Glauco Diniz Duarte – Regulador de voltagem do alternador
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, existem diversos acessórios nos carros atuais que precisam de eletricidade para funcionar. É o caso do ar-condicionado, faróis, lâmpadas, escova do motor de partida, entre diversos outros. Para que esses equipamentos funcionem, entra em ação um importante componente do automóvel: o alternador.
Tendo a função de converter energia mecânica em energia elétrica, evitar problemas no alternador é essencial para o funcionamento do veículo. Afinal, ele é responsável por carregar a bateria automotiva e alimentar todos os acessórios elétricos do carro. Isso significa que, sem o alternador, a maior parte dos itens elétricos não funcionaria, sendo impossível até mesmo dirigir.
O alternador é movido por uma correia, necessitando de uma rotação específica que varia de modelo para modelo. Para que ele consiga gerar eletricidade de maneira adequada, é preciso que seus componentes atuem em conjunto.
Um dos itens vitais do alternador é o regulador de voltagem, que contribui diretamente para que a alimentação da corrente elétrica do alternador seja feita corretamente. Como o equipamento pode gerar dúvidas entre muitas pessoas, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!
O que é um regulador de voltagem?
Também chamado de regulador de tensão, o regulador de voltagem é uma peça eletromecânica cuja função é ajustar a tensão de saída da energia que é enviada pelo alternador para a bateria. Dessa forma, ele garante o envio da voltagem adequada para a bateria, evitando cargas baixas ou altas demais.
O acessório funciona com uma carga 10% a 15% maior do que a da tensão de saída, o que representa entre 13,5 e 14,5 volts num circuito elétrico padrão de 12 volts. Ao manter a voltagem nesse parâmetro, o regulador garante que o alternador reponha a carga gasta pela bateria durante o funcionamento do veículo e dos componentes elétricos.
Com isso em mente, podemos dizer que, sem esse equipamento, a bateria do automóvel teria muitos problemas, uma vez que a carga elétrica enviada pelo alternador seria incorreta, o que causaria danos na bateria automotiva.
O alternador com regulador de voltagem existe há mais de 100 anos, tendo sido desenvolvido em 1913 para servir como fonte energética para os faróis. Em 1914 ele passou a alimentar a partida elétrica e, em 1926, o limpador de para-brisa. De lá para cá, a tecnologia da peça não mudou muito e o regulador segue tendo um papel fundamental para o seu funcionamento.
O ajuste da tensão de saída para a bateria é necessário devido ao fato de o alternador girar junto com o motor. Com isso, a peça gera uma grande quantidade de energia e, conforme a rotação se eleva, ela tende a gerar uma carga maior e bastante variada. Com o veículo em movimento, o número de giros (RPM) do motor varia, em média, entre 800 e 5 mil.
O funcionamento do regulador de voltagem se dá tanto com o motor rodando quanto com o carro parado. Sempre que o automóvel ou um dispositivo eletrônico é acionado, é o dispositivo que garante que a tensão enviada seja fixa, não permitindo que eles sejam danificados pela variação da carga.
Além disso, o regulador de tensão atua de modo que a carga enviada pelo alternador seja maior do que a da bateria — o que permite que o equipamento possa ser carregado —, ao mesmo tempo em que disponibiliza a quantidade de energia certa para o funcionamento dos componentes elétricos.
Também é graças ao funcionamento do regulador que, mesmo em um nível muito baixo de giro do motor, a bateria trabalha em uma faixa de rotação aceitável. Isso porque, em uma rotação muito baixa, o alternador não conseguiria fornecer a carga adequada para alimentar a bateria se o regulador de voltagem não existisse, o que faria com que a bateria zerasse e o veículo não pudesse funcionar.
Como diagnosticar problemas no regulador de voltagem?
