Glauco Diniz Duarte – Entenda a função essencial do motor de partida
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor de arranque é responsável pela inicialização do veículo, serve como um auxílio elétrico e impulsiona as primeiras rotações no motor do veículo.
Mas, se você não tem ideia do que fazer, não precisa se desesperar, pois esse problema é simples de resolver. É preciso, antes de qualquer coisa, buscar ajuda com um especialista e solicitar uma avaliação, para que, assim, ele consiga determinar o que precisa ser feito.
Pensando nisso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre o motor de arranque e as diversas curiosidades sobre o assunto. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura e confira!
O que é o motor de arranque?
O motor de arranque, também chamado de motor de partida, tem como principal função permitir que o motor dê início à combustão. Entretanto, é válido salientar que o motor de partida é uma peça elétrica, por isso ele se difere dos outros componentes mecânicos.
Dentro dos automóveis, o motor está localizado junto ao sistema de transmissão e ao volante de motor à combustão, possibilitando que o especialista em mecânica possa iniciar no mesmo instante.
Logo, o motor de arranque é um componente de extrema importância para o seu carro, visto que é ele o responsável por colocar o motor em movimento. Sua utilidade é restrita ao momento de dar partida no carro, devido a isso ele não fica em funcionamento constante e, consequentemente, tem poucos problemas de desgaste.
Mesmo com várias características positivas, é importante evitar algumas ações que podem levar ao estrago da peça, como:
não deixar a chave virada por muito tempo quando der partida. Se o motor der indícios de que não vai ligar, já é preciso ficar em alerta, pois algo está errado;
não acionar o motor de arranque quando o automóvel já estiver funcionando.
Nesse caso, para que o motor do seu automóvel dê partida, ou melhor, para que ele comece a funcionar, é necessário que haja muita força para vencer a compressão dos cilindros. Essa peça funciona por alguns segundos durante a partida do carro e, por isso, depois, não é mais utilizada, como já foi citado acima.
Diante disso, podemos dizer que o motor de arranque é um componente de baixa manutenção e alta durabilidade. Reforçando, ainda que haja todos esses benefícios, não podemos negligenciar os cuidados básicos, pois é uma peça de alto custo!
Como citamos acima, o motor de arranque tem a função de impulsionar o motor quando este ainda se encontra parado. Essa peça é basicamente alimentada por dois cabos. O cabo positivo é ligado diretamente da bateria e o cabo negativo é ligado à carroceria do automóvel, este é acionado quando o condutor do carro gira a chave de forma total.
Alguns pontos são notoriamente necessários para que ocorra uma rotação eficiente, sendo eles:
atrito nos mancais;
temperatura externa;
taxa de compressão;
componentes móveis;
tipos de óleo lubrificante;
número de cilindros;
tipo de preparação da mistura ar-combustível.
Além do mais, o motor de partida é composto por cerca de nove peças, sendo elas: solenóide, bobinas de campo, massas polares, carcaça, suporte de escovas, pinhão de engrenamento, induzido, alavanca de acionamento e tampas.
O motor é um componente onde dificilmente você fará trocas com frequência, porém, não é por isso que não poderá causar problemas. Isso porque a má utilização desse componente pode gerar intercorrências. Dificuldades como manter o motor de partida acionado pode ser indicativo de: problemas na ignição do motor, nas velas de ignição, nas bombinhas ou até mesmo no combustível utilizado.
Como mencionamos acima, a recomendação é que não permaneça com a chave girada por mais de 10 segundos se o motor não responder. O ideal é que se espere por cerca de dois minutos, tempo suficiente para que o motor resfrie, e só depois tente ligar o carro novamente.
Preparamos também algumas dicas gerais para os condutores de carro e também para os seus respectivos mecânicos:
não é recomendado a reutilização de peças, ou seja, peças usadas, paralelas ou recondicionadas, mesmo que apresentem preços mais atrativos no mercado.
não se deve, em hipótese alguma, lavar as peças do motor. O ideal é que utilize apenas um pano seco, só para retirar o excesso de sujeira;
busque um profissional especializado e competente na área, pois além da avaliação do motor, é preciso haja uma verificação do sistema elétrico do automóvel e da chave de ignição.
A oferta por réplicas ou peças recondicionadas é grande. Consequentemente, os consumidores acabam sendo atraídos pelo seu preço mais em conta, que é mais barato do que as peças originais.
