Glauco Diniz Duarte – Qual o defeito mais comum no alternador
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o alternador é uma das tantas peças que um veículo moderno possui e cumpre uma função muito importante.
Muitos motoristas não fazem ideia do que se trata e para que serve esse componente.
Pode até ser que nunca venham a precisar ter esse tipo de conhecimento.
Mas, é melhor saber para evitar problemas e prejuízos, certo?
Afinal, as chances de uma pessoa que entende de mecânica ser enrolada por um profissional de uma oficina são menores.
Isso sem contar a possibilidade de ficar empenhado no meio da estrada. Será que não é melhor entender mais sobre o funcionamento do veículo para encarar uma situação dessas?
É por essas e outras que conhecer os principais componentes de um veículo e o seu funcionamento é importante.
No caso do alternador, trata-se de uma peça que está ligada, ao mesmo tempo, ao motor e ao sistema elétrico do veículo.
E como as motocicletas, automóveis, caminhonetes, caminhões, vans e ônibus estão ficando cada vez mais tecnológicos, isso significa que a parte elétrica vem ganhando mais protagonismo.
As fabricantes procuram se diferenciar dos concorrentes com novas funcionalidades, centrais multimídia, computadores de bordo inteligentes, enfim, uma série de tecnologias embarcadas que existem bastante da bateria do veículo.
Nesse texto, abordaremos o papel do alternador. Você vai descobrir, aqui, o que ele faz, para que ele serve e como ele funciona.
E também os diferentes tipos, principais componentes, defeitos mais comuns, cuidados e recomendações.
É claro que, para ser um verdadeiro especialista no assunto, você terá de se qualificar com cursos e consultando profissionais da área.
Mas com certeza aqui você encontrará um bom ponto de partida e chegará ao final desse artigo melhor informado do que quando iniciou a leitura.
O Que é Alternador e Para Que Serve?
Você já ouviu falar sobre essa peça?
O alternador é um equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica.
Se você matou as aulas de Física na escola, não se preocupe, vamos explicar o que isso quer dizer.
Nessa matéria, energia é a palavra usada para designar a capacidade de executar um trabalho. E a energia mecânica “é aquela que acontece devido ao movimento dos corpos”.
Também podemos dizer que a energia mecânica é aquela que é transferida por meio de uma força.
Por exemplo, ao andarmos de bicicleta, aplicamos a força das nossas pernas (movimento de um corpo) para fazer os pedais – e, consequentemente, as rodas – girarem (que é a execução de um trabalho).
Já no caso da energia elétrica, trata-se da capacidade de uma corrente elétrica em executar um trabalho.
O que acontece é que um dos meios utilizados para produzir a energia elétrica é justamente a energia mecânica.
É aí que chegamos no alternador, aparelho que faz essa transformação, conforme a definição que apresentamos antes.
Continuando no exemplo da bicicleta, ela pode ter um dínamo, aparelho que tem a mesma função de um alternador, porém gera uma corrente contínua, e não alternada.
O dínamo possui um rotor que é fixado junto ao aro da roda, que o faz girar. Assim, ele colhe a energia mecânica advinda da força exercida nos pedais e a transforma em energia elétrica, que pode ser usada para ligar um farol.
Mas não é somente em meios de transporte que encontramos exemplos de aplicação de dínamos e alternadores.
A energia elétrica que liga os aparelhos da maior parte dos lares brasileiros vem da energia mecânica.
No Brasil, as usinas hidrelétricas ainda são a principal matriz energética. A eletricidade é gerada a partir da queda da água (força) que faz turbinas girarem (trabalho).
O movimento da turbina faz o alternador girar, dando origem à energia elétrica que vai para nossas casas.
E o que isso tudo tem a ver com os veículos automotores? O que permite o seu movimento, ou seja, o giro das rodas, é a energia mecânica que tem origem no processo de combustão que ocorre nos cilindros.
No entanto, como abordamos no início desse texto, os veículos modernos têm uma série de itens que funcionam graças à energia elétrica.
Com os sistemas de injeção eletrônica, a própria combustão depende de uma corrente elétrica que gera uma fagulha na vela de ignição.
Aparelho de som, vidros e travas dos carros atuais são outros exemplos de funcionalidades que dependem de uma corrente.
Essa corrente vem, é claro, da bateria do veículo, que transforma a energia química em elétrica – a partir da reação entre uma solução composta por ácido sulfúrico e o chumbo presente na bateria.
O que acontece é que, com o uso, esse processo diminui a quantidade de ácido sulfúrico da solução, o que descarrega a bateria.
