GLAUCO DINIZ DUARTE – As vantagens e as desvantagens do diesel
As vantagens e as desvantagens do diesel. O diesel voltou à ser assunto após um projeto de decreto legislativo tentar liberar o combustível para carros de passeio no Brasil. Desde 1976, apenas modelos de carga, de transporte coletivo ou fora de estrada com mais de uma tonelada de capacidade de carga podem usar o combustível. O Brasil é o único país do mundo a ter a proibição. Não é a primeira vez que se tenta liberar o diesel no país: de tempos em tempos, o assunto volta a aparecer – o último projeto que passou pela câmara foi derrubado no ano passado.
A proibição surgiu durante a crise do petróleo, quando o Brasil decidiu investir no etanol para diminuir a importação do produto e equilibrar a balança comercial. Mas será que agora os consumidores irão voltar a ter modelos com motor a diesel no Brasil? “Não dá pra saber se será aprovado”, afirmou o engenheiro Luso Ventura, diretor da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL. “As condições estão disponíveis e todos os argumentos que surgiram no passado para não implementar o combustível, como a questão do meio-ambiente, não são mais válidos hoje. Para que aconteça, depende de alguns arranjos políticos e econômicos, mas certamente não tecnológicos”, afirmou.
Para Luso, caso a liberação aconteça, não são todos os tipos de perfis de consumidores que devem comprar um modelo a diesel. “Quem trabalha com o carro, como taxistas, se beneficiará. O carro a diesel é mais caro, mas dura mais. O gasto com combustível reduz 30%. Agora, se você roda pouco e portanto gasta pouco combustível, não vale a pena pagar mais pelo carro”, afirma.
Conversamos com Mário Massagardi, diretor da SAE Brasil, para esclarecer as vantagens e desvantagens do diesel.
Mais esportivo e mais econômico
As principais vantagens de um motor diesel são o baixo consumo de combustível e a capacidade para acelerações mais fortes. Em carros, isso significa mais esportividade com baixo consumo de combustível. Alguns carros médios em produção na Europa alcançam consumo de 25 a 30 quilômetros com um litro de diesel. Carros pequenos podem fazer até 100 quilômetros com menos de três litros de combustível. Um carro médio, com tanque de 50 litros, pode rodar mais que 1000 quilômetros sem abastecer. O diesel também tem emissões menores de gases de efeito estufa, se comparados com os motores a gasolina.
Carros a diesel são mais caros
Para o uso em carros, a maior desvantagem é o preço: são veículos mais robustos e com maior conteúdo tecnológico e, por isso, custam mais caro. Existem vários exemplos destes no Brasil. Basta ver as picapes à venda: as versões a diesel são as mais caras, porém mais econômicas. São também as mais vendidas e as que têm o maior valor de revenda.
Motores a diesel não usam velas
Motor flex é um motor com ignição por centelha (usa uma vela de ignição), que pode utilizar tanto etanol como gasolina como combustível. É uma solução brasileira que adaptou motores originais a gasolina para ter flexibilidade. Já o motor a diesel é um motor com ignição por compressão, ou seja, não precisa de vela de ignição. Atualmente, estes motores são bem avançados, têm taxa de compressão mais alta que os motores a gasolina, são turbinados e têm injeção direta de combustível.
Motores a diesel duram mais
O motor é bem mais robusto e deve durar mais do que os movidos a gasolina. Sua manutenção pode, entretanto, ser mais cara, pois seus componentes têm maior conteúdo tecnológico embarcado.
Carros a diesel vibram mais
A vibração é uma característica comum dos veículos a diesel. Ms existem medidas para contornar isso, tanto no motor, por meio de calibragens especiais, quanto no corpo do carro, por meio da aplicação de materiais abafadores e isolantes. Porém, ruído e vibração não são fatores preocupantes.
Carros a diesel poluem menos
Carros a diesel modernos têm catalisadores e filtros e, por isso, suas emissões de poluentes são praticamente zero. Motores de ignição por centelha modernos também têm níveis quase zero de poluentes. Por isso, qualquer comparação dizendo que uma tecnologia é mais limpa ou mais suja é atualmente pouco relevante.
Atualmente, os maiores vilões da poluição automotiva são os carros mais velhos tanto a diesel como a gasolina ou álcool que não têm catalisadores ou filtros e que são mal conservados. Um carro velho polui mais do que 20 carros modernos. O mesmo vale para caminhões e ônibus.
Tecnologia a diesel é mais moderna
A maior pressão para a liberação vem do setor de autopeças, que tem interesse em aumentar o conteúdo tecnológico dos seus produtos. Montadoras de carros maiores também têm interesse, pois possuem produtos no exterior e o seu uso aqui pode contribuir para que elas atinjam as metas de consumo do Inovar-Auto. Já as montadoras de carros pequenos não demonstram muito interesse.
Do lado dos usuários, os maiores beneficiados pela liberação seriam os que rodam muito: táxis e outros profissionais que dependem do uso intensivo do carro.