Porém, o barato pode acabar saindo mais caro depois. Isso porque a chance do seu carro ser danificado por causa dessa escolha é muito maior, tendo que gastar depois com trocas pelas próprias peças originais que deveriam ter sido compradas antes.
Logo, não se deixe enganar pela oferta do mercado, seja consciente no momento da compra e entenda o que oferece os melhores benefícios para você e seu veículo.
Quais são os componentes do motor de arranque?
Os componentes de um motor de arranque ou motor de partida são compostos basicamente por:
Suporte Dianteiro
Esse suporte tem como finalidade fixar o motor de partida no carro e sustentar todo o conjunto girante.
Chave Magnética
Esse componente é o que faz o pinhão avançar.
Conjunto de Comando
Realiza a transmissão do movimento de translação ao longo do eixo para o arrastador e, assim, garante o retorno do arrastador ao fim da partida do motor.
Indutor
Sua função é basicamente criar um campo magnético, com o intuito de girar o induzido.
Induzido
Esse é o componente que gira o pinhão por meio de um campo magnético de repulsa, ou seja, é um campo que repele as cargas.
Porta-Escovas
O porta-escovas agrupa e direciona as escovas, viabilizando uma força de contato mecânico entre as escovas e o coletor do induzido, permitindo, assim, a passagem de corrente.
Mancal Traseiro
Esse componente viabiliza a proteção do induzido e o centraliza. Ademais, ele faz a sustentação do conjunto girante.
Impulsor
Esse componente tem como finalidade transmitir a força inicial para o motor. A partir do momento que a velocidade do motor fica maior do que a do motor de partida, o pinhão gira de forma livre, fazendo a sua função.
O motor de arranque é uma peça de suma importância para o seu carro, logo, precisamos cuidar bem dessa peça, pois tem um custo alto. Portanto, mantenha sempre em dia a manutenção do seu automóvel, a fim de evitar intercorrências desagradáveis.
Quais são os sinais de que o motor de arranque está com problemas?
Agora que vocês já conhecem bem o sistema, bem como os principais componentes do motor, abordaremos os principais sinais que o motor de arranque dá quando está com problemas. De uma forma geral, essas são as reclamações mais frequentes dos proprietários dos automóveis quando vão às oficinas. Confira!
Motor “cansado”
Entre os vários problemas existentes, esse é o mais recorrente quando o assunto é motor de arranque e, na maioria das vezes, é ocasionado pelo desgaste avançado nas escovas. É possível verificar o problema quando o dono do carro percebe que o motor está com uma sensação pesada ao ligar, como se o automóvel ficasse “cansado”.
De qualquer maneira, a situação exposta pode ser solucionada com a substituição das escovas. Logo, ainda que complexo, esse é o procedimento mais barato que pode ser realizado em um motor de partida. O que alivia bastante o bolso do proprietário.
Estalo ao ligar
Esse problema geralmente causa um susto no dono do carro. Assim que o condutor gira a chave na ignição, ele escuta um estalido metálico bem alto, mas sem resposta do carro! Após isso, o motor não liga fazendo com que o carro não dê nenhuma resposta com relação ao comando de acionamento, apenas estalando ao tentar ligar.
Esse problema pode estar associado ao solenóide, que não consegue conectar as engrenagens do bendix com as do volante do motor. Diante disso, essa falha pode muito bem ser solucionada com a substituição por um novo solenóide. E pronto! Automóvel pronto para rodar.
Ruído sem acionamento
Nesse caso o motorista relata que nota um ruído no momento da rotação, e o carro não responde. Nesse caso, o bendix está girando descontroladamente, às suas engrenagens gastas e, uma vez gasta, as engrenagens gastas não conseguem mais atracar ao volante do motor. Assim como o anterior, esse problema pode ser resolvido também com a troca de uma peça isolada, o bendix.
Motor “cansado” II
Um sinal bem parecido com aquele visto nas escovas gastas, em que o motor fica pesado, como se não tivesse força para arrancar, sendo, então, incompatível com o funcionamento de um automóvel. Ainda que o problema aparente ser o mesmo, o defeito original pode estar em outro componente: o induzido.
Por estar bem desgastado e já ter completado seu ciclo de durabilidade estabelecido, esse item perde sua capacidade de manter o campo magnético, o que prejudica o funcionamento dos outros componentes secundários, que estão envolvidos no funcionamento da máquina. A solução, então, também é a substituição, o que exige a instalação de um novo induzido.
Silêncio e inatividade
O último problema a ser mencionado é o silêncio e a inatividade. Esses defeitos acusam uma falha generalizada notória no motor de partida. Se ao ligar o carro, o motorista virar a chave por completo e tiver silêncio completo, isso pode indicar a perda total do motor de arranque. Nesse caso, deverá haver a substituição da peça por completo, podendo variar de valor conforme o tipo.
Como evitar que o motor de arranque te deixe na mão?
Pode acontecer de você nunca precisar trocar, ou levar no mecânico para consertar, o motor de partida do seu carro. Porém, estabelecer a vida útil dessa peça é muito difícil, uma vez que há inúmeros fatores que podem interferir, diretamente ou indiretamente, no seu desempenho e durabilidade.
Há diversos cuidados que podemos tomar para evitar que o motor de arranque nos deixe na mão e o principal é a manutenção preventiva de todo o sistema, como também dos hábitos de direção. Caso essas medidas não sejam tomadas, pode acabar resultando em falhas nos sistemas, falhas essas que são provocadas por outras peças da parte elétrica, não tendo nenhuma ligação direta com o arranque do veículo.
Citaremos abaixo alguns cuidados, para evitarmos problemas nos motores e, com efeito, garantir uma maior segurança e durabilidade do mesmo.
Tempo de uso
O tempo de uso é proporcional ao desgaste do motor. Logo, quanto mais partidas, maior a proporção de desgaste do motor de arranque.
Manuseio da chave ou botão
É sempre importante lembrar desse fator, visto que grande parte dos condutores não atentos a esse ponto. Porém, jamais devemos forçar. Assim que o automóvel começa a funcionar, pare de acionar o sistema, isso porque forçar demais pode superaquecer os componentes ou, até mesmo, queimá-los.
Estado de bateria
Caso não esteja funcionando direito, é perceptível que o arranque será afetado, isso porque o arranque é um dos maiores consumidores de eletricidade dos carros.
Alternador
Primeiramente, o alternador também pode ser chamado de “magneto” quando o assunto são as motos. É importante destacar que, muitas vezes, bateria fraca pode ser apenas reflexo de falhas na geração de energia. Esses defeitos ocorrem por motivos eletroeletrônicos ou, até mesmo, mecânicos. Pode ser, por exemplo, desgaste acentuado no conjunto formado pela correia, tensionador e polias.
Fiação
Além de tudo o que foi dito acima, é necessário averiguar os fios, pois se houver fios defeituosos, a chance de ocorrer um curto circuito é gigantesca. Além do mais, fiscalizar se há folgas ou sujeiras acumuladas nos conectores terminais.
Temperatura ambiente
Em cidades de clima frio, sobretudo, é comum que a partida do carro seja um pouco mais difícil e a durabilidade de todo o sistema fique reduzida. Isso porque a temperatura do ambiente afeta o sistema, sobretudo por causa do combustível.
Cuidados com o combustível
É necessário procurar fazer uma escolha bastante rígida dos postos onde você abastece o seu carro, isso para se livrar de possíveis adulterações. Nos carros flex que usam o “tanquinho”, por exemplo, não se pode jamais deixar a gasolina acabar ou ficar velha.
Falta de manutenção
Para o motor de partida funcionar perfeitamente, é de suma importância que o condutor leve o automóvel para fazer manutenções preventivas. Além disso, é preciso ter cuidados redobrados nos filtros de ar, nas bobinas, nos cabos, nas velas e no sistema de alimentação (seja por carburador ou injeção eletrônica).
Portanto, é notória a importância de termos alguns cuidados prévios com o automóvel. Isso vai muito além do que os cuidados só com o motor. A manutenção, por exemplo, pode impedir danos piores, pois quanto mais o seu carro está dentro das regularidades, mais segurança e menos prejuízos.
Como fazer um teste no motor de arranque?
Para realizar o teste no seu motor de arranque é necessário, antes de mais nada, que o seu mecânico averigue alguns pontos cruciais:
Bateria
Aqui é importante que o mecânico dê uma olhada na tensão, conferir a limpeza dos terminais, dos cabos e verificar que há algum possível mau contato. Logo, é uma parte bastante importante na hora de realização do teste.