O que o alternador faz é pegar a energia mecânica gerada na combustão, transformá-la em energia elétrica e, assim, recarregar a bateria.
Como Funciona Um Alternador Automotivo
Para que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica, há uma correia que liga o motor do veículo ao alternador.
Assim, entram em movimento as bobinas móveis. Elas giram em torno de seu eixo dentro de um campo magnético criado por bobinas fixas.
Então, as espiras cortam as linhas de força do campo magnético, dando origem a uma tensão elétrica nos extremos das bobinas.
A polaridade da corrente gerada se inverte constantemente. Trata-se, portanto, de uma corrente alternada.
Diodos são acrescentados no próprio equipamento, para que seja possível obter uma corrente contínua para fazer o circuito elétrico do automóvel funcionar.
Como os dispositivos eletrônicos de um veículo demandam uma tensão fixa, é fundamental um dispositivo chamado regulador de tensão.
Assim, os itens que funcionam com a energia elétrica não são danificados quando há grandes variações de tensão.
Afinal, quando um veículo está em movimento, o número de giros (RPM) de seu motor varia constantemente entre 500 e 6 mil.
A maioria das baterias automotivas é de 12 volts. Quando o motor do veículo está desligado, é ela que fornece a energia para ligar faróis, aparelho de som, vidros elétricos e outros dispositivos.
Quando o motor está rodando, essa energia vem diretamente do alternador. Por isso, sua tensão costuma ser de aproximadamente 14 volts.
Ela precisa ser maior que a da bateria para dar conta de carregá-la e, ao mesmo tempo, disponibilizar a quantidade de energia necessárias para fazer funcionar os componentes elétricos do veículo.
Desse modo, podemos dizer que a energia elétrica é gerada no alternador, enquanto a bateria tem a função de armazená-la.
Componentes do Alternador
Embora seja relativamente simples, a peça é formada por vários componentes. Veja quais são essas partes. Confira:
Carcaça: ela serve para dar proteção aos componentes internos do alternador. Deve possuir aberturas estratégicas para a refrigeração, mesmo havendo uma hélice destinada a esse fim.
Estator: é uma estrutura circular, feita com ligas de ferro ou silício e fios de cobre esmaltado (que constituem a bobina). Nessas bobinas é induzida a corrente elétrica originada com o giro do rotor.
Rotor: trata-se de um eixo de aço, uma bobina, dois polos em forma de garras e anéis coletores. A bobina de excitação é feita de fios de cobre esmaltado e, quando recebe uma corrente elétrica, forma um campo eletromagnético polarizado.
Anéis coletores: são fabricados em cobre e têm a função de conduzir a corrente elétrica da bateria para a bobina de excitação do rotor. Estão fixados nas extremidades do rotor.
Escovas: pequenos componentes fabricados com ligas à base de carvão. Estão entre os poucos itens do alternador que sofrem desgaste, porque têm contato constante com os anéis coletores. As escovas alimentam os anéis com a corrente proveniente da bateria.
Regulador de tensão: é a placa de diodos que transforma a corrente alternada em corrente contínua. O item também protege a bateria contra uma possível descarga, impedindo a passagem da sua corrente para o alternador.
Polia: é um componente montado no eixo do rotor. Trata-se de uma roda, que gira conforme a velocidade de rotação do motor, movida por uma correia de distribuição.
Ventoinha de refrigeração: é uma hélice que tem a função de ventilar todos os componentes internos do alternador. Ela é montada no eixo do rotor e gira junto com ele, ou então, no lado externo do equipamento.
Tipos
Como destacamos antes, a tecnologia dos alternadores foi desenvolvida há bastante tempo e, de lá para cá, sua tecnologia não mudou muito.
A versão mais parecida com o alternador automotivo que conhecemos hoje, com regulador de voltagem, foi desenvolvida primeiro pela Bosch, em 1913.
Ele foi desenvolvido para servir de fonte energética para os faróis, mas acabou sendo utilizado também na partida elétrica (em 1914) e no limpador de para-brisa (1926).
De lá para cá, os ganhos foram principalmente no sentido de reduzir o seu tamanho e possibilitar a geração de energia mesmo em marcha lenta – fundamental para quem encara o “acelera e para” das grandes cidades.
Há alternadores especiais para cada tipo de veículo, e alguns fabricantes disponibilizam várias categorias, com diferente número de polos, tensões e também de acordo com as rotações do motor do veículo em questão.
Mas podemos separar os alternadores automotivos em duas categorias. A primeira é do tipo garra, a versão clássica que substituiu o dínamo na geração de energia para a bateria.
Esse tipo de alternador leva esse nome porque os polos da bobina do rotor têm forma de garra. Quando eles estão sob ação do campo magnético, formam os polos norte e sul.
