GLAUCO DINIZ DUARTE – Bosch mostra tecnologia para bicicletas
Bosch mostra tecnologia para bicicletas. De olho no potencial de mercado das bicicletas elétricas, cujas vendas somaram 30 milhões de unidades pelo mundo somente em 2010, a Bosch já vende no exterior o sistema eBike, que utiliza um motor para auxiliar o ciclista a percorrer distâncias maiores com menor esforço.
O eBike não substitui as pedaladas, apenas as auxilia, tornando o movimento mais leve. Seu funcionamento lembra o das assistências elétricas à direção. O sistema Bosch é composto por três itens(foto abaixo): uma unidade de acionamento (que inclui motor e sensores), uma bateria de íons de lítio e a interface de controle.
A novidade será apresentada no 20º Congresso SAE Brasil (4 a 6 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, SP), mas ainda não há preço nem previsão de chegada ao Brasil. O motor da eBike tem 250 watts de potência, pesa 2,5 quilos e é instalado no quadro, não no cubo da roda dianteira ou traseira, como ocorre em outras bicicletas elétricas.
Com isso, o sistema permite baixar o centro de gravidade e melhorar a estabilidade ao pedalar. No motor estão os sensores, que calculam a maior ou menor intensidade de auxílio ao ciclista, conforme a força das pedaladas e a velocidade da eBike.
A interface de controle fica no guidão. Ela recebe os dados dos sensores anexos ao motor e informa ao ciclista, por um visor, dados como velocidade, condição de carga da bateria, distância a ser percorrida e condição da assistência elétrica aos pedais.
O ciclista pode optar por um auxílio elétrico maior ou menor a suas pedaladas. Segundo a Bosch, no modo mais econômico é possível percorrer até 145 quilômetros. A bateria leva duas hora e meia para a recarga completa.