De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, existem alguns pouco métodos para se estabelecer uma meta desde dados históricos até mesmo olhando pro futuro, esquecendo do passado. O que deu certo em um dado momento não garante a sobrevivência no futuro. Esse método é conhecido popularmente como base zero.
Segundo Glauco, o mais importante é que antes de estabelecer uma meta é preciso conhecer onde estamos e se esse momento está estabilizado.
Temos que ter certeza que todo o processo iniciado na maioria das vezes no passado já evoluiu e se nesse patamar a organização está preparada pra dar o próximo passo. Não adianta de nada querer melhorar sem ter a certeza de que a organização está preparada e o padrão definido.
Glauco diz que um bom sistema de gestão vai garantir a manutenção do que já foi conquistado: Processos e pessoas, todos falando a mesma linguagem, todos com suas metas.
Manter o padrão é uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos no dia-a-dia das empresas, acompanhamos vários projetos e nenhum é igual ao outro.
Uns com a rotina mais estabilizada, outros patinando, outros querendo mudar ao invés de melhorar. Essa falta de congruência é normal, pois cada organização vive momentos distintos dentro do sistema de gestão.
O mais importante é que em algum momento todas vão amadurecer, pois a implantação de um modelo formal representa uma “verdadeira revolução”, diz Glauco.
Infelizmente, existe muito dinheiro jogado fora por falta de entendimento do que é realmente um sistema de gestão e o potencial que esse modelo tem nos processos, nas pessoas, gerando resultados excepcionais.