GLAUCO DINIZ DUARTE – O VW diesel mais antigo nos EUA
O VW diesel mais antigo nos EUA. A Volkswagen of América, tempos atrás, em razão da grande força que os europeus estão fazendo para que os automóveis diesel vendam bem nos Estados Unidos, decidiu descobrir o VW diesel mais antigo e o de maior quilometragem ainda em uso diário naquele país. Os dois carros teriam de ser certificados quanto à sua origem e seu estado funcional pela Volkswagen e pelo revendedor local.
O mais antigo encontrado foi um Rabbit Golf de 1977, pertencente ao californiano Clint Wilson. O revendedor é o Family Volkswagen, de Bakersfield.
O diretor de Relações Públicas da VOA, Steve Keyes, diz: “Os motores diesel são notórios por sua longa confiabilidade e durabilidade, de forma que não achávamos que fosse um problema descobrir um Rabbit 1977 que ainda estivesse em ótimas condições, como este”.
Desde 1977, quando a Volkswagen iniciou a venda de Rabbits diesel, a comercialização de carros com esse tipo de motor já passou das 815 mil unidades.
Clint Wilson, que também possui um Fusca que quer restaurar, recebeu em comodato por seis meses, como prêmio por ter o Rabbit diesel mais antigo, um Touareg V10 turbodiesel de injeção direta.
O problema vai ser passar seis meses com um Touareg e voltar a andar com o Rabbit. Talvez a saída seja comprar um Jetta, sedã ou perua, ano-modelo 2009, com motor turbodiesel limpo de injeção direta que a VW vai lançar no primeiro trimestre do ano que vem.
O diesel de maior quilometragem
O VW diesel de quilometragem mais alta encontrado é o Jetta Turbo Diesel de vinte e um anos de uso e mais de 904 mil quilômetros rodados, de propriedade de Syl Schmidt, de Blue Rock, estado de Ohio. Sua quilometragem foi certificada pela Volkswagen of América e pelo concessionário Byers Imports, de Columbus, naquele estado. O Sr. Schmidt tem registro de todas as intervenções mecânicas sofridas pelo carro e de todo o combustível consumido, freqüentemente à media de mais de 21 km/litro em estradas.
Steve Keyes, novamente: “Entre todas as respostas que recebemos em nossa Diesel Heritage Search Procura pela Herança Diesel, encontramos muitos proprietários VW que eram apaixonados por seus carros e pelos benefícios econômicos do motor a diesel.”
Nos primeiros três anos, Schmidt adquiriu o Jetta por leasing, após o que ele decidiu comprar o carro. Agora, depois de vinte anos, jura pelo trem de força e pelo sistema de escape, originais. Schmidt também recebeu como prêmio o direito de dirigir um Touareg por seis meses.