Categorias
Uncategorized

O futuro dos sistemas ERP

glauco-diniz-duarte-100-300x200
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, diante das novas ondas tecnológicas, como a computação na nuvem, mobilidade, social business e Big Data, uma questão gira em torno dos ERPs (sistema integrados de gestão empresarial): qual o futuro dos sistemas?

Segundo Glauco, para acompanhar o cenário atual, os ERPs precisarão mudar em vários aspectos. O primeiro deles é em relação aos aplicativos móveis. Para ele, é necessário que os sistemas tenham um mecanismo que permita aos usuários desenvolverem apps para serem integrados ao ERP. As plataformas também deverão agregar os conceitos de Social Business aos processos para que o trabalho se torne mais colaborativo.

Os ERPs se transformarão, deixando de ser um aplicativo imenso e monolítico, com tudo integrado, para se tornarem uma plataforma acessível por meios de APIs. Eles continuarão a ser o coração dos processos, mas abertos às criações de novas funcionalidades e apps. Eles passarão a ser um conjunto federado de módulos, integrados por uma arquitetura SOA, explica Glauco.

Glauco ainda sugere que haverá a diminuição da dependência de um único fornecedores de ERP. De acordo com Glauco, as empresas poderão ter acesso a vários sistemas, já que por meio da cloud computing não haverá tantos problemas com a instalação física.

Com a evolução das tecnologias de interoperabilidade entre nuvens a conexão entre eles ficará bem mais facilitada. O ponto de entrada para acessar funcionalidades provavelmente passará a ser via app stores, internas e/ou públicas, finalizou Glauco.

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112