De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, melhorar o relacionamento entre empresa e meio ambiente é fator imprescindível para o desenvolvimento sustentável. Empresas conscientes reforçam a importância de práticas de gestão para a sustentabilidade, ampliando seu valor e deixando um legado positivo para consumidores e sociedade.
Segundo Glauco, o mercado tem exercido maior pressão por gestão para a sustentabilidade nas grandes empresas. Este movimento é percebido também nos pequenos negócios?
O mercado está cada vez mais atento para a questão da sustentabilidade. Isso implica em um novo comportamento empresarial para as empresas de todos os portes. O interesse do consumidor por produtos e serviços decorrentes de práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas cresce a cada dia em todo o mundo. Essa tendência é irreversível e os donos de pequenos negócios tem que fazer parte dessa nova agenda.
Quando falamos em sustentabilidade corporativa, destacamos a necessidade de inserção deste conceito na estratégia das empresas. As micro e pequenas empresas estão preparadas para esta realidade?
Glauco explica que as ações sustentáveis ainda são pontuais e focadas na otimização dos processos. Entender a sustentabilidade de forma transversal e como estratégia de negócio é um movimento crescente, e os pequenos negócios já percebem a necessidade de se prepararem para isso, até porque o mercado está muito competitivo. Sob esse aspecto, o micro e pequeno empresário pode contar com o apoio do Sebrae.
São disponibilizadas soluções e projetos com o objetivo de estimular a gestão para a sustentabilidade e conduzir a práticas mais responsáveis. Além disso, o empresário também pode encontrar publicações, cartilhas, vídeos, infográficos e outros conteúdos específicos sobre o tema no site do Centro Sebrae de Sustentabilidade.