GLAUCO DINIZ DUARTE – Bosch cria câmbio manual sem pedal de embreagem
Bosch cria câmbio manual sem pedal de embreagem. Um carro de câmbio manual sem pedal de embreagem é a mais nova tecnologia da Bosch apresentada a um grupo de jornalistas em São Paulo. Autoesporte esteve no evento de lançamento do Electronic Clutch System (e-Clutch), um sistema de embreagem eletrônica que, além de dispensar o tal pedal esquerdo, promete uma economia de combustível que pode ser de 5% a 10% maior do que o modelo de embreagem convencional.
Se você pensa que se trata simplesmente de um modelo automático ou automatizado, não é bem assim. Tanto a alavanca de câmbio quanto os engates de marchas são rigorosamente iguais às de um carro com câmbio manual. Mas sensores instalados na própria alavanca entendem a intenção do motorista de efetuar as trocas e abrem a embreagem para que as passagens sejam efetuadas, como se o condutor estivesse pisando no pedal esquerdo.
Na prática
Em duas voltas rápidas pela pista de testes, pudemos perceber como o sistema funciona na prática e o resultado foi bem satisfatório. O sistema confere a praticidade de um carro automático (sem pedal de embreagem), com a vantagem de deixar que o o mais “na mão”, pois quem decide a hora da troca é o condutor. Útil para quando se precisa reduzir ou arrancar com mais agilidade.
O e-Clutch traz ainda outras duas características interessantes. A primeira delas é a possibilidade de se efetuar o chamado “Stop & Go”. Muito útil e confortável para trânsitos intensos onde se usa apenas as primeiras relações, o sistema não apenas permite trocas para trafegar, para estacionar (o que inclui a 1ª e a ré), mas também oferece assistente de partida em rampa (Hill Assistance), que não deixa o carro descer quando se tira o pé do freio.
O outro atributo se refere à economia de combustível por meio do desacoplamento da embreagem, também conhecido como “Idle Coasting”. Este sistema entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador. Neste caso, a embreagem abre, desacoplando o motor da transmissão, porém a marcha permanece engatada. Desse modo há um melhor aproveitamento de energia de movimento do veículo com redução de consumo de combustível. A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. O Idle Coasting é mais utilizado em velocidades de cruzeiro (rodovias).
A previsão é que o e-Clutch esteja disponível no mercado em até dois anos. A Bosch não informa que marcas já estão interessadas no sistema, que será oferecido de fábrica, já que não poderá ser instalado em oficinas. Além do Brasil, o e-Clutch está sendo desenvolvido e testado na Europa e na Índia.