Nos alternadores do tipo garra, a ventoinha de ventilação que proporciona a refrigeração para os itens internos se encontra no lado externo.
O outro modelo é do alternador compacto. Ele se caracteriza, como o próprio nome sugere, por ter menores dimensões.
Desse modo, com a mesma velocidade pode girar mais rápido na comparação com o outro tipo de alternador. A ventoinha dos alternadores compactos fica no lado de dentro.
É comum que um problema no alternador seja diagnosticado como problema na bateria do veículo e vice-versa.
Afinal, ele serve justamente para carregar a bateria. Então, um defeito no alternador resultará em bateria mal carregada.
Situação que poderá ser manifestada na dificuldade para dar a partida, em chiado na correia da serpentina, faróis queimando, etc.
Quando o alternador não funciona bem, a luz da bateria poderá acender no painel. Ou ficar piscando, indicando a necessidade de uma manutenção no equipamento.
É claro que o mecânico deve checar também se os cabos da bateria estão limpos e bem conectados.
Se não for constatado nada de errado aí, então, provavelmente o defeito é no alternador mesmo. E os principais problemas que podem ocorrer nele são:
Regulador de Voltagem
Quando o regulador de voltagem de um alternador está com defeito, é enviada uma carga excessiva à bateria do veículo.
Assim, ocorre a sobrecarga, o que pode causar sérios danos aos equipamentos elétricos.
O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro. Quando ela está acima de 15 volts, provavelmente o regulador de tensão está com defeito.
Estator
Quando o alternador é submetido a um esforço muito grande, pode acontecer de o estator estragar.
A origem desse problema pode ser uma bateria muito descarregada – por ficar um bom tempo com o som ligado e o motor desligado, por exemplo –, que faz o alternador trabalhar em excesso para compensar.
Mesa Retificadora de Diodos
Quando é feita a chamada chupeta – dar carga em uma bateria ligando-a a outra com cabos – de maneira incorreta ou ocorre um curto na bateria, pode ocorrer esse defeito.
Rotor
Lembra que destacamos que as escovas estão entre os componentes do alternador que mais sofrem desgaste? Pois bem nesse local o coletor pode danificar também, gerando um problema no rotor.
Rolamentos ruins
Rolamento é o componente que permite os componentes do alternador girarem sobre o eixo a partir da correia ligada ao motor para gerar a energia.
Com o tempo, pode começar a ocorrer um atrito, danificando o estator, rotor ou até a mesa retificadora.
Então, cuide para não acontecer de esses componentes serem trocados mas a origem do problema, os rolamentos ruins, continuarem lá.
Correia do Alternador
Entre os materiais com os quais a correia do alternador é fabricada está a borracha. Com o tempo, ela resseca e começa a sofrer pequenas rupturas em seus vincos, que se encaixam na polia.
O que pode acontecer é essas rupturas aumentarem a ponto de romper. Quando isso acontece, até mesmo o funcionamento do motor pode ser comprometido.
Mas a consequência mais certa é que o alternador vai parar de girar e, assim, não carregará a bateria, que em pouco tempo ficará completamente sem energia.
Excesso de Componentes Elétricos
Outra possível causa de defeito no regulador de voltagem ou em outros componentes do alternador é o desgaste provocado pela alta demanda de energia advinda dos componentes eletrônicos do veículo.
Quando ele vem de fábrica, é claro que a quantidade de funcionalidades está de acordo com a amperagem que a bateria e o alternador estão aptos a fornecer.
O que acontece é que muita gente acaba instalando outros acessórios, como DVD, faróis de neblina, som de alta potência e outros.
O resultado disso é que o alternador será instigado a produzir mais energia do que o normal, o que pode resultar em danos.
Quando e Como Trocar o Alternador do Carro
É comum que pessoas que não têm grande conhecimento de mecânica perguntem com quantos quilômetros, ou de quanto em quanto tempo, devem ser trocados determinados componentes.
No caso do alternador, não há como responder com um número exato ou aproximado quando ele deve ser trocado.
Para que você entenda melhor, tenha em mente que a manutenção dos componentes de um veículo nem sempre é preventiva.
A manutenção preventiva ocorre quando uma atitude é tomada antes de qualquer sinal de problema ser constatado. O maior exemplo é a troca de óleo.
Ela serve para que o sistema de lubrificação sempre cumpra o seu papel e não ocorram avarias no motor. Essa troca é periódica, conforme a indicação do fabricante.
Mas há também a manutenção corretiva, que é feita quando já são constatados defeitos nos equipamentos.
