Glauco Diniz Duarte – Como reparar módulo de injeção
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, no mundo do automobilismo, a injeção eletrônica ganhou espaço definitivo nos sistemas de combustão interna. A esse respeito, as grandes empresas de veículos leves e pesados têm investido cada dia mais nessa tecnologia. Nesse sentido, para você que está no ramo profissional de mecânica, é fundamental o conhecimento sobre a temática e, principalmente, do módulo de injeção.
Também conhecido como módulo de controle do motor, o ECM (Engine Control Module) gerencia todo o sistema de injeção de combustível. Por isso, é de grande importância que o profissional reparador saiba tudo a respeito desse componente.
Seguindo essa ideia, preparamos um artigo completo sobre tudo a respeito do conserto de módulo de injeção. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Como fazer o conserto de módulo de injeção?
Falaremos agora sobre os 5 defeitos comuns, como reprogramar e quando deve ser trocado o ECM. Confira!
Problemas na alimentação
O ECM precisa receber alimentação constante da bateria para manter suas funções. Logo, qualquer anomalia no circuito que impeça sua energização será motivo para a causa de problemas no sistema de injeção. Uma das principais falhas está no acumulador de energia, pois sua funcionalidade não exige reparação constante, mas seu tempo de vida útil é limitado em, geralmente, 2 anos.
Outro fator está relacionado a problemas no alternador, pois com uma má operação desse componente uma das consequências é a queda de carga na bateria. Por isso, a checagem da tensão do acumulador, com o auxílio de um multímetro, é fundamental para a identificação de anomalias.
Defeitos na fiação e fusíveis
Com o tempo as fiações do circuito elétrico vão se degastando ao se atritarem com outras partes do veículo ou devido a processos de manutenção incorretos em que há emendas mal isoladas. Esses problemas podem acarretar curto-circuito e, consequentemente, a queima de fusíveis.
Dessa forma, é importante corrigir as fiações defeituosas e substituir os fusíveis danificados, pois esse problema provoca o rompimento de corrente elétrica em um determinado circuito do veículo.
A causa de problemas na injeção eletrônica pode ainda estar relacionada à integridade física do ECM, visto que esse componente também está propenso a sofrer desgastes em sua estrutura, como corrosões e ruptura de contatos. A esse respeito, a placa do módulo pode apresentar rompimentos de filamentos, presença de solda fria e oxidação.
Logo, é necessário fazer a checagem geral do estado de conservação dos pinos, terminais, plugs e conectores. Caso não haja a identificação de problemas, o módulo deverá ser testado isoladamente com o auxílio de um simulador de centrais.
Pane em outros módulos
Nos modelos atuais é muito comum a presença de outros módulos no veículo. Esses dispositivos estão relacionados a várias funções, como controle de estabilidade, freios ABS, sistema imobilizador e automatização de marcha. Esses módulos operam com o sistema integrado ao ECM. Dessa forma, caso haja algum defeito em qualquer um deles, o sistema de injeção eletrônica é comprometido.
Falhas nos sensores e atuadores
O sistema de injeção eletrônica dispõe de vários componentes que desempenham as funções de sensores e atuadores para o perfeito funcionamento do motor. Esses dispositivos trabalham conjuntamente recebendo e enviando informações à central do veículo. A exemplo, tem-se o sensor de temperatura, partida a frio, rotação, pressão de óleo e no caso de atuadores temos válvulas de injeção, bomba de combustível, bobina de ignição etc.
Grande parte dos problemas apresentados pelo módulo de injeção estão relacionados a esses componentes. Nesse sentido, para a identificação precisa de anomalias em todo o circuito de injeção, os aparelhos scanners de diagnósticos são ferramentas eficientes para esse trabalho.
Em se tratar da linha pesada, por exemplo, o Scanner Diesel assume várias funções que otimizam o trabalho do profissional, como leitura e identificação específica de falhas, elaboração de gráficos de diagnóstico e testes de sensores e atuadores.
Como reprogramar o módulo de injeção?
A reprogramação da ECM mais comum é identificada como um meio de “reiniciar” o módulo de injeção pela abertura do circuito de alimentação desse componente. Para essa atividade é preciso atenção e segurança. Acompanhe os quatro passos para a realização dessa prática!
Passo 1
Estacione o veículo em um local seguro e de preferência coberto. Caso o motor esteja quente, aguarde alguns instantes antes de fazer os devidos procedimentos.
Passo 2
Abra o capô e, com auxílio de ferramentas, desconecte o cabo positivo e negativo da bateria começando pelo positivo. Tome cuidado ao manusear as chaves para não resultar em curto-circuito com a bateria.
Passo 3
Mantenha os cabos desconectados por cerca de 10 minutos. Esse procedimento fará com que o módulo de injeção descarregue completamente. Com isso, as informações de uso serão apagadas.
Passo 4
Reconecte os cabos da bateria tendo os devidos cuidados com choques e curto-circuito. Feito isso, o módulo voltará ao seu estado padrão de funcionamento com um melhor gerenciamento do sistema eletrônico.
Existe também outro significado para a reprogramação da ECM e está relacionado com a modificação do software da central do veículo. Com essa reprogramação, há a mudança dos parâmetros de funcionamento do motor, tendo a finalidade de obter ganhos expressivos em potência, desempenho e economia de combustível.
Como e quando é indicado substituir a central de injeção do veículo?
A substituição do ECM deve ser feita em último caso, pois seu valor de mercado pode ficar bem mais caro que uma reparação envolvendo outras partes do sistema de injeção. Para uma inspeção mais eficiente, é necessário avaliar a existência de problemas na alimentação ou no aterramento bem como a presença de curto-circuito em suas conexões.
Caso haja a necessidade de troca dessa peça, há alguns pontos que devem ser analisados. A princípio, em veículos novos, para um mesmo modelo, existem vários tipos de centrais. Dessa forma, além de observar a equivalência entre o produto novo e o antigo, será preciso programá-lo com os mesmos parâmetros estabelecidos de fábrica, pois se houver divergência quanto a funcionalidade da nova ECM o motor não terá o desempenho adequado.
Portanto, essas foram algumas das principais informações sobre conserto de módulo de injeção. Tendo em vista a grande exigência do mercado por qualidade e eficiência em serviços, a busca por qualificação e investimento no seu negócio são essenciais para o desenvolvimento da oficina mecânica.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
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Há quanto tempo você está no mercado?
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Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
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