Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, reparação automotiva é uma atividade que envolve a realização de tarefas, processos e reparos que são essenciais ao funcionamento de um automóvel. Os procedimentos são realizados por profissionais especializados que conseguem evitar problemas decorrentes de desgastes das peças, danos financeiros e, consequentemente, aumentar a segurança dos condutores e seus passageiros.
As oficinas realizam as avaliações de uma série de fatores para averiguar o que precisa de conserto: pneus, motor, pintura, lataria e outros componentes. O profissional responsável analisa todos os elementos, as recomendações do fabricante e define a abordagem a ser utilizada durante a reparação automotiva. A seguir, confira as principais tendências em oficinas modernas!
Quais as tendências de reparação automotiva?
Como você pode ver, antes de dar início aos reparos de um veículo, é fundamental fazer um diagnóstico completo. Esse procedimento faz parte das rotinas das oficinas para a identificação de componentes danificados já que diversas causas podem dar origem aos problemas. Observe abaixo as principais tendências utilizadas pelos profissionais depois de descobrir a origem das adversidades!
Usar equipamentos de alta tecnologia
A tecnologia nos automóveis não para de evoluir e, junto com ela, também cresce o padrão de exigências dos consumidores! Se antes os itens para reparação automotiva eram mais básicos e não apresentavam grandes diferenças entre si no mercado automotivo, hoje, as tendências em oficinas apontam para produtos cada vez mais diferenciados e específicos para cada tipo de função.
As soluções da atualidade são capazes de agregar toda a tecnologia necessária para você ganhar mais competitividade! Por meio de lixas com tecnologia anti-empastamento, por exemplo, é possível realizar lixamentos a seco com um grau de precisão muito mais elevado, com riscos muito menores de falhas e um manuseio muito mais fácil para os operadores!
Apostar em uma cabine de pintura
Há ainda a possibilidade de apostar em uma cabine de pintura e na tinta à base d’água. Esse tipo de diferencial, por menor que pareça, faz toda a diferença na produtividade e nos rendimentos da oficina ou funilaria — garantindo um padrão de qualidade mais avançado nos serviços e, também, um nível de satisfação muito maior dos clientes.
A questão da contaminação durante a pintura toma muito tempo dos profissionais para corrigi-las por meio de polimentos. Isso pode ser eliminado com uma boa cabine, evitando retrabalhos e garantindo mais agilidade em todo o processo. Um bom exemplo são as seguradoras.
Quando estas empresas vão pagar pelos serviços realizados por uma mecânica, as pessoas desconsideram as horas empregadas com o polimento, pois o veem como um retrabalho. Em poucas palavras, quando o polimento é necessário, considera-se que a pintura não foi boa. Enquanto isso, com uma cabine de pintura, é possível eliminar esse tipo de problema!
Garantir melhor qualidade da catálise
A cabine garante melhor qualidade da catálise do verniz. Já que a temperatura de cura é controlada e faz com que a tinta seque rápido, além do verniz ficar mais duro. A tinta à base da água, por sua vez, aos poucos está ganhando o mercado brasileiro. Ela pode ser vista como um importante diferencial para os consumidores mais exigentes.
Isso porque contam com uma tecnologia biodegradável que não polui o meio ambiente. Fora isso, também não emitem o cheiro característico das tintas à base de solvente, tornando a pintura menos nociva aos profissionais.
Por mais que essas vantagens devam ser consideradas, a tinta à base de água ainda é restrita às grandes empresas do mercado de reparação automotiva. O motivo está no alto investimento. Apesar disso, vale a pena ficar de olho nos seus avanços!
Investir em um bom sistema de gerenciamento em oficinas é muito importante, pois eles também auxiliam na produtividade e permitem um controle completo de tudo o que ocorre dentro da empresa!
As opções disponíveis no mercado são indispensáveis para medir os seus custos e saber exatamente onde investir ou realizar alterações no seu negócio.
Através de dados como o custo investido em cada produto ou até a quantidade de carros atendidos por cada item, é possível ter informações exatas sobre aquilo que a sua oficina faz e como está rendendo. Assim, você garante o melhor padrão de qualidade e saber quais tendências seguir no seu negócio!
Estar preparado para atender mais carros coletivos
Nos dias atuais, muitos motoristas trabalham em aplicativos de transporte. Esse perfil de condutor é muito mais exigente quando se trata de manutenções, exigindo não só um alto padrão de qualidade nos serviços, mas também ótimos prazos e uma boa relação de custo-benefício.
Ter uma boa gestão no seu negócio, como mencionamos no item anterior, é muito importante para atender a essas exigências. Porém, também é preciso garantir que a sua equipe esteja atualizada e participe de cursos que aumentem seu nível de especialização para atender com eficiência mais carros coletivos e menos carros individuais.
Nesse item, o uso de novas tecnologias também é indispensável! Voltando ao exemplo das lixas, opções como uma lixadeira roto orbital ou lixas No Fill garantem um trabalho mais eficaz em muito menos tempo — atendendo às necessidades que esses motoristas profissionais precisam na correria do seu dia a dia!
