbrio rotativo) se dá pela distribuição desigual de massa em torno de um eixo de rotação. Resultando em um momento que confere ao rotor um movimento oscilante característico de uma vibração nas estruturas rotativas.
Esse problema em máquinas e equipamentos é sério pois causa avarias por fadiga em suas estruturas. Também acarreta carga excessiva nos rolamentos de apoio, transmissão de vibração, ruído excessivo e ainda para piorar, diminui a vida útil de peças e componentes.
Ele pode ser identificado da seguinte maneira:
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Grandes amplitudes de vibração/trepidação, conforme a velocidade de rotação
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Notadamente num mesmo sentido de direção da vibração, normalmente radial
Conforme essa percepção, podemos entender que o grande problema causado pelo desbalanceamento é o excesso de vibração em máquinas e equipamentos, resultado de forças desequilibradas.
Ele juntamente com o desalinhamento são responsáveis por cerca de 90% de todos os problemas/causas das vibrações. Sendo considerado um dos grandes vilões de falhas e quebras de máquinas e equipamentos.
Uma alternativa para evitar esse problema, é o uso de técnicas preditivas como a análise de vibração, por meio do monitoramento online.
Tipos de desbalanceamento
Frequentemente ouvimos falar sobre como corrigir em máquinas rotativas, primeiro é necessário diagnosticar o tipo de anomalia que sua máquina está apresentando, para que você possa tomar as medidas adequadas para corrigir o problema.
Os três tipos mais comuns são:
Estático
O estático existe quando o eixo de massa não coincide com o eixo giratório e é paralelo a ele. Isto também pode ser conhecido como desbalanceamento em um plano. Ou seja, o eixo do centro de massa é deslocado paralelamente ao eixo devido à distribuição não uniforme de massa em torno do eixo de rotação.
Dinâmico
É definido como aquela condição onde o eixo de massa não coincide com o eixo giratório, não é paralelo a ele e não o intersecta. Esta condição também é conhecida como desbalanceamento em dois planos, sendo uma combinação entre o estático e dinâmico.
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Conjugado
O conjugado está presente quando o eixo de massa não coincide com o eixo de rotação, no centro de gravidade do rotor. Mas os dois se interceptam na diagonal, no centro de gravidade do eixo de rotação.
Fatores que causam o desbalanceamento
Esse tipo de ocorrência em equipamentos industriais pode ter várias causas possíveis. É importante saber identificar a causa raiz de para poder tomar as ações corretas. Vejamos a seguir alguns fatores/causas:
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Erro de montagem: em certos equipamentos como torres de resfriamento por exemplo, montar as pás da hélice em posições erradas, ocasiona um grande desbalanceamento. Falhas na montagem com fixação inadequadas ou estruturas mal niveladas também contribuem para isso.
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Tolerâncias da máquina: todos os itens mecânicos de partes rotativas se não estiverem dentro das tolerâncias permitidas de medidas podem provocar desgastes prematuros.
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Componentes excêntricos: pode acontecer na fabricação de peças e componentes, algum item estar excêntrico /ovalizado, o que vai provocar um desbalanceamento do conjunto ao qual faz parte quando montado.
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Desgaste: desgaste de peças como buchas, rolamentos, mancais e que não sejam percebidos podem provocar essa avaria de um equipamento.
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Corrosão: a corrosão faz com que se perca massa de uma peça ou componente, e isso pode acarretar problemas em conjuntos que precisam estar balanceados.
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Distorção mecânica: processos de fabricação de rotina podem causar estresse em componentes metálicos. Sem alívio de tensão, o rotor irá se distorcer para se ajustar.
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Distorção térmica: a distorção térmica geralmente ocorre com peças expostas a temperaturas elevadas. Os metais são capazes de se expandir quando em contato com o calor, de modo que a exposição a temperaturas mais quentes pode fazer com que toda a máquina se expanda ou apenas algumas partes, causando uma distorção.
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Acumulações e depósitos: peças rotativas envolvidas no manuseio de materiais quase sempre acumulam sujidades, ou seja, uma adição de massa. Além disso, quando expostas ao óleo, essas peças podem ser distorcidas com muita facilidade.
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Fundição, usinagem e porosidade: em processos de fabricação podem ocorrer falhas na fundição e/ou usinagem da peça, como rotores de bombas centrífugas por exemplo, que vai acarretar uma desigualdade de massa. E falhas com excesso de porosidade do material também vai ocasionar essa alteração de massa.
Efeitos do desbalanceamento
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Vibração;
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Ruído;
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Diminuição da vida útil dos rolamentos;
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Diminuição da vida útil de mancais deslizantes;
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Condições de trabalho inseguras;
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Redução da vida útil da máquina/equipamento;
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Maior incidência de manutenção;
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Aumento dos custos de manutenção.