GLAUCO DINIZ DUARTE – A nova aposta da Bosch
A nova aposta da Bosch. O coordenador de trade marketing da divisão Automotive Aftermarket da América Latina da Bosch, Raphael Couto, é um entusiasta das compras virtuais. Há pouco mais de um ano, Couto tem atuado em um plano estratégico para diversificar os canais de venda de autopeças no País: um portal que conecta centenas de varejistas, oficinas mecânicas e consumidores finais.
“A companhia possui inúmeras iniciativas de e-commerce em todo o mundo. No Brasil, a divisão Aftermarket escolheu ser parceira do Canal da Peça devido ao seu know-how técnico e inovador, orientação ao ciente, flexibilidade para soluções customizadas e, sobretudo, pelo espírito empreendedor e visão de médio e longo prazos”, afirma.
A multinacional alemã é a maior fornecedora de peças automotivas do mundo. No Brasil, o Grupo Bosch faturou, em 2016, R$ 4,4 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. O faturamento da companhia no mundo, incluindo todos os setores de negócios, foi de € 73,1 bilhões.
Mas para continuar dominando o mercado, a comunicação é fundamental. “A sociedade está cada vez mais conectada e a busca por informações e conteúdos técnicos acontece via mídias sociais e sites de busca. Precisamos conversar com nossos consumidores e a rede é um excelente meio”, diz.
Um importante canal para se comunicar e, também, para lucrar. De acordo com um estudo feito pela companhia americana CA Technologies, empresas brasileiras que investem em tecnologia podem faturar até 50% mais.
“A transformação digital mudou de uma vez por todas o papel da tecnologia dentro das empresas. Se antes as companhias eram feitas para durar, hoje, são feitas para mudar. A experiência do usuário está no centro desse movimento”, afirma João Fábio Valentin, vice-presidente de DevOps da CA na América Latina.
Atentos às mudanças, varejistas, de todos os portes, têm incluído a tecnologia como plano estratégico para aumentar as vendas. É o caso do diretor financeiro Lucas Borges, da Mecânica Bosch de Feira de Santana, na Bahia. “Tenho estoque que está parado há 30 anos e a internet tem facilitado a comercialização dessas peças”, diz. “A plataforma é interessante, pois permite a venda de produtos de pouco giro”.
Para Couto, ter à disposição um bom suporte faz a diferença para todas as pontas do varejo. “A parceria com uma plataforma digital agrega valor para a Bosch e favorece também os demais elos com a cadeia, que envolvem lojistas, mecânicos e consumidores”, afirma.
[
]