De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, saber administrar bem a entrada e saída de capital de uma empresa é indispensável para o crescimento saudável dela.
Fazer uma empresa funcionar, costuma-se dizer que é fácil. Uma afirmação falsa, sem dúvida. Transformar um negócio numa companhia em crescimento constante é um enorme talento, destaca Glauco.
Porém, muitas vezes, a maior dificuldade para empresas ganharem corpo e crescerem vertiginosamente é a habilidade na gestão financeira. Este costuma ser o item o qual muitos empreendedores esbarram ao longo do processo.
De olho nesse problema, Glauco apresenta cinco dicas quer vão ajudar os gestores a aplicarem uma boa gestão financeira em seus negócios. Confira!
Estude mais sobre gestão de negócios
Manter-se atualizado em relação aos principais conceitos em gestão de negócios é essencial para que os gestores tomem a as principais decisões dentro das empresas. Adquirir conhecimento na área de finanças costuma ser a grande dificuldade dos empreendedores, por isso quanto mais ele dominar o assunto, mais vantagem competitiva adquire em cima de seus concorrentes.
Separe a Conta Corrente PF da PJ
Para uma melhor administração do seu negócio, separe o que é PF daquilo que é PJ. Primeiramente, abra contas bancárias distintas. Isso vai ajudar você a separar as despesas do negócio de forma simples e direta e sem confusão na hora do balanço mensal.
Análise mensal com ações corretivas
Para que a empresa tenha resultados positivos é indispensável acompanhar mensalmente os números e, de preferência, sempre nos primeiros dias do mês seguinte. Os executivos devem analisar os resultados mensais comparando-os com os previstos no orçamento e, em caso de desvio, propor ações que possam corrigir a rota da companhia.
Organize os documentos
Não há processo gerenciais sem uma organização impecável da papelada do dia-a-dia. Criar prioridades no alistamento de documentos traz economia de tempo, o que pode gerar menos custo e mais retorno financeiro.
Pagamentos eletrônicos e faturas online
Hoje, com a evolução dos pagamentos eletrônicos e a segurança que a internet proporciona nas transações financeiras existe a alternativa de fazer tudo online. Em poucos minutos, é possível administrar suas finanças em rede e enviar o boleto de cobrança para seus clientes por e-mail.