GLAUCO DINIZ DUARTE – Bosch e Mercedes fazem parceria por táxi-robô em cinco anos
Bosch e Mercedes fazem parceria por táxi-robô em cinco anos. A cada dia, uma montadora de automóveis anuncia planos de desenvolvimento de carros autônomos. Desta vez, a Daimler, dona da Mercedes-Benz, anunciou parceria com a Bosch para colocar no mercado em até cinco anos automóveis 100% capazes de rodar sem a intervenção de um motorista. De acordo com a “Reuters”, a prioridade será acelerar a produção de “táxis-robôs”.
Empresas não divulgaram os investimentos
Com o acordo e o enfoque no transporte individual urbano, Mercedes e Bosch, duas gigantes do setor automotivo, esquentam a briga em um setor hoje dominado por pesquisas e projetos capitaneados por empresas de tecnologia, como Uber, start-up de transporte por aplicativo que está tocando um programa de testes com veículos autônomos. As duas empresas ainda não divulgaram cifras e investimentos envolvendo o acordo.
Em tempos nos quais muitos clientes estão deixando de comprar carros para utilizarem o serviço de aplicativos como Uber e Cabify, é natural que montadoras tradicionais como a Mercedes-Benz se adaptem para um novo modelo de mercado – daqui a alguns anos, sem a necessidade de um motorista, fará menos sentido ter um automóvel próprio. As montadoras deverão direcionar suas vendas para frotistas de veículos autônomos, voltados ao transporte de passageiros.
A iniciativa da Mercedes e da Bosch em firmar parceria não é uma exclusividade dessas empresas. A também alemã BMW recentemente fechou acordo com a israelense Mobileye, especializada em tecnologias autônomas, e com a fabricante de microchips Intel. A meta delas é lançar já em 2021 seu primeiro automóvel-robô.