De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, qualidade é um esforço infindável das organizações do mundo inteiro que implantam melhoria contínua para fortalecer seus programas da área e impactar seus resultados. Empresas, incluindo as brasileiras, estão usando ferramentas da qualidade para se manterem competitivas em uma economia global e oferecer produtos e serviços inovadores aos seus clientes. Com o produto interno bruto do Brasil ocupando o sétimo lugar no mundo, a qualidade desempenha um papel fundamental para manter seus produtos e serviços competitivos com os de outros países.
Como as economias ao redor do mundo continuam flutuando, as organizações estão se voltando para a qualidade como uma forma de gerenciar custos e riscos, além de ajudar na inovação. Qualidade é considerada como uma forma de envolver os clientes para desenvolver produtos e serviços que superem as expectativas. Ao fazer isso, a organização pode continuar a prosperar, apesar das pressões econômicas.
Glauco explica que uma forte cultura de qualidade é um componente-chave para o sucesso organizacional, mas há desafios para a criação de uma cultura bem sucedida, principalmente em uma realidade globalizada em que as culturas entre países podem diferir muito.
Glauco reconhece a importância da qualidade para a sustentabilidade e crescimento da economia brasileira. A qualidade pode ajudar as organizações a reduzir custos, pois proporciona um aumento da eficiência e redução de resíduos. Além disso, contamos com cerca de 400 membros no Brasil que se dedicam a qualidade, comunidade que continua a ter um forte interesse em ter acesso a recursos e ferramentas da área.