Categorias
Uncategorized

Como escolher a ferramenta de gestão ideal para o seu negócio

glauco-diniz-duarte-132-300x225
Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte afirma que atualmente, há inúmeras opções de softwares e aplicativos para quem busca simplificar a gestão de sua empresa. Mas como encontrar a solução ideal?

Diga uma coisa: como anda sua interação com ferramentas gerenciais como lean startup, business model canvas, inbound marketing, just in time, PDCA, entre outras? Glauco diz que se você simplesmente não sabe responder a essa pergunta, fique calmo: sua empresa provavelmente não precisa de muitas delas; além disso, entre as soluções realmente úteis, há muito o que ser pensado antes de investir em determinado software ou aplicativo. Será que elas atenderão as suas necessidades específicas?

Uma das situações mais comuns nas empresas é a aplicação de boas ferramentas em situações erradas ou sem o devido cuidado. Ou ainda: a adoção de soluções ultrapassadas na tentativa de solucionar problemas absolutamente novos. De acordo com Glauco, o primeiro passo a ser dado na busca por ferramentas de gestão eficazes e ajustadas à realidade da empresa está na tomada de consciência acerca do “problema” a ser resolvido. “É preciso efetivamente diagnosticar a realidade organizacional e entender de que maneira uma ferramenta de gestão poderia ajudar. Este processo de seleção é essencial”, afirma.

Em função disso, identificar, escolher, aplicar e avaliar os resultados das ferramentas gerenciais é um processo estratégico para quem empreende.

Glauco lista abaixo quatro dicas definitivas para escolher uma ferramenta de gestão para a sua empresa:
1. Diagnóstico
Antes de começar a conhecer algumas das soluções que o mercado oferece, é fundamental entender o problema e identificar a situação. Não subestime a importância do diagnóstico: há muita gente que, conhece uma determinada ferramenta, fica encantada com as funcionalidades, e depois fica procurando problemas para aplicar a solução.

2. Cada caso é um caso
Ao implementar determinada ferramenta gerencial lembre-se que cada realidade organizacional é única e, sendo assim, alguns (ou diversos) ajustes serão necessários para que os resultados projetados sejam alcançados.

3. Invista em comunicação
Não adianta investir tempo e dinheiro escolhendo a melhor ferramenta de gestão se as pessoas não estiverem engajadas em extrair o máximo daquela solução. Portanto, invista em comunicação junto ao público interno e explique de maneira clara e didática os ganhos que a empresa terá com a utilização daquele software ou aplicativo.

4. Parametrize
Além de acompanhar de perto a implementação de determinada ferramenta, o gestor organizacional deve constantemente medir o ROI e parametrizar o processo. De que maneira você terá certeza de que aquilo está dando certo?

Glauco diz ainda: “Os desafios organizacionais que encaramos no dia a dia são muito complexos para negligenciarmos a forma como selecionamos e aplicamos as ferramentas gerenciais”.

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112