Utilizar um sistema de reparo Fast-Repair
Diferenciais como um sistema de reparo Fast-Repair também pode fazer toda a diferença para a competitividade da sua oficina ou funilaria — já que oferecem um serviço muito mais rápido e não comprometem o trabalho de quem depende sempre do seu carro.
Nesse tipo de técnica, equipamentos de alto desempenho são usados para que os produtos sequem rapidamente, como é o caso de portáteis de led com cura UV. Assim, processos de pintura, aplicação de primer, entre outros, tornam-se extremamente ágeis. E, em muitos casos, podem ser entregues na hora do atendimento.
Apesar do valor mais elevado, ele permite que reparos simples — que normalmente levariam um ou dois dias para ficarem prontos — possam ser feitos entre duas e três horas. Incluindo todo o processo de pintura, verniz e polimento.
Prestar atendimento a domicílio
Leve em conta veículos utilizados em aplicativos, táxis, ônibus ou mesmo carros de frotas de empresas, por exemplo. O custo-benefício desse tipo de solução se torna muito vantajoso. Outro diferencial é a possibilidade de que ele seja realizado em domicílio. Agregando ainda mais vantagens para os consumidores que precisam de praticidade e agilidade no dia a dia.
Pensar em diferenciais para melhorar a experiência dos clientes
Após garantir o padrão de produtividade esperado pelo mercado e oferecer serviços diferenciados que sejam capazes de atrair novos clientes, é interessante fazer com que as pessoas conheçam os seus benefícios. Por isso, investir no relacionamento com os clientes é fundamental!
O Marketing Digital, mais do que nunca, é uma ferramenta que contribui para que novos consumidores conheçam o seu negócio. Com ferramentas populares como o Facebook e o Instagram, é possível começar um trabalho assim sem precisar de grandes investimentos.
Oferecer excelência no atendimento ao público
A publicidade tradicional continua sendo importante, assim como o bom e velho marketing boca a boca! Sendo assim, garanta que a experiência das pessoas na sua empresa seja excelente, com uma boa recepção, Wi-Fi liberado, ações promocionais, entre outros diferenciais capazes de fazer a diferença no mercado com um atendimento de qualidade!
Adotar práticas sustentáveis
Outras tendências em oficinas que não podem ser ignoradas falam sobre a responsabilidade ambiental, que é uma exigência cada vez mais importante entre os consumidores. Ao planejar o seu negócio no mercado automotivo, não deixe de adaptá-lo a essa realidade, adotando processos responsáveis e até certificações específicas na área.
Quais são as etapas da reparação automotiva?
É muito importante realizar a reparação automotiva periodicamente depois de entender as vantagens desse processo. Afinal, o veículo passa por uma análise profunda e depois são efetuadas várias etapas para que ele fique novo outra vez. Confira adiante todas as fases envolvidas nesse procedimento até que o automóvel seja entregue ao seu proprietário!
Avaliação
A avaliação ocorre no início do processo para detectar quais são os reparos indispensáveis e definir a melhor abordagem de execução das próximas etapas. Os profissionais especializados utilizam diversas tecnologias e ferramentas para identificar falhas eletrônicas ou elétricas existentes e suas respectivas causas.
Desmontagem
Após obter o diagnóstico é preciso iniciar a desmontagem que vem antes dos efetivos reparos, principalmente se houver necessidade de consertos na pintura e na funilaria. Ao desmontar é possível impedir danos em áreas que não exigem reparação. Cada parte da lataria precisa ser separada para possibilitar ao funileiro consertar somente o local indicado na avaliação.
Preparação
Depois da desmontagem, a próxima fase consiste na preparação do automóvel para que receba a correção dos danos apontados pelo especialista. Pode ser necessário fazer limpeza, remover os afundamentos, resquícios de chuva ácida, amassados ou outros tipos de defeitos antes de iniciar a pintura. Por isso, a superfície é preparada para receber a tinta e propiciar a obtenção de resultados de qualidade.
Pintura
A realização da pintura é a etapa que sucede após o preparo do veículo. Os profissionais especializados nessa área dão início ao procedimento com o uso de equipamentos e materiais apropriados. Existem diversas soluções que facilitam as rotinas, privilegiam a estética dos automóveis, elevam o valor de revenda ou promovem a reação desejada nos clientes.
Acabamento
Uma das etapas finais é chamada de acabamento do reparo. Ela pode incluir a aplicação de um selante na lataria, a cristalização ou o enceramento comum para proteger de novos danos ou manter um visual mais atrativo no decorrer do tempo. Nesta fase, o veículo já terá passado pelo lixamento, nivelamento e utilização de produtos específicos.
Montagem
Essa é a última etapa que consiste na montagem de todas as peças do veículo que anteriormente passou pela desmontagem. O automóvel precisa ser remontado para ser entregue ao proprietário e em seguida terá que passar por alguns testes. As testagens são cruciais para garantir a funcionalidade e a segurança dos usuários.
Quais itens não podem faltar?
Alguns dos principais itens utilizados para fazer a reparação automotiva que não podem faltar na oficina são as lixas, pincéis, tintas, verniz, entre outros. Use bons equipamentos para fazer um trabalho de qualidade, por exemplo, máquina inversora de solda, chaves para soltar e apertar parafusos, pistola de pintura, esmerilhadeira etc.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
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