De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, um sistema de gestão é um programa de computador que lhe ajuda a cuidar das atividades de sua empresa. Ele é um software inteligente e que tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia, automatizando o máximo de processos quanto for possível.
Os resultados apresentados por um sistema de gestão extrapolam o caráter financeiro. Os benefícios podem ser representados por meio de diversos indicadores de qualidade.
Glauco cita alguns exemplos:
• Ganho de produtividade em alta escala;
• Melhor organização da empresa e seus setores;
• Redução de custos e controle de desperdícios;
• Aumento das vendas e lucratividade;
• Maior segurança para empresa e seus funcionários;
• Melhoria nos índices de satisfação interna e dos clientes;
• Aumento da qualidade de vida para os colaboradores.
• Diminuição do impacto das atividades na natureza com utilização sustentável dos recursos na empresa;
Esses são apenas alguns dos benefícios decorrentes da implementação de um sistema de gestão.
O que é ERP ? (Enterprise Resource Planning)
Segundo Glauco, o mais comum entre os sistemas de gestão é o Enterprise Resource Planning (ERP), a evolução da planilha de Excel. Ele serve para garantir o controle e organização do funcionamento da empresa agregando informações sobre a área comercial, produção, gestão de equipes, RH, controle de projetos, financeiro receitas/despesas, fluxo de caixa e muito mais.
O ERP é modular, e pode possuir uma abordagem departamental ou por segmento. Departamental: esta estrutura permite a observação da manutenção dos processos de cada departamento em uma única tela, o que torna a utilização do sistema mais simples e seguro para os usuários. Por segmento: a estrutura por segmento permite a adequação do software às particularidades departamentais de cada empresa. É, então, voltada para atender às necessidades específicas de ramos de atividade. Um escritório de advocacia, por exemplo, precisa organizar atividades de uma forma totalmente diferente de uma indústria.
O que é CRM? (Costumer Relationship Management)
Glauco diz que CRM (Costumer Relationship Management) cuida do relacionamento da empresa com a base de leads e clientes — informações que, em muitas empresas, estão espalhada entre planilhas diversas. O CRM organiza todo o processo comercial através de um funil de vendas para aumentar o controle e a produtividade da equipe de vendas.
Quais são as vantagens de um sistema de gestão?
Com a implantação e utilização sistemática de um sistema de gestão aderente ao segmento de atuação de cada negócio, diversas vantagens podem ser observadas, como:
• Aumento a produtividade;
• Aumento a transparência;
• relatórios com indicadores de desempenho;
• Diminui os riscos de acidentes de trabalho;
• Reduz a burocracia no trâmite de processos;
• Aprimora o clima organizacional da empresa;
• Reduz os danos causados ao meio ambiente;
• Torna o negócio mais competitivo e mais próximo da excelência;
• Padroniza processos em consonância aos padrões internacionais;
• Possibilita um ambiente de trabalho mais seguro, agradável e produtivo;
• Fortalece a percepção de marca tanto entre o público interno, quanto entre os clientes.
E quais são esses indicadores?
Glauco diz que para que os resultados mencionados no tópico anterior possam ser detectados e constantemente aprimorados, alguns indicadores devem ser acompanhados. Veja quais são os mais utilizados:
Indicadores de Desempenho: são informações sobre o desempenho financeiro e operacional da empresa, por exemplo o DRE (demonstrativo do resultado do exercício) é um indicador de desempenho do resultado financeiro da empresa dentro de um período especifico. Além de identificar qual setor ou colaborador esta com a produtividade satisfatória ou não.
Indicadores de qualidade: esse tipo de indicador monitora o número de produtos ou equipamentos que apresentam defeitos, o quanto de matéria prima e recursos humanos são utilizados e o quanto é desperdiçado durante a produção, a quantidade de reclamações por parte dos consumidores em relação aos produtos e/ou serviços finais e, ainda, a quantidade de tempo despendida para entrega de cada um deles.
Indicadores de saúde: as principais métricas avaliadas pelos indicadores de saúde são as envolvendo horas de treinamento oferecidas, despesas com planos de saúde, quantidade de atestados médicos entregues, números de faltas ao trabalho com e sem justificativas, entre outras.
Indicadores de sustentabilidade: no que tange aos indicadores de meio ambiente, os principais focos são o nível de consumo de água e energia no processo de produção, a quantidade de resíduos e de lixo produzidos, o destino dado a esses dejetos, a utilização de matéria-prima biodegradável, o encaminhamento para locais de reciclagem ou reaproveitamento etc.