Problemas no regulador de voltagem são mais comuns do que se pode imaginar, sendo a peça que mais estraga dentro do alternador. O principal motivo para isso é a grande quantidade de acessórios elétricos existentes nos veículos atuais. Desse modo, o regulador precisa atuar constantemente controlando a tensão enviada pelo alternador.
Para diagnosticar uma falha no equipamento, é importante escutar atentamente o que os clientes têm a dizer sobre o funcionamento do veículo, uma vez que problemas no regulador de voltagem podem deixar o motorista sem bateria e causar outros danos ao automóvel.
Porém, na oficina existem duas etapas básicas para saber se o regulador está funcionando adequadamente. Saiba quais são eles a seguir.
Faça uma inspeção visual
O primeiro passo para diagnosticar problemas no regulador de voltagem é fazer uma inspeção visual para saber se o componente está funcionando bem. Para isso, com o carro desligado, observe o alternador e o regulador com atenção.
Nesse momento, é importante também observar os demais componentes do alternador. Afinal, quando há alguma falha em outras peças do equipamento, os problemas se confundem e a origem pode não ser o regulador de voltagem.
Depois, ligue o veículo e verifique se a bateria está sendo carregada de forma correta. Se a tensão estiver baixa demais ou houver algum problema no regulador, um alerta de bateria vai aparecer no painel.
Utilize um voltímetro ou multímetro
A inspeção visual é importante para observar se a parte mecânica do alternador está em ordem, mas ela não é suficiente para realmente avaliar se há problemas no equipamento. Por isso, é necessário utilizar um voltímetro ou multímetro para fazer a medição de propriedades elétricas como a tensão e a voltagem.
Ao utilizar o voltímetro ou o multímetro, é importante entender que o teste não é feito no próprio alternador, mas sim, na bateria do carro. Isso porque quando há problemas de regulação de voltagem no alternador, o problema é identificado na bateria. Confira o passo a passo para fazer o teste:
com o motor do carro desligado, conecte a ferramenta escolhida à bateria. O conector vermelho deve ser ligado ao polo positivo da bateria, enquanto o conector preto deve ir para o polo negativo. Essa etapa é necessária para saber se a bateria tem carga suficiente para que o alternador seja testado;
feita a ligação, defina a voltagem do aparelho em 20 volts;
em seguida, observe o leitor para verificar a voltagem da bateria. Se o medidor digital (ou ponteiro) apontar para um número acima de 12,2 volts, é sinal de que a bateria está boa para ser testada. Caso a leitura fique abaixo dessa marca, é preciso carregar a bateria ou fazer outro tipo de teste;
ligue o motor do veículo e os faróis, mantendo uma rotação de 2 mil rpm. Com esse giro, o alternador vai iniciar o carregamento da bateria;
com a rotação sendo mantida, é hora de testar novamente a bateria com a ajuda do voltímetro ou multímetro. Tenha muito cuidado nessa hora e não encoste nos polos da unidade de energia;
depois, verifique se o indicador vai até 13 volts. Com a oscilação de rotação, a voltagem deve ficar entre 13 e 14,5 volts. Se isso ocorrer, é sinal de que o alternador está funcionando bem e não há nenhum problema no regulador de voltagem. Se houver sinais de problemas, o dano pode estar na própria bateria;
a voltagem não passou de 13 volts com a aceleração ou caiu abaixo disso? Então, o problema é no alternador e você deve verificar o regulador.
Quais sinais mostram que pode haver um problema?
Como abordamos, o regulador de voltagem é a peça que mais apresenta problemas do alternador. Mas a boa notícia é que, quando isso ocorre, o próprio carro dá alguns sinais de que há algo errado, de modo que o motorista pode procurar a oficina antes que os estator com defeito se torne algo mais sério.
No entanto, os problemas do regulador podem ser facilmente confundidos com falhas nos demais componentes do alternador e também na bateria. Por isso, separamos, a seguir, alguns dos principais indícios de que o regulador de voltagem está ruim.