E ainda a manutenção preditiva, que monitora sinais de desgaste para trocar peças antes que os defeitos aconteçam. É um meio termo entre a preventiva e corretiva.
E quanto ao alternador? O ideal é que o estado de seus componentes seja conferido nas revisões periódicas do veículo.
Porém podemos dizer que dificilmente será necessário trocar o alternador por inteiro, mas sim uma das partes que apresentamos anteriormente.
As escovas, por exemplo, que se desgastam com o tempo. O regulador de voltagem e os rolamentos também são itens que podem ter defeito isoladamente, assim como os sinais de desgaste na correia, conforme já explicamos aqui.
Veja que são todos exemplos de problemas pontuais nos componentes, então, basta trocá-los em vez de comprar um alternador novo.
Mas isso também pode ser preciso, é claro. Apenas quando o rotor é queimado, situação em que é mais fácil adquirir uma peça inteira nova do que consertar esse componente.
Repetindo, é importante que o item seja conferido nas revisões do veículo. Pois ter a bateria descarregada com o carro em movimento é perigoso.
A consequência pode ser superaquecimento do motor (devido a problema na bomba d’água) e problema na direção hidráulica.
Valor Médio do Alternador
O preço de um alternador automotivo pode variar bastante, de acordo com o fabricante e especificações que o veículo exige.
É possível encontrar alternadores em lojas confiáveis por R$ 650 a R$ 2 mil.
Em sites como o Mercado Livre, há usuários que vendem por preços menores, mas recomendamos que a compra seja feita em locais especializados.
Nunca se esqueça de se certificar de que o produto comprado é compatível com o seu veículo.
Escovas, ventoinhas, regulador de tensão, polias e rolamentos, o preço da manutenção cai bastante. Dificilmente qualquer uma dessas peças custará mais de R$ 200.
Cuidados Que Você Deve Ter
O principal cuidado que o proprietário deve ter com o alternador de seu veículo é fazer as manutenções de que falamos até aqui.
Conferir se as correias, rolamentos, polias e regulador de tensão estão em boas condições, trocando-os quando necessário.
Além disso, é importante fazer um uso racional da bateria. Primeiro, evitando deixar o veículo parado por muito tempo (mais de 20 dias).
Isso porque os aparelhos eletrônicos ficam em stand by, consumindo lentamente a energia da bateria.
Ficar com o motor desligado e utilizar o som e outros aparelhos é pior ainda, pois a bateria será rapidamente descarregada.
E qual é o problema disso? É que, conforme explicamos anteriormente, isso fará o alternador liberar uma tensão maior para compensar, o que pode originar danos no regulador de tensão e sobrecarga na bateria.
Espaço moderno com infraestrutura aconchegante, preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com o conforto e a segurança que você merece.
Visite e conheça!
Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
Suor Excessivo ou Hiperidrose: Conheça os tratamentos disponíveis
A hiperidrose é o nome científico dado à condição da pessoa que transpira excessivamente. Leia e conheça os tratamentos mais indicados.
Mês das Mulheres: Boom de Colágeno
No mês das mulheres, as pacientes da Clínica Flávia Freitas presenteia as pacientes que buscam tratamentos estimuladores de colágeno.
Folia Beauty
No mês de carnaval, a Folia Beauty trás condições especiais para você cuidar da sua pele com tratamentos modernos e personalizados. Confira!
Mesoterapia: para que serve, como funciona, contraindicações e cuidados
A mesoterapia é um procedimento estético que não necessita de cirurgia, considerado muito eficaz no tratamento de diversos problemas. Leia!
Intradermoterapia: O que é, para que serve, indicações e benefícios.
A intradermoterapia é um procedimento minimamente invasivo e não cirúrgico, utilizado em tratamentos faciais, corporais e capilares. Leia!
Celulite: Descubra como prevenir e saiba quais são os melhores tratamentos
Leia para entender o que é, como se prevenir e quais são os principais tratamentos para celulite disponíveis atualmente.
Neste natal, doe alegria!
Nos ajude a tornar o natal das crianças mais feliz e receba um kit skincare ao doar um brinquedo!
Lipo Enzimática: O que é, como funciona, como é feita e cuidados.
A Lipo Enzimática consiste em um tratamento dermatológico que elimina gordura localizada através da injeção de enzimas; Leia.
Você na sua melhor versão, até o final do ano.
Protocolos com condições especiais para você aproveitar o mês de Novembro e se preparar para alcançar sua melhor versão até o final do ano.
Fios PDO: O que é, como funciona, indicações e benefícios
O uso de Fios PDO são muito utilizados na prevenção e combate de rugas, flacidez e perda de firmeza da pele. Leia e conheça os benefícios.
