De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os últimos dez anos ratificaram a importância do varejo para a economia brasileira, tornando-se um dos principais empregadores e também o termômetro do consumo e da produção. Seja qual for o segmento, supermercados, drogarias, material de construção, roupas, eletroeletrônicos, cosméticos, entre outros, o varejo têm uma posição de destaque.
Porém, destaca Glauco, na mesma velocidade que o varejo cresceu, muito devido à estabilidade passada da
Economia e a disponibilidade do crédito, o negócio em si não acompanhou este cenário. Isso implica em dizer que, para aproveitar esta oportunidade, as redes abriram novos pontos de venda, investiram em marketing, ampliaram o quadro de colaboradores mas não se preocuparam em constituir um planejamento, reforçar estrutura, processos e controles.
As empresas de varejo que deram atenção a este fato, conseguiram garantir o controle que sustentou o volume de vendas, a adequação das despesas e o controle das perdas. Aquelas que não direcionaram seus esforços, viram suas vendas cair, os clientes indo embora, as despesas aumentando e as perdas tornando-se impactantes no resultado final.
Profissionalizar o varejo significa:
Ter um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, contemplando uma missão clara, uma visão desafiadora e valores verdadeiros. Desenvolver este planejamento leva tempo e é um investimento para sua empresa.
Trabalhar os importantes elementos do Pentágono de Gestão de Varejo:
a) Processos: olhar para dentro da empresa e mapear todos os processos. Ter essa visão é importantíssimo para corrigir desvios, identificar oportunidade e ganhar desempenho. Conhecer a si mesmo é tão importante quanto conhecer a concorrência.
b) Pessoas: as pessoas devem saber o que fazer na sua empresa, por isso os processos devem ser escritos. E devem saber também que estas rotinas devem ser executadas com disciplina. Isso significa capacitação constante, pessoas envolvidas e comprometidas com a missão é visão.
c) Auditoria: o controle interno das operações garante governança e também a gestão educativa dos negócios. Isso também acarreta em uma avaliação constante dos processos, que com diversas mudanças ambientais internas e externas, podem levar a melhorias em busca de melhor desempenho e maiores resultados.
d) Tecnologia: os investimentos em tecnologia garantem ao varejista sistemas de gestão, proteção de ativos, acompanhamento de resultados, interação com clientes, entre outros. O uso estratégico da tecnologia da meio e forma à operação e à governança dos negócios.
e) Indicadores: um dos segredos do planejamento é ter um painel de controle que indique se a empresa está no caminho certo. Ter os indicadores certos garantirão um acompanhamento eficiente de toda a operação da empresa e isso auxilia na previsão de cenários, na meritocracia, na mudança de rotas, entre outras ações de gestão. Olhar somente um indicador, como vendas, não diz nada sobre sua empresa.
Para Glauco, profissionalizar o varejo é uma série de ações que são melhor trabalhadas com métodos e visão externos. Além do fato da mudança cultural e do choque de gestão necessários. Todas as empresas que querem ter continuidade em seus negócios passarão por isso. As que optarem por não passar, não estarão vivas para contar história.