Luz da bateria no painel não apaga
O principal sinal de que há um problema no regulador de voltagem é a luz da bateria no painel do carro que fica acesa direto, mesmo após a partida. Nesse caso, o problema pode ser tanto interno do regulador quanto causado por outras falhas, como escova do motor de partida baixa ou correia rompida. Seja qual for a origem da falha, será necessário trocar o regulador.
Se a luz ficar acendendo e apagando de forma intermitente, não precisa se preocupar: é provável que a situação ocorra devido a uma falta de ajuste na tensão da correia do alternador.
Luz da bateria não acende
O sinal da bateria no painel não acende em hipótese alguma? Este é outro indício de que o regulador de voltagem está com problemas e a bateria do automóvel não está sendo carregada adequadamente.
Dificuldade para dar a partida no motor
Algo errado no regulador também provoca esse sintoma. Isso porque, se a voltagem não estiver correta, pode parecer problemas no motor de arranque que não será acionado, havendo dificuldades para ligar o carro. Também pode haver perda de potência e a sensação de que o carro começa a “ratear” na hora do arranque.
Luzes fortes e dispositivos elétricos irregulares
Outro sinal comum de que há algo errado no dispositivo é quando as luzes do veículo (desde as do painel até do teto e dos faróis) ficam extremamente fortes ou então oscilam. Chiados no rádio também é um sinal de que algo não vai bem.
Nesse caso, o regulador não está se mantendo no limite máximo de tensão durante a carga, que geralmente é de 14,4 volts. Desse modo, pode haver uma sobrecarga da bateria e nos componentes eletroeletrônicos.
Cheiro de queimado na parte elétrica
A sobrecarga da bateria provocada por um mau funcionamento do regulador de voltagem também pode causar um cheiro de queimado vindo da parte elétrica.
Vazamento
Este é mais um sinal de sobrecarga da bateria. Nesse caso, o ácido da bateria pode ferver dentro dos seus vasos, o que pode provocar um vazamento.
Quais características importantes devem estar em dia?
Além do regulador de voltagem sofrer de desgaste natural, provocado por seu uso no dia a dia, é importante entender que o excesso de componentes elétricos no veículo também provoca falhas no dispositivo, assim como nos demais componentes do alternador.
Os problemas surgem devido ao fato de que, ao instalar acessórios — como faróis de neblina, som de alta potência e DVD, por exemplo, — além do suportado pelo carro, haverá uma grande demanda de energia pelos componentes eletrônicos. Desse modo, a amperagem será maior do que a bateria e o alternador estão aptos a fornecer.
Consequentemente, o alternador vai produzir mais energia do que o normal e seus componentes vão trabalhar mais. E o regulador de voltagem é um dos itens que será mais demandado e pode apresentar danos sérios com o tempo.
O que fazer no caso de identificar problemas?
Caso um cliente chegue à sua oficina informando alguns dos sinais de problemas que listamos neste artigo, é provável que a falha esteja realmente no regulador de voltagem. Se você fizer os testes necessários e o problema realmente for constatado, é necessário fazer a substituição do dispositivo.
Vale destacar que, ao contrário de outras peças do veículo que podem ser recondicionadas ou reparadas, o mesmo não acontece no caso do regulador de voltagem. Se forem identificados problemas, a solução é trocar o item.
O regulador de voltagem é uma peça muito importante para o alternador, uma vez que, como o próprio nome já diz, é ele quem regula a voltagem gerada pelo dispositivo.
E apesar de os problemas no regulador serem mais comuns do que se pensa, felizmente os defeitos podem ser resolvidos facilmente, bastando apenas substituí-lo por uma peça de marca e de qualidade.
Agora que conferiu as principais informações sobre o regulador de voltagem, lembre-se de que você deve sempre contar com itens de qualidade na hora de fazer a manutenção de veículos na oficina.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
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Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
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Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
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Veja alguns aspectos a serem considerados:
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Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
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Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
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Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
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