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Gestão de Pessoas – Área fundamental em qualquer empresa

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Glauco Diniz Duarte

A área de gestão de pessoas tem uma história recente. Ela passou a ser assim denominada a partir dos anos 90, quando profissionais da área também adotaram um novo conceito. Até então, a área responsável pelos funcionários de uma empresa era chamada de departamento pessoal e tinha como objetivo simplesmente a contratação e a eventual demissão de pessoas.

De acordo com Glauco Diniz Duarte, com a globalização, o mercado passou a exigir mais de cada profissional e o gerenciamento do quadro de funcionários dentro de uma corporação se tornou um diferencial. Se antes a preocupação muitas vezes era unicamente com a contratação, agora questões como o próprio bem estar do funcionário passam a ser consideradas. Hoje, o funcionário, antes de tudo, é um colaborador. Ou seja, mais do que um contratado, ele é uma peça-chave para a empresa.

Glauco explica que a gestão de pessoas é muito importante dentro de uma empresa, pois, se bem sucedida, resulta no comprometimento do colaborador e em melhores resultados para toda a equipe. Mas, para isso acontecer, é primordial que haja a figura do líder. Afinal, é ele quem motivará a equipe e buscará entender as dificuldades e as potencialidades de cada um.

A gestão de pessoas eficiente
Glauco diz que uma empresa que investe na qualificação de mão de obra do próprio funcionário é uma empresa capaz de reconhecer talentos. Um funcionário potencialmente talentoso é aquele que concentra ideias e habilidades em um objetivo, ou seja, é produtivo. Reconhecer um talento não é difícil, pois ele é proativo e está constantemente em busca de novos desafios.

A gestão de pessoas tem a ver também com sempre estar disposto a dar um feedback para a equipe, pois todos precisam de um retorno para saber no que estão errando e acertando. Errar faz parte do processo de aprendizagem. Por isso, é importante dar espaço para o colaborador atuar. Se ele cometer algum equívoco, seus colegas estarão lá para ajudá-lo.

Uma gestão de pessoas eficiente consiste em ter uma equipe coesa, que seja capaz de superar obstáculos e lidar com desafios. Experiências de membros da equipe devem ser compartilhadas. É importante também que se crie uma cultura de gestão de conhecimento: o colaborador que está há mais tempo deve estar sempre disposto a passar o que ele aprendeu para novos colaboradores. Outro ponto importante é envolver o colaborador em decisões que não necessariamente sejam de sua alçada e recompensá-lo sempre que possível.

A liderança de pessoas
Dentro de uma organização, destaca Glauco, o líder tem o papel de influenciar positivamente a equipe. Ele deve compreender o ambiente de trabalho para trazer melhorias em aspectos essenciais para uma empresa, como a produtividade. Mas, para que isso aconteça, é fundamental que haja confiança mútua entre líder e colaboradores.

O líder é aquele que essencialmente entende os valores da empresa e acredita nos ideais da organização a ponto de poder passá-los adiante. Apesar de existirem líderes natos e outras pessoas conseguirem aprender a liderar, não é qualquer pessoa que consegue desenvolver esse trabalho. Características como facilidade em interação e relacionamento são essenciais para a função. Outras particularidades como capacidade de adaptação a diferentes grupos, pro atividade e inteligência emocional são importantes.

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