De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a maioria das grandes empresas sabe que é preciso traçar boas estratégias para alcançar o sucesso, mas grande parte delas ainda falha na implementação dessas ideias. É o que aponta um estudo da associação mundial Project Management Institute (PMI), feito em parceria com a unidade de inteligência da The Economist.
Glauco diz que de acordo com a pesquisa, dos 587 executivos globais seniores ouvidos, 88% reconhecem que é importante entregar resultados baseados no plano estratégico. Mas, nos últimos três anos, 44% dos planos estratégicos delineados por eles não foram bem sucedidos.
Tanto que 61% dos entrevistados admitem que suas empresas precisam se esforçar pra preencher a lacuna entre a elaboração da estratégia e sua implementação no dia a dia.
Glauco explica que devido à variedade de setores e de características de cada empresa, é difícil eleger um único problema que atrapalha o desenvolvimento das estratégias e criar uma receita para solucioná-lo.
Porém, há algumas iniciativas comuns que podem ajudar a tirar os planos do papel.
1 Não basta ser chefe, tem que participar
Segundo Glauco, o envolvimento da liderança é fundamental. Apesar disso, 28% dos executivos disseram que projetos individuais para aplicar estratégias, normalmente, não têm o apoio necessário dos membros do alto escalão. “Os líderes devem ter um papel efetivo em cada elemento da implementação do projeto, o que inclui a priorização de iniciativas e alocação de recursos”.
2 Invista em treinamento
Outro ponto importante é a gestão de talentos. Para Glauco, “ela é fundamental para alcançar o sucesso na implementação da estratégia”. Segundo Glauco, isso pode ser feito por meio de treinamentos que reforcem o pensamento estratégico dos funcionários para ensiná-los a usar as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos. “Organizações de alta performance promovem o desenvolvimento contínuo dos gerentes de projetos para alcançarem o sucesso”.
Entre os pesquisados, apenas 41% afirmaram que suas companhias contam com pessoal qualificado para colocar as iniciativas em prática. Além disso, no que diz respeito a quem coordena essas ações, apenas 18% dizem que contratar pessoas com habilidades e talentos de liderança para dirigir a aplicação das estratégias é uma prioridade, enquanto 11% dizem que suas corporações consideram muito importante desenvolver essas características em executivos que já estão lá dentro.
3 Crie padrões
Padronizar práticas da companhia também pode favorecer os resultados. “Padronizar leva a um uso eficiente dos recursos, o que permite mais tempo para focar em liderança, inovação e entrega de produtos e serviços”, segundo Glauco.
Para os executivos ouvidos na pesquisa, a principal barreira para a implementação das estratégias é a falta de habilidades para gerenciamento de mudanças (45%). A falta de recursos vem em segundo lugar, com 29%.