Acionamento do Pinhão
Já aqui, ao acionar a chave magnética, instantaneamente deverá se escutar um estalo. Escutou o estalo? Isso indica que o pinhão foi acionado adequadamente.
Fios
Quanto aos fios, o primeiro passo é verificar se em todos os isolamentos dos fios não há falhas, visto que se houver, pode causar um curto circuito e danificar muitos componentes envolvidos.
Relés e fusíveis da caixa de fusíveis
Aqui não tem muito erro, basta realizar a verificação de cada um e checar se está tudo nos conformes.
Escovas
Se houver um desgaste natural das escovas que acionam o induzido, isso pode dificultar ou, até mesmo, impedir que o motor de arranque funcione.
Pinhão
Se por acaso os dentes do pinhão estiverem bastante desgastados, isso pode ser um indicativo de que os dentes do volante também estejam. A partir disso, pode causar um ruído bastante evidente e característico. De acordo com a intensidade do estrago, tanto os dentes do pinhão, quanto os dentes do volante precisarão ser trocados.
De uma forma mais objetiva e simples, devemos lembrar que a escolha por um profissional capacitado e confiável é uma parte extremamente importante. O seu automóvel é um investimento e ninguém deseja ficar na mão quando se trata de prejuízo. Por mais que seja um procedimento fácil de ser executado, é necessária muita cautela e responsabilidade.
Além disso, fique sempre atento aos sinais que o seu automóvel emite quando estiver dirigindo, segurança deve estar sempre em primeiro lugar!
Como arrumar o motor de arranque se necessário?
O motor de partida utilizado em alguns veículos é bastante simples de se realizar uma manutenção, isso porque os mesmos não possuem bobinas de campo, o que facilita bastante a realização do trabalho. Os mais simples trabalham com ímãs permanentes. Porém, um dos maiores desafios é o fato da dificuldade de obter novas peças de reposição, uma vez que, geralmente, não são muito fáceis de serem encontradas.
Diante disso, mostraremos, de uma maneira mais simples e objetiva, a forma correta de se executar a manutenção do motor.
Com o motor de partida já retirado do veículo, é necessário prendê-lo em um morsa (importante utilizar mordentes de alumínio ou, então, de cobre).
É importante validar a informação de que, em hipótese alguma, o motor de partida não deve ser preso pelo seu corpo. É necessário prendê-lo de forma segura e efetiva, a fim de se evitar a quebra dos imãs permanentes.
Em outro momento, é preciso preparar as ferramentas para a realização do serviço como: chave de fenda, martelo, chave combinada de 8 e 13 mm, alicate para trava externa, chave torx e outros equipamentos que podem ser úteis.
Após realizar tudo isso acima, é preciso desligar o rabicho das escovas positivas do automático de partida utilizando uma chave de 13 mm. Logo após, já pode retirar os parafusos de fixação do automático e, então, removê-lo do motor de partida.
Assim, depois de realizado todos os passos de forma correta, as peças poderão ser lavadas com gasolina, querosene ou, então, um solvente indicado. Uma coisa ideal de se fazer, após a lavagem das peças, é direcionar um jato de ar comprimido nas mesmas peças manuseadas, a fim de secá-las.
Fiquem atentos ao manusear o ar comprimido! Vale a pena ter uma atenção redobrada.
Portanto, chegamos no fim do nosso post! Aqui, nós abordamos pontos de extrema relevância em relação à questão do motor de arranque. Dedicamos uma leitura mais fácil e compreensiva para todos os públicos. Mesmo que pareça ser algo simples, todas as dicas abordadas acima são de extrema relevância, principalmente para os condutores que não detêm muito conhecimento sobre o funcionamento de carro.
Entender o funcionamento da sua máquina facilita muito a vida e o bolso do condutor, pois danos podem ser evitados ou, até mesmo, corrigidos a tempo. Diante disso, descrevemos de forma minuciosa sobre cada ponto, objetivando deixar ainda mais claro tudo isso.
Ainda que peças de carros sejam algo mais estudado por mecânicos e funcionários no geral das oficinas mecânicas, ter um conhecimento prévio sobre isso agrega muito nos momentos de precisão.
Assim como já foi brevemente dito acima, o mercado capitalista oferece muitas opções e dentre elas, peças recondicionadas ou já usadas. Fique atento para isso! O conhecimento passado acima foi bem claro e breve quanto às consequências disso. Isso porque o barato pode sair muito mais caro em determinadas situações.