Nutricionista Online
Realize agora mesmo o seu plano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Realize agora mesmo o seuplano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Alimentação adequada com o nosso plano com um Nutricionista Online para dar a energia que o seu corpo precisa;
Determinação para seguir firme na dieta em prol de atingir o objetivo que você especificou;
Foco no treino, aqui você sentirá os resultados e verá as mudanças no seu corpo com as técnicas corretas, aliado com a alimentação especializada para seu objetivo.
Aqui, tudo isso está disponível a um clique de você! Venha se tornar a melhor versão de si mesmo, através de um atendimento com um Nutricionista Online, onde você terá uma série de vantagens. Ainda com dúvidas? Relaxe, porque aqui na Pratique Fitness explicamos cada detalhe do nosso plano com um Nutricionista Online.
Durante todo programa você será assistido por Nutricionista esportivo especialista no seu objetivo. Consultas de 45 em 45 dias por meio de Vídeo Chamadas e funcionalidade no app com isso você nunca enjoa da sua dieta com um Nutricionista Online Com esse acompanhamento vamos ajudar você a Bater sua meta.
Avaliação mensal com exame de bioimpedância para que você e o nutricionista acompanhem os resultados.
O que é um acompanhamento com um Nutricionista Online
O acompanhamento nutricional é fundamental para potencializar os resultados, seja para perder peso ou/e ganhar massa magra e o nosso plano de acompanhamento nutricional é especializado exatamente no objetivo que você escolher, ele se destaca por:
Você fecha o plano e faz o exame de Bioimpedância, que analisará a sua composição corporal e indicará a quantidade aproximada de osso, músculo e gordura*;
Caso você não possa ir à academia, já que o exame é realizado lá, não há qualquer problema, pois nosso plano conta com nutricionista online, ou seja, você será atendido e orientado sobre o que fazer.
O acompanhamento nutricional é realizado pelo próprio aplicativo e você pode baixá-lo diretamente da sua loja de aplicativos. Sim! Não é preciso vir à academia ou fazer uma consulta, porque basta baixar o app e ser orientado.
Ficou curioso para saber o prazo entre as consultas com nutricionista online? O plano oferece atendimento a cada 45 dias e nesse período você pode:
Adaptar a sua dieta;
Sentir os resultados do treino;
Anotar as suas dúvidas;
Passar para o profissional na hora da consulta com nutricionista online.
O acompanhamento é realizado via videochamadas e você é totalmente livre para conversar com o profissional. Lembre-se de que se trata de um nutricionista esportivo e por isso o conhecimento técnico é voltado para essa área.
Plano com um Nutricionista Online
O que é nutrição esportiva?
Benefícios da nutrição esportiva
Professores Treinados e Qualificados
A Pratique Fitness conta com uma equipe de professores capacitados, prontos para te atender com o máximo de qualidade. Todos os membros da nossa equipe, passam por um criterioso processo para ingressar em nossas unidades. Além do mais, todos eles recebem treinamento recorrente, proporcionando a todos os alunos as últimas novidades e técnicas quando o assunto são exercícios físicos. Muito mais que equipamentos de exercício físico, a Pratique Fitness faz história ao proporcionar um ambiente voltado aos resultados e ao seu bem estar.
A ACADEMIA DO FUTURO ESTÁ AQUI
Com uma estrutura moderna e diferenciada, você faz sua matrícula com poucos cliques
Academia Pratique Fitness Matriz: Av. Saramenha, 1530 – Guarani – Belo Horizonte – MG – CEP 31840-220 Telefone: (31) 4141-1962.
ESTRUTURA COMPLETA
DESCUBRA POR QUE SOMOS A OPÇÃO NÚMERO 1
Localização
A Pratique tem tantas unidades em Minas gerais e Santa Catarina que é impossivel não ter uma bem próxima de voce!
Custo-benefício
São tantas as vantagens por um preço tão pequeno que o custo-benefício com a Pratique é difícil de bater.
Muita experiência
São quase 20 anos de trabalho , o que traz uma grande bagagem quando o assunto é atender bens os alunos.
Bioimpedância,
A Pratique é o futuro e a sua avaliação física não poderia ficar de fora. Você tem uma análise precisa e certeira.
Satisfação
O trabalho pesado feito pela equipe Pratique reflete diretamente em nossa taxa de aprovação e reclamações!
Muitas Modalidades
Saia da mesmice e monotonia e vem para a academia que tem todas as modalidades que você procura e precisa.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept All”, you consent to the use of ALL the cookies. However, you may visit "Cookie Settings" to provide a controlled consent.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.