No caso do motor mesmo, é necessária uma avaliação do mecânico, para que ele indique uma peça original e coerente ao que seu carro precisa. Isso evitará futuras dores de cabeça e garantirá a sua segurança de maneira eficaz.
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Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
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Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Laboratório Thiago Hugo
O Laboratório Thiago Hugo iniciou suas atividades na cidade de Diamantina em maio de 2008 em um serviço especializado em análises citopatológicas, com foco principal no exame de Papanicolau. Com o passar dos anos e se tornando cada vez mais referência neste tipo de serviço, expandimos nossas atividades para a Patologia Clínica em janeiro de 2012, momento em que trouxemos novas tecnologias e técnicas modernas de coleta e processamento de amostras, sempre nos atentando para a excelência no atendimento e qualidade do serviço prestado.
Sempre em constante evolução, buscamos a Certificação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, feito alcançado no ano de 2018 e um verdadeiro marco para a saúde do Vale do Jequitinhonha, pois fomos o primeiro serviço de saúde da região a receber este reconhecimento.
Atualmente, além da cidade de Diamantina, estamos presentes nas cidades de Couto de Magalhães de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Senador Modestino Gonçalves e Patrocínio, garantindo sempre o mesmo padrão de qualidade em todas as unidades. Hoje em dia prestamos serviços de análises clínicas, genética, biologia molecular, anatomia patológica, toxicologia, eletrocardiograma, HOLTER, MAPA e ESPIROMETRIA.
Com mais de 10 anos de história, o Laboratório Thiago Hugo tem em seu DNA uma característica marcante, em que o acolhimento e o tratamento humanizado são partes fundamentais do nosso processo de cuidar da saúde de nossos clientes; além do amplo engajamento em causas sociais, em que, de fato, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Preparo para Coleta – Laboratório de Análises Clínicas – Thiago Hugo
Saiba como se preparar para realizar o seu exame
– O paciente não deve deixar de beber água, ainda que tenha que fazer exames que necessitem de jejum.
– Caso esteja fazendo uso de medicamentos, não esqueça de relatar no guichê de atendimento, no momento do cadastro.
– A utilização ou suspensão de medicamentos deve seguir orientação do médico. Caso não haja recomendação, continuar tomando o medicamento no horário habitual.
– Para coletas de crianças e gestantes, a orientação quanto ao jejum deve ser dada pelo médico.
Exames de sangue em geral
A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum, de acordo com o exame a ser realizado:
– 4h para coleta de sangue que tenha cortisol, lembrando que a mesma deverá ser feita até às 8h da manhã, além de ser imprescindível informar os medicamentos em uso, principalmente glicocorticóides (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose;
– 4h para dosagem de prolactina, recomendando-se um repouso de 30 minutos antes da coleta, para quem fez exercícios físicos;
– 8h para dosagem de glicose;
– 8h para dosagens que incluam colesterol, triglicerídeos e lipidograma;
– Para as demais coletas verifique informações sobre o preparo com a nossa equipe.
Coleta para glicose
Obrigatório jejum de 8 horas. Para crianças, o jejum deve ser estabelecido conforme orientação médica.
Coleta urina de rotina
Manter a ingestão habitual de líquidos.
Exercícios: Evitar a prática de exercício físico antes da coleta de urina.
Medicação: Evitar o uso de medicamentos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos), ou conforme orientação médica.
Outros: Abstinência sexual por período de 24 horas antes da coleta de urina.
Evitar coletar no período menstrual.
Parasitológico de fezes
Evitar o uso de antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
O uso de laxantes é realizado somente com orientação médica e é indicado nos casos em que uma série de exames for negativo.
INSTRUÇÕES DE COLETA: de preferência, enviar as fezes frescas recém eliminadas. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
Fale Conosco Para falar com a nossa equipe utilize um dos canais abaixo. Informações sobre preparo de exames, endereços, dúvidas, sugestões, reclamações e até mesmo se você deseja fazer parte do nosso time, este é o lugar.Nossas UnidadesVeja onde estão nossas unidades
Unidade Matriz Diamantina Praça Carmelina do Carmo Fonseca, 41 – Largo Dom João
https://drpedrobeneditobatistajr.com.br/
Dr Pedro Benedito Batista Jr, MBA Healthcare and policy pela University Of Miami – na base da operação em serviços